Conversas com Dixon confirmam que McLaren vai para Indy. E que “piloto de nível mundial” está mesmo no projeto

Pode até ser que Scott Dixon não deixe a Ganassi ao final de 2018, mas as conversas com a McLaren serviram para provar que o time de Woking vai mesmo para a Indy e que o plano de ter um piloto de ponta não era apenas da boca para fora

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O futuro da McLaren está na Indy e já não restam mais dúvidas sobre isso. Aliás, tudo leva a crer que o ingresso da equipe britânica na categoria norte-americana já aconteça em 2019, com um nome de peso como Scott Dixon já tendo sido consultado para ser o "piloto de nível mundial" que a McLaren tanto quer.
 
Dixon, que tem seu contrato com a Ganassi se encerrando ao final de 2018, negou que esteja negociando com a McLaren, mas confirmou que esteve em contato com Zak Brown, dirigente máximo da equipe e que morre de amores pela Indy – inclusive foi quem fez acontecer o desejo de Fernando Alonso de estar na Indy 500 em 2017.
 
Dá para dizer que é muito difícil imaginar Dixon, líder do campeonato, fora da Ganassi – equipe pela qual correu nas últimas 17 temporadas – e que o caminho natural é a renovação de vínculo, mas o movimento indica claramente que a McLaren está levando muito a sério a ideia de partir para a Indy.
Zak Brown é um cara que adora a Indy (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Some a experiência divertida e de boa performance que McLaren e Fernando Alonso tiveram com a Andretti na Indy 500 ao fato do time de Woking estar completamente perdido na F1 para ver que a temporada completa no campeonato americano é a escolha óbvia.
 
Não basta estar sempre do meio para o fim do pelotão, a McLaren, mais do que isso, parece estar esgotando suas fichas na F1. Isso porque podia, até pouco tempo, despejar toda culpa pelo insucesso nas costas da Honda, mas o cenário mudou. Agora, na Renault, não tem mais para quem apontar o dedo pelo fato da equipe ser a pior dentre as que recebem o motor francês.
 
Também é quase impossível imaginar que a McLaren possa deixar o grid da F1, mas o desejo pela volta ao topo existe e é bem mais plausível pensar que isso possa acontecer na Indy, categoria bem mais equilibrada em relação ao todo do pelotão.
Scott Dixon seria um grande nome para a McLaren, ainda que sua contratação seja improvável (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Só que para a McLaren chegar com tudo na Indy, precisa mesmo das pessoas certas. E isso já começa com o piloto. A equipe admite que pretende contar com um piloto de ponta e aí tanto Dixon quanto o próprio Alonso, que toda hora demonstra infelicidade na F1, surgem como grandes opções – talvez dois dos cinco ou dez melhores pilotos em atividade no mundo.
 
E se não for um dos dois? Bom, aí a McLaren terá de sair um pouco do óbvio. Um retorno de Juan Pablo Montoya, campeão da Indy, vencedor da Indy 500 e que conhece a casa? Stoffel Vandoorne, bom piloto, mas que atravessa uma fase ruim e vê a sombra de Lando Norris na F1? 
 
Essas quatro parecem as melhores opções para uma McLaren que precisa – e sabe disso – se reinventar para voltar a ser gigante. Seja na F1, seja na Indy.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.