Dixon segura Rosenqvist no fim e vence em Mid-Ohio. Newgarden erra e é 14º
O GP de Mid-Ohio foi encaminhado na base da estratégia, mas teve voltas finais que tiraram o fôlego. A Ganassi brilhou na tática, mas seus pilotos brigaram feio até os últimos metros, com Scott Dixon fechando a porta e batendo Felix Rosenqvist. Josef Newgarden rodou na última volta e foi 14º
Dixon teve um último stint muito longo de pneus macios e foi ficando sem ritmo no fim. Aí, quando parecia que Felix seria um mero escudeiro, o bicho pegou. O sueco foi tirando os retardatários do caminho, colocou de lado em Dixon na última volta e os dois até se tocaram, com o neozelandês mantendo a posição e ganhando a prova por inacreditáveis 0s093, a chegada mais apertada da história de Lexington e a terceira da Indy em circuitos de rua e mistos.
Só que o duelo entre os dois envolveu também carros atrasados e acabou juntando Ryan Hunter-Reay e Josef Newgarden, em um lance que pode ter tido peso imenso para o campeonato. Líder, Josef tentou buscar mais um pódio e forçou bastante para cima de Hunter-Reay, escorregando, travando tudo e batendo no rival, em um atípico erro. Ryan se arrastou pra ser terceiro, mas Newgarden atolou e não completou a prova, ficando oficialmente em 14º e perdendo a chance de abrir mais para Alexander Rossi, que foi quinto em tarde discreta.
Relacionadas
A quarta colocação ficou com o pole Will Power, que não teve ritmo para brigar na frente, mas ao menos passou longe dos problemas recentes. Simon Pagenaud, cada vez mais apagado, foi sexto, mais preocupado com Spencer Pigot e Colton Herta do que com a frente. Os jovens americanos foram sétimo e oitavo, respectivamente.
Graham Rahal e Jack Harvey completaram o grupo dos dez primeiros colocados, com Matheus Leist em 18º e Tony Kanaan em 20º, em mais um dia daqueles para a Foyt.
Saiba como foi o GP de Mid-Ohio
A largada em Lexington aconteceu às 17h04 (em Brasília), com Will Power saindo bem e Josef Newgarden grudando em Alexander Rossi e quase os líderes do campeonato colidindo. Felix Rosenqvist partiu com tudo para cima de Simon Pagenaud e quase levou a melhor, mas recuou de volta para sexto.
CRAZY START at @Mid_Ohio!
You gotta watch this!
Stream: https://t.co/iE7W542PDe#INDYCAR // #Honda200 pic.twitter.com/8uueW6v5ex— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) July 28, 2019
? @Frosenqvist just worked past @AlexanderRossi, and now has an eye on leader @12WillPower ?#Honda200 // #INDYCAR pic.twitter.com/PXCWLS5HuS
— #Honda200 // NTT IndyCar Series (@IndyCar) July 28, 2019
? @12WillPower and @scottdixon9 aren’t pulling any punches ?#Honda200 // #INDYCAR pic.twitter.com/AzEUgNHDQH
— #Honda200 // NTT IndyCar Series (@IndyCar) July 28, 2019
Pagenaud e Herta resolveram antecipar um pouquinho a segunda janela e pararam na volta 37, com o francês retornando em 12º e Herta no 13º lugar. Rahal, Chilton e Ferrucci também foram parando.
Aí vieram as duas paradas mais conturbadas. Bourdais passou do limite de velocidade nos boxes e tomou um drive-through, enquanto Newgarden viu suas chances minguarem na prova. A mangueira de combustível ficou presa no carro do americano e muito tempo foi perdido, a ponto de voltar atrás de Hunter-Reay e quase perder lugar para Pagenaud, com direito a uma disputa lado a lado que lembrou a batalha dos dois em Gateway em 2017.
This hurts for @josefnewgarden and @Team_Penske. The championship leader was stuck on pit road for more than 13 seconds ?#Honda200 // #INDYCAR pic.twitter.com/6OqR9DJ4yA
— #Honda200 // NTT IndyCar Series (@IndyCar) July 28, 2019
He’s chasing career win No. 6 at @Mid_Ohio.
And, right now, it looks like nobody can touch @scottdixon9 ?#Honda200 // @CGRTeams pic.twitter.com/xJFrwilH1g
— #Honda200 // NTT IndyCar Series (@IndyCar) July 28, 2019
Na volta 84, a vantagem de Dixon era reduzida a menos de 4s e também ressurgia a briga pelo pódio, com Newgarden encostado em Hunter-Reay. Pagenaud respirava um pouco mais com Pigot sem push-to-pass pela frente.
Wow. On the final lap, @JosefNewgarden lost it in the Keyhole at @Mid_Ohio.
That will help @AlexanderRossi move to only 16 points down in the championship race. #Honda200 // #INDYCAR pic.twitter.com/o5sIt1cidu
— #Honda200 // NTT IndyCar Series (@IndyCar) July 28, 2019
Só que o ritmo de Dixon era tão ruim no final que, mesmo sem querer, Rosenqvist colou e só ficou separado por cinco retardatários. Mas o pior estava por vir, porque Hunter-Reay e Newgarden foram tirando mais de 2s por volta e entraram no pelotão das Ganassi e dos retardatários, que tinha também os aloprados Andretti e Sato.
Bom, só poderia dar nisso mesmo: Hunter-Reay e Newgarden chegaram e o pelotão do líder tinha nada menos que nove carros, sendo cinco retardatários que não estavam nem aí para a disputa pela ponta.
.0934
That's all that separated teammates @scottdixon9 and @FRosenqvist at the @Mid_Ohio finish. That's the closest finish we've ever seen here.
What ? A ? Show ?#Honda200 // #INDYCAR pic.twitter.com/fI8a0oqfIO
— #Honda200 // NTT IndyCar Series (@IndyCar) July 28, 2019
Aí veio a última volta da corrida, simplesmente a melhor da temporada toda. Em poucos, bem poucos segundos, Rosenqvist atacou Dixon, botou por fora e se chocou com o companheiro, com Scott mantendo a ponta. Logo atrás, Newgarden errava, travava tudo e dava em Hunter-Reay, levando a pior e atolando na caixa de areia para virar 14º, tomando grande revés no campeonato.
Na briga pela vitória, Rosenqvist tentou muito, tentou até na linha de chegada, mas Dixon segurou bem e, por incríveis 0s093, conquistou um triunfo crucial para o campeonato.
Indy 2019, GP de Mid-Ohio, Final:
1 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:45:15.697 | 90 voltas |
2 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +0.093 | |
3 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +1.258 | |
4 | W POWER | Penske Chevrolet | +6.988 | |
5 | A ROSSI | Andretti Honda | +10.795 | |
6 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +11.903 | |
7 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +12.367 | |
8 | C HERTA | Harding Honda | +12.955 | |
9 | G RAHAL | RLL Honda | +19.929 | |
10 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +20.000 | |
11 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +20.772 | |
12 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +21.270 | |
13 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +46.009 | |
14 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +1 volta | NC |
15 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +1 volta | |
16 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
17 | R ENERSON | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
18 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
19 | T SATO | RLL Honda | +1 volta | |
20 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
21 | Z VEACH | Andretti Honda | +1 volta | |
22 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +3 voltas | |
23 | M ERICSSON | SPM Honda | +88 voltas | NC |
Paddockast #25 Bênçãos e Maldições da Fórmula E |