Daly bate Andretti no fim e puxa 1-2-3 da Honda na Fast Friday das 500 Milhas de Indianápolis. Alonso é 24º
A Honda deu uma boa resposta na Fast Friday e ficou com o top-3 todo do treino livre de antes do início da classificação da Indy 500 com Conor Daly puxando a fila. No entanto, os americanos vieram bem próximos na tabela de tempos. Fernando Alonso foi somente 24º em sessão marcada pelo acidente de Kyle Kaiser e uma paralisação por alerta de raios
O dia foi marcado por voltas muito rápidas e também trabalho intenso em giros sem vácuo, ou seja, em simulação de condições de classificação. Sem apoio de nenhum carro na frente, destaque para Ed Jones, que teve 230.106 mph. Atrás vieram Ed Carpenter, Alexander Rossi, Will Power, Simon Pagenaud e Graham Rahal.
No geral, atrás de Daly e Andretti veio Takuma Sato, mostrando que a RLL está bem nas duas condições. Spencer Pigot, sempre muito veloz, foi quarto na frente de Ryan Hunter-Reay.
Relacionadas
Carpenter também foi muito bem com vácuo e apareceu em sexto, seguido por Pagenaud, Charlie Kimball, Josef Newgarden e Jones. Tony Kanaan ficou em 12º, com Helio Castroneves em 18º e Matheus Leist em 27º.
Fernando Alonso teve um dia de reduzir o estrago dos anteriores e tentar ganhar tempo de pista. O espanhol ainda acertou uma volta boa no fim e foi 24º, com 77 giros completados com o chassi novo.
Além de praticamente todo mundo estabelecendo suas melhores voltas na semana, a Fast Friday foi marcada também por outros dois pontos importantes. O primeiro foi o alerta de raios que tirou quase 80 minutos do tempo de pista e até preocupa para o restante da etapa.
O segundo foi o acidente de Kyle Kaiser, que destruiu o carro da mais que capenga Juncos e fez o time ter de operar um milagre para ver se continua na Indy 500.
Saiba como foi a Fast Friday
A Fast Friday começou pontualmente às 12h (em Brasília), com os pilotos aproveitando desde o início a pista após a chuva que atrapalhou a parte final da quinta-feira.
Entre eles já estava Fernando Alonso, que ao menos dava uma volta de instalação com sua McLaren recuperada de um acidente na terça-feira.
It’s #FastFriday out here at the @IMS and @alo_oficial is ready to get back out there after a hard hit this week during Indy500?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#Indy500 practice.
We are LIVE on @NBCSportsGold from 11a-6pET as we get set for IndyCar?ref_src=twsrc%5Etfw">@indycar qualifying. #MustBeMay pic.twitter.com/XITh5o13cd
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 17, 2019
Scott Dixon resolveu aparecer bem e levou a Ganassi ao segundo lugar com 39s172, estragando o que tinha virado um 1-2-3 com Zach Veach chegando em Andretti e Rossi. Tony Kanaan também virou rápido, subindo para 11º, logo atrás de JR Hildebrand e Charlie Kimball.
Foi aí que veio a primeira bandeira amarela do dia. E justamente com quem menos podia. Kyle Kaiser, com seu carro totalmente branco da Juncos, rodou e bateu forte na curva 3, de forma parecida com Pato O'Ward, decolando e voltando com tudo no solo, arrebentando o carro.
Ainda que Kaiser tenha saído inteiro do carro, o bólido ficou em péssimo estado e a Juncos não tem outro chassi e conta com poucas peças reservas. Assim, a chance do americano rodar no Bump Day aumentou drasticamente depois da pancada.
A batida de Kyle ainda danificou o asfalto e causou uma bandeira amarela bem longa, que só saiu, mais ou menos, 30 minutos depois. A segunda hora do Fast Friday foi, em boa parte, comprometida.
Foi a Chevrolet quem voltou com tudo quando a bandeira verde foi acionada novamente. Simon Pagenaud e Ed Carpenter partiram para o top-3, bem pouco mais lentos que o líder Andretti. Mas foram poucos minutos de ação, com a tradicional inspeção de pista acontecendo.
Enquanto isso, a Juncos já trabalhava atrás de um milagre. A equipe buscava transformar o carro de Austin em um bólido de oval e, além disso, recebia apoio de outros times, que ofereciam algumas peças.
Mesmo com a bandeira verde voltando, a pista passava por uns minutos de solidão, com muito pouco movimento. Alonso era um dos que lá estavam, chegando a suas 22 voltas no dia.
Aí veio uma paralisação bem maior que as anteriores. Um alerta de raios parou tudo por mais de hora, com a região de Indianápolis ameaçada de novas chuvas. Foram precisamente 79 minutos sem que a bandeira verde voltasse a ser acionada, com a sessão recomeçando com pouco mais de duas horas pela frente.
"I don't get it!" Things are getting a little tricky in the afternoon at @IMS ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/b3WpV7wnbg
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 17, 2019
Rossi dava mais uma boa volta e ficava entre Carpenter e Bourdais, apenas 0s16 atrás de Andretti. Aí vinha mais uma daquelas amarelas rápidas para inspeção de pista e, no retorno das ações, Kanaan entrava no jogo com um excelente giro para pular para oitavo.
Os minutinhos finais chegaram e, mesmo com nova inspeção de pista, ainda deu tempo de Alonso pular para 24º e, principalmente, para Daly superar Andretti que, depois de tantas horas, deixou a liderança no finalzinho para o companheiro, que virou 38s843.
Indy 2019, Indy 500, Fast Friday:
1 | C DALY | Andretti Honda | 38.843 | 57 | |
2 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 38.986 | +0.143 | 42 |
3 | T SATO | RLL Honda | 39.002 | +0.159 | 54 |
4 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 39.050 | +0.207 | 25 |
5 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 39.051 | +0.208 | 43 |
6 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 39.070 | +0.227 | 26 |
7 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 39.075 | +0.232 | 15 |
8 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | 39.081 | +0.238 | 36 |
9 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 39.083 | +0.240 | 42 |
10 | E JONES | Scuderia Corsa Chevrolet | 39.112 | +0.269 | 17 |
11 | W POWER | Penske Chevrolet | 39.120 | +0.277 | 38 |
12 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 39.129 | +0.286 | 21 |
13 | S KARAM | DRR Chevrolet | 39.142 | +0.299 | 43 |
14 | A ROSSI | Andretti Honda | 39.151 | +0.308 | 46 |
15 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 39.153 | +0.310 | 50 |
16 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.156 | +0.313 | 54 |
17 | Z VEACH | Andretti Honda | 39.163 | +0.320 | 48 |
18 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 39.184 | +0.341 | 49 |
19 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 39.203 | +0.360 | 30 |
20 | M ERICSSON | SPM Honda | 39.214 | +0.371 | 39 |
21 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 39.222 | +0.379 | 44 |
22 | G RAHAL | RLL Honda | 39.224 | +0.381 | 41 |
23 | J DAVISON | Dale Coyne Honda | 39.238 | +0.395 | 34 |
24 | F ALONSO | McLaren Chevrolet | 39.245 | +0.402 | 77 |
25 | C HERTA | Harding Honda | 39.285 | +0.442 | 26 |
26 | J HILDEBRAND | DRR Chevrolet | 39.346 | +0.503 | 29 |
27 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 39.359 | +0.516 | 34 |
28 | O SERVIÀ | SPM Honda | 39.374 | +0.531 | 47 |
29 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 39.377 | +0.534 | 51 |
30 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 39.393 | +0.550 | 64 |
31 | P MANN | Clauson-Marshall Chevrolet | 39.427 | +0.584 | 38 |
32 | J KING | RLL Honda | 39.466 | +0.623 | 56 |
33 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 39.547 | +0.704 | 51 |
34 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | 39.558 | +0.715 | 38 |
35 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | 39.706 | +0.863 | 81 |
36 | K KAISER | Juncos Chevrolet | 1:09.321 | +30.478 | 1 |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |