De olho em recorde de velocidade, Firestone testa novo material durante testes coletivos em Indianápolis

Meta da fabricante junto à Indy é quebrar a marca estabelecida por Arie Luyendyk em 1996, quando o holandês chegou a 237,498 – quase 382 km/h: "Ficaremos em cima disso"

 
A Firestone, atual fornecedora de pneus da Indy, confirmou os planos para aumentar os níveis de aderência de seus compostos a partir da edição de 2014 das 500 Milhas de Indianápolis. A meta da fabricante é promover novas velocidades recorde no local.
 
Arie Luyendyk é, até hoje, o dono da marca, registrada em 1996, atingindo impressionantes 237,498 mph – cerca de 382 km/h – no oval mais tradicional da história do automobilismo.
 
A ideia de Dale Harrigle, engenheiro-chefe da marca, é quebrar este recorde em 2016, quando será realizada a 100ª edição da Indy 500. "A categoria surgiu com este plano. Eles querem melhorar aos poucos as velocidades em Indianápolis, e queremos estar na frente."
Arye Luyendyk em ação nas 500 Milhas de Indianápolis de 1993 (Foto: IndyCar)
"Queremos trabalhar com eles para ver o que precisamos fazer agora para desenvolver, para os futuros anos, o que precisamos para aumentar as velocidades. Temos uma boa janela para operar. Ficaremos em cima disso", afirmou o dirigente norte-americano.
 
"O desempenho dos pneus foi bom neste ano, e pensamos que podemos torná-lo um pouco melhor", encerrou Harrigle, confiante no trabalho da fabricante.
 
Mirando o objetivo, a Firestone promoverá testes no traçado oval de Indianápolis com Dario Franchitti, Simon Pagenaud, Tony Kanaan, Marco Andretti, Will Power e Justin Wilson.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.