Diretor da Ganassi recorda contratação de Palou e admite: “Foi inesperada”
Mike Hull lembra que Ganassi esperava renovação com Felix Rosenqvist, mas correu para fechar com Álex Palou após saída do sueco
Mike Hull, diretor da Ganassi, foi mais um que teceu elogios a Álex Palou, que conquistou o tricampeonato da Indy no último domingo (15), após o GP de Nashville. Mas o dirigente admitiu que uma das parcerias mais bem sucedidas história, com três títulos em quatro temporadas, poderia nunca ter acontecido. Hull revelou que a contratação do espanhol foi inesperada.
Felix Rosenqvist, piloto do #10 em 2020, optou por deixar a Ganassi e migrar à McLaren para a temporada 2021, o que causou um grande rebuliço nos bastidores da equipe, que não esperava ir ao mercado contratar um piloto naquele ano conturbado.
E mais: como a temporada de 2020 foi impactada pela pandemia da covid-19, o calendário da Indy sofreu muitas alterações. Ao invés de terminar em setembro, como a categoria tem feito tradicionalmente, o campeonato foi encerrado no final de outubro, deixando as equipes com menos tempo de pré-temporada. O diretor da Ganassi, então, relembrou daquele piloto que chamou a atenção durante as 500 Milhas de Indianápolis daquele ano, disputada em agosto.
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“Aconteceu muito atrasada [a contratação] naquele ano, pois Felix nos deixou muito, muito tarde. Não esperávamos aquilo. Talvez algum dia vocês ouvirão a história sobre o weight jacker, classificação em Indianápolis e quando Palou detonou em quatro voltas. Ele estava no carro da Dale Coyne“, declarou o dirigente da Ganassi.
“Tivemos oportunidade de falar com ele no outono [primavera no hemisfério Sul de 2020]. Fomos a uma sala de hotel e conversamos com Chip. Ali, o escolhemos. Acho que foi válido”, completou.
Então estreante na Indy e competindo pela Dale Coyne, Palou chamou a atenção de Hull ainda na classificação das 500 Milhas de Indianápolis, quando conquistou o sétimo lugar. O dirigente da Ganassi relembrou que pôde acompanhar de perto toda preparação do espanhol para a prova, pois o pit-wall era próximo ao de Scott Dixon. Ali, notou que havia um grande talento a ser lapidado.
“Por conta da escolha do pit, após classificar em oitavo [na verdade, sétimo], ele ficou perto do carro do Dixon. A primeira vez que o vimos em ação foi no Carb Day. Vi toda a movimentação no pit box dele até o dia da corrida. Disse ao Chip [Ganassi] naquela época que era um cara especial. O que ele fez ali foi absolutamente extraordinário. Não lembro os resultados ao certo, mas me recordo do que vi”, encerrou.
A Indy retorna agora somente no dia 2 de março de 2025, com o GP de São Petersburgo, no circuito de rua na Flórida, que abre a próxima temporada da categoria.
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