Foram três treinos livres com os mais diferentes cenários possíveis entre os líderes. Will Power na frente no TL1, o surpreendente Tristan Vautier como mais rápido no TL2 e, neste sábado (31), Simon Pagenaud ponteando o TL3. Tudo apontava para uma zebra na sessão classificatória que definiu o grid da 16ª etapa da temporada 2013 da Indy, em Baltimore. Mas deu o óbvio: sem sustos, Scott Dixon cravou a pole-position em Maryland.
Com o tempo de 1min18s083, o neozelandês colocou a Ganassi no topo em uma classificação que confirmou o bom ritmo da Schmidt nas ruas da cidade norte-americana, com o carro #77 fechando o top-3 e o #55 em sexto lugar. Ao lado de Scott na primeira fila, aparece Power, da Penske, que por 0s033 não ficou com a posição de honra.
Scott Dixon comemora pole em Baltimore (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Justin Wilson, quarto, e Josef Newgarden, quinto, também confirmaram o que vinha sendo apresentado ao longo dos treinos livres e foram as boas surpresas do grid de Baltimore. Já Helio Castroneves sequer conseguiu avançar ao Fast Six e se contentou com a sétima posição, enquanto Tony Kanaan, eliminado no Q1, parte apenas na 16ª colocação.
Confira como foi a sessão classificatória da Indy em Baltimore:
Grupo 1
Fizeram parte do Grupo 1 o duo principal da Ganassi, Dixon e Dario Franchitti, a dupla da RLL, Graham Rahal e James Jakes, dois dos quatro representantes da Andretti, Ryan Hunter-Reay e James Hinchcliffe, além de Power, da Penske, Takuma Sato, da Foyt, Oriol Servià, da Panther, Sebastián Saavedra, da Dragon, Simona de Silvestro, da KV, e Stefan Wilson, parceiro do irmão Justin na Dale Coyne.
O primeiro tempo da sessão foi registrado por Franchitti, em 1min21s683, liderando a primeira rodada de voltas rápidas, seguido por Jakes e Saavedra. O colombiano da Dragon, por sinal, chegou a figurar na primeira posição durante algum tempo, com 1min19s819. Mas o britânico da RLL cravou 1min19s460 e se colocou no topo da tabela de tempos por poucos minutos, destronando o sul-americano.
Foi, então, a vez de Dixon aparecer. Com um ritmo muito superior aos demais, o neozelandês foi a 1min19s011, melhorou em quase 1s sua própria marca no giro seguinte, indo a 1min18s186, depois pulou para 1min18s033 e, para encerrar o show, fechou a conta com 1min17s927 – volta mais rápida do fim de semana. Hinchcliffe se colocou entre os seis classificados com o cronômetro já zerado, no limite absoluto do tempo.
Avançaram, além de Scott e James, Power, Sato, Hunter-Reay e Rahal. Fim melancólico para Franchitti, grande decepção entre os eliminados na primeira metade do Q1, e relegado ao último posto após perder dez posições por trocar o motor.
Dario Franchitti decepcionou e caiu no Q1 em Baltimore (Foto: Bret Kelley/IndyCar)
Grupo 2
A segunda metade dos pilotos do Q1 trouxe a dupla gaulesa da Schmidt, formada por Vautier e Pagenaud, além das Andrettis de Marco Andretti e Ernesto Viso, a Dragon de Sébastien Bourdais, a Bryan Herta com Luca Filippi, Kanaan e sua KV e, também, Newgarden pela Sarah Fisher, Wilson e sua Dale Coyne, Kimball a bordo do terceiro carro da Ganassi, Castroneves e sua Penske azul e branca e Ed Carpenter com o estranhamente bonito carro de sua própria equipe.
Wilson abriu a contagem, com 1min21s208, mas logo Pagenaud se colocou na ponta, subindo para 1min20s834. Pouco depois, no entanto, Bourdais causou bandeira vermelha ao raspar no muro. A interrupção deixou pouco tempo restante para ação. Segundos antes da paralisação, porém, Newgarden havia assumido a liderança, com 1min19s239.
Quando a pista reabriu, havia pouco tempo e as marcas pouco caíram. Castroneves foi a 1min18s877, mas na sequência, a Schmidt se impôs e colocou Pagenaud em primeiro, completando seu giro em 1min18s618, e Vautier em segundo, 0s020 atrás.
Wilson, Newgarden e Kimball avançaram junto com o trio ao Q2 e se juntaram aos já classificados Dixon, Hinchcliffe, Power, Sato, Hunter-Reay e Rahal.
Simon Pagenaud liderou 1-2 da Schmidt no Grupo 2 em Baltimore (Foto: Brian Cleary/Getty Images)
Grupo 3
Com pouca ação, os 12 pilotos classificados à segunda fase da classificação deixaram para decidir a vaga para o Fast Six nos minutos finais. Dixon, até então dominante, foi o primeiro a pontear o estágio, com 1min19s909, depois melhorando, de novo, em quase 1s a própria marca e subindo para 1min18s859 logo em sua segunda tentativa.
Na terceira volta rápida dos pilotos, no entanto, as posições da frente se inverteram subitamente e passaram a contar com Newgarden, Wilson e Rahal entre os três primeiros.
Mas Power restabeleceu a ordem 'lógica' de favoritismo e, com 1min18s455, se fixou na liderança do Q2, batendo o piloto da Sarah Fisher Hartman em 0s067. Vautier e Pagenaud se colocaram dentro do top-6 e também avançaram ao Fast Six para lutar pela pole.
Fast Six
Como tem se tornado um hábito na Indy, o Fast Six teve ação apenas nos últimos minutos, com os pilotos procurando economizar jogos de pneus para a corrida.
O primeiro a se arriscar na pista foi Newgarden, seguido por Wilson e Vautier, enquanto Power, Pagenaud e Dixon aguardavam nos boxes. O norte-americano cravou 1min19s248 e liderou momentaneamente o grupo, melhorando em seguida para 1min18s902.
Dixon rumo à pole em Baltimore (Foto: Brian Cleary/Getty Images)
Power, então, precisou de apenas uma volta para voar e marcar 1min19s117, superando em mais de 0s7 a marca de Josef e pintando como favorito destacado à pole.
Dixon, no entanto, ainda não havia mostrado seu jogo. E só o fez quando o cronômetro zerou. Em seu último giro rápido, o vice-líder do campeonato foi frio e preciso para atingir o tempo de 1min18s083 e encerrar a disputa com a posição de honra do grid, superando o australiano da Penske em míseros 0s033 e dando números finais à classificação.
Pagenaud, brilhante, ficou com o terceiro tempo, à frente de Wilson, do excelente Newgarden e de Vautier, que conquistou em Baltimore sua melhor posição na carreira.
A largada para o GP de Baltimore será neste domingo (1º), às 15h30 (de Brasília).
Indy, GP de Baltimore, Grid de Largada:
1 |
Scott DIXON |
NZL |
Ganassi Honda |
|
1:18.083 |
|
2 |
Will POWER |
AUS |
Penske Chevrolet |
|
1:18.117 |
+0.034 |
3 |
Simon PAGENAUD |
FRA |
Schmidt Honda |
|
1:18.430 |
+0.347 |
4 |
Justin WILSON |
ING |
Dale Coyne Honda |
|
1:18.869 |
+0.786 |
5 |
Josef NEWGARDEN |
EUA |
Fisher Hartman Honda |
|
1:18.902 |
+0.819 |
6 |
Tristan VAUTIER |
FRA |
Schmidt Honda |
|
1:19.038 |
+0.955 |
7 |
Helio CASTRONEVES |
BRA |
Penske Chevrolet |
|
1:19.028 |
+0.945 |
8 |
Ryan HUNTER-REAY |
EUA |
Andretti Chevrolet |
|
1:19.036 |
+0.953 |
9 |
Charlie KIMBALL |
EUA |
Ganassi Honda |
|
1:19.052 |
+0.969 |
10 |
Takuma SATO |
JAP |
Foyt Honda |
|
1:19.221 |
+1.138 |
11 |
James HINCHCLIFFE |
CAN |
Andretti Chevrolet |
|
1:19.318 |
+1.235 |
12 |
Graham RAHAL |
EUA |
RLL Honda |
|
1:22.204 |
+4.121 |
13 |
James JAKES |
ING |
RLL Honda |
|
1:18.639 |
+0.556 |
14 |
Luca FILIPPI |
ITA |
Bryan Herta Honda |
|
1:19.124 |
+1.041 |
15 |
Tony KANAAN |
BRA |
KV Chevrolet |
|
1:19.305 |
+1.188 |
16 |
Oriol SERVIÀ |
ESP |
KV Chevrolet |
|
1:18.807 |
+0.724 |
17 |
Marco ANDRETTI |
EUA |
Panther Chevrolet |
|
1:19.473 |
+1.390 |
18 |
Simona DE SILVESTRO |
SUI |
Andretti Chevrolet |
|
1:18.982 |
+0.899 |
19 |
Ed CARPENTER |
EUA |
KV Chevrolet |
|
1:20.569 |
+2.486 |
20 |
Sebastián SAAVEDRA |
COL |
Carpenter Chevrolet |
|
1:19.244 |
+1.161 |
21 |
Ernesto VISO |
VEN |
Dragon Chevrolet |
|
|
|
22 |
Stefan WILSON |
ING |
Andretti Chevrolet |
|
1:20.187 |
|
23 |
Sébastien BOURDAIS |
FRA |
Dale Coyne Honda |
|
|
|
24 |
Dario FRANCHITTI |
ESC |
Dragon Chevrolet |
P +10 |
1:18.669 |
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.