Diretor da Indy defende menos punições e afirma que pilotos têm mais liberdade em duelos na pista

Beaux Barfield disse que não quer punir os pilotos a menos que eles coloquem a segurança de um adversário em risco. Por isso, na etapa do Brasil, Takuma Sato não recebeu nenhuma punição nos duelos com Newgarden e Hinchcliffe

Diretor de provas da Indy, Beaux Barfield confirmou que está sendo menos rígido na hora aplicar punições. Na etapa do Brasil, disputada no último fim de semana, Takuma Sato foi acusado de ter bloqueado Josef Newgarden e James Hinchcliffe no duelo pela liderança – algo proibido pelo regulamento –, mas a direção de provas deixou o lance seguir.

“Estamos deixando a corrida rolar. Não vamos permitir que os comissários de prova sejam os personagens da história”, disse o dirigente ao jornal americano ‘Indianapolis Star’.

Diretor da Indy resolver não punir Sato após as manobras em São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Barfield explicou que a mudança na postura já era algo cobrado pelos fãs. Como as corridas estão sendo boas, não está havendo graves acidentes e a audiência está subindo, então o natural era dar maior liberdade aos competidores.

No Brasil, após analisar as imagens, o dirigente disse que não dava para afirmar que Sato teria bloqueado os rivais. Como a reta da Marginal é curvada para a direita, o piloto japonês teria apenas seguido o traçado no momento em que era ameaçado. Além disso, os comissários decidiram que os dois pilotos se moveram praticamente juntos na briga pela ponta da prova.

“Sato foi agressivo e estava no limite”, disse. “Nós assistimos a muitos vídeos depois da corrida para discutir isso especificamente e vimos que eles se moveram juntos. Em alguns vídeos foi realmente difícil decidir”, avaliou.

Como a direção de prova não tinha certeza de que houve alguma irregularidade, eles decidiram não interferir na corrida. “Houve algumas coisas nessas últimas três a cinco voltas que possivelmente poderíamos ter perdido”, encerrou.

Após a prova, a equipe de Sarah Fisher – que terminou com a quinta colocação com Newgarden – pediu a Barfield para analisar algumas imagens. De qualquer forma, o resultado da prova será mantido mesmo que alguma irregularidade seja encontrada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.