De olho em maior liberdade para equipes, Indy anuncia mudanças no regulamento de testes para 2014

Escuderias e pilotos passarão a ter 18 dias livres para as atividades que julgarem convenientes, desde trabalhos em pista até testes no túnel de vento. Novatos oriundos da Indy Lights terão quatro dias a mais. Testes coletivos de 2014 também foram confirmados

 
A Indy anunciou oficialmente nesta quarta-feira (13) a modificação no regulamento de testes de pré-temporada para o campeonato de 2014. 
 
De olho em permitir maior flexibilidade para equipes e pilotos, a direção da categoria optou por liberar 18 dias livres para que as escuderias façam o que lhes for conveniente – testes em pista para ambas as fornecedoras de motores, Chevrolet e Honda, bem como trabalhos no túnel de vento e ensaios em linha reta para testes aerodinâmicos.
 
Derrick Walker, presidente de competições e operações da Indy, explicou a mudança no procedimento em relação ao usado até 2013. "Nosso objetivo era estruturar as regras dos testes, para que todos tivessem oportunidades iguais e um número igual de dias", disse.
Fontana recebe testes coletivos antes do encerramento da temporada 2014 da Indy (Foto: Getty Images)
"Ao invés de a Indy designar números específicos para cada categoria de testes, a responsabilidade recai sobre as equipes, para que elas utilizem seus dias como elas sentem que é melhor para seu programa individual", explicou o dirigente.
 
Pilotos estreantes oriundos da Indy Lights, categoria de acesso à Indy, terão quatro dias de testes a mais do que os demais competidores, visando maior adaptação.
 
Durante a temporada 2014, dois dias de testes estão agendados para o circuito de Barber, no Alabama, em 17 e 18 de março, com outras sessões coletivas agendadas para o misto de Indianápolis em 30 de abril e, também, em Fontana, em 27 de agosto. As equipes poderão atingir um máximo de 10 mil milhas – cerca de 16 mil km – no total das atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.