Edição mais rápida da história, 500 Milhas de Indianápolis de 2013 vê quebra de outros três recordes

97ª edição das 500 Milhas de Indianápolis foi a mais curta da história, a que teve mais líderes diferentes, o maior número de mudanças de líder e mais carros completando as 200 voltas corrida

Kanaan deixa 'quase' no passado e conquista menina dos olhos
Kanaan faz galhofa: "Agora vou ter de pôr minha cara feia no troféu!"
AMK Viagens já organiza pacote para Indy 500 de 2014

Quatro recordes foram derrubados na 97ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. A prova, disputada neste domingo (26), será sempre lembrada pelos brasileiros pela primeira vitória de Tony Kanaan, mas também ficará em posição de destaque no livro de recordes da prova por conta das marcas que foram estabelecidas neste ano de 2013.

E os vários recordes foram quebrados na edição mais rápida de todos os tempos: em pouco menos de 2h40 minutos, Kanaan percorreu a distância das 500 milhas com uma velocidade média 299,893 km/h. Antes, a maior média fora de 297,569 km/h, de Arie Luyendyk, em 1990.

27 carros cruzaram a linha de chegada em Indianápolis (Foto: Getty Images)

A velocidade da prova é explicada pela falta de acidentes: ocorreram apenas cinco períodos de bandeira amarela, provocados por incidentes sem grandes proporções, ou seja, o Pace Car não precisou ficar muito tempo na pista.

Com a corrida acontecendo em bandeira verde, as trocas de líder foram incessantes: um passava e, uma volta depois, abria caminho para quem vinha atrás, tática para economizar combustível. Assim, 68 mudanças de primeiro colocado aconteceram envolvendo 14 pilotos. O recorde anterior era de 34 mudanças de líder, registrado no ano passado, e nunca antes mais de 12 pilotos chegaram a ocupar a ponta, como em 1993.

Finalmente, 27 carros receberam a bandeira quadriculada, derrubando uma das marcas mais antigas das 500 Milhas de Indianápolis. Em 1911, 26 carros concluíram a prova.

As imagens da 97ª edição das 500 Milhas de Indianápolis
Acompanhe a cobertura da Indy 500 no GRANDE PRÊMIO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.