Conhecido como ‘Mr.500’, Andy Granatelli morre aos 90 anos em Santa Bárbara, na Califórnia

Andy Granatelli foi o dono do carro com o qual Mario Andretti conquistou sua única vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1969, e “entendia como ninguém o espírito e o desafio” da prova, afirmou o presidente do IMS

Morreu neste domingo (29) Andy Granatelli, ex-dono de carro, patrocinador, promotor de eventos e comentarista da Indy 500. Ele tinha 90 anos e deixou esposa e dois filhos.

Granatelli tem longa história nas 500 Milhas de Indianápolis e, nas palavras de Doug Boules, presidente do Indianapolis Motor Speedway, “entendia como ninguém o espírito e o desafio” da prova. Não à toa, era conhecido como ‘Mr. 500’.

Andy Granatelli morreu aos 90 anos (Foto: IndyCar)

“Conhecido mais apropriadamente como ‘Mr. 500’, Granatelli tinha uma habilidade marcante para combinar novas tecnologias com pilotos talentosos para fazer de seus carros uma ameaça para vencer em Indianápolis todos os anos. Andy deixa um legado de momentos históricos que vão durar para sempre”, acrescentou Boles.

Granatelli se envolveu com o automobilismo norte-americano das mais diversas maneiras, mas o mais marcante foi como dono de carro e patrocinador. Ex-CEO da companhia petrolífera STP, Andy foi o dono do carro com o qual Mario Andretti conquistou sua única vitória na Indy 500, em 1969. Uma segunda vitória foi comemorada quatro anos mais tarde, com Gordon Johncock ao volante.

“Tudo que ele fez foi maior do que a vida. A coisa que o deixou mais grato na vida foi o que ele fez nas 500 Milhas de Indianápolis”, afirmou o filho Vince.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube