Em ano de domínio da Penske, Power enfim garante primeiro título e Castroneves fica com quarto vice-campeonato

A temporada 2014 da Indy teve emoção até o fim. Em ano dominado pela Penske, Simon Pagenaud foi o único a se meter na disputa entre os companheiros de equipe e brigou pelo caneco até a prova final em Fontana. Will Power foi o grande campeão, deixando Helio Castroneves com o vice

A RETROSPECTIVA 2014 do GRANDE PRÊMIO parte para a Indy, categoria que viveu uma temporada de muito equilíbrio da primeira à última prova. O campeonato foi dominado – em pontos – pela Penske, mas as vitórias foram bastante fragmentadas. Para dar um exemplo de como os times se revezaram na primeira colocação, a Penske, do campeão Will Power, do vice Helio Castroneves e do quarto colocado Juan Pablo Montoya, somou cinco triunfos, apenas dois a mais do que teve a Carpenter, que venceu uma vez com Ed Carpenter e duas com Mike Conway, com somente o carro #20 na pista.
 
Campeão, Power também foi o maior vencedor, ganhando três vezes – mesmo número de triunfos acumulados por Ryan Hunter-Reay, que faturou as 500 Milhas de Indianápolis deste ano. Conway aparece na sequência com duas vitórias, mesmo número que atingiu Scott Dixon, que fez grande final de ano com a Ganassi e Simon Pagenaud, que levou a Schmidt nas costas. Carpenter, Montoya, Castroneves, Carlos Huertas, Sébastien Bourdais e Tony Kanaan venceram uma vez cada.
 
E o GP relembra nesta segunda-feira (22) as 18 provas que finalmente consagraram Power campeão da Indy, começando com a vitória do campeão em São Petersburgo, passando pela incrível ultrapassagem de Hunter-Reay no finalzinho das 500 Milhas em cima de Castroneves e encerrando com a primeira vitória de Kanaan com as cores da Ganassi, conquistada na prova final em Fontana.
Will Power foi o grande campeão da temporada 2014 da Indy (Foto: Getty Images)
Power começa bem caminhada com triunfo em São Petersburgo
 
Power mostrou que vinha com força já desde a primeira prova da temporada. Em São Petersburgo, o australiano partiu do terceiro lugar do grid de largada para vencer, mesmo após não ter tido uma boa partida.
 
A corrida que inaugurou a temporada 2014 da Indy teve polêmica: na segunda relargada da prova, Power deixou o carro ficar extremamente lento e causou uma série de batidas na parte de trás do grid. Na confusão, Jack Hawksworth – que vinha em ótima corrida de estreia – e Marco Andretti, acabaram acertados e abandonaram a prova.
 
A segunda posição ficou com Hunter-Reay, com Castroneves, em boa jornada, fechando o pódio em terceiro. Pole e líder da parte inicial da prova, o japonês Takuma Sato chegou só em sétimo, logo atrás de Tony Kanaan, sexto colocado em sua estreia pela Ganassi. Dixon foi o quarto, enquanto Pagenaud fechou na quinta posição.
 
Conway vence prova maluca em Long Beach
 
Conway foi o grande vencedor da segunda etapa da temporada 2014 da Indy. O inglês se beneficiou de um acidente inacreditável entre os – até então – quatro primeiros colocados da prova em Long Beach (Josef Newgarden, Hunter-Reay, James Hinchcliffe e Hawksworth) e faturou o primeiro triunfo para a Carpenter.
 
Dixon surgiu nas voltas finais como líder, mas teve de parar para reabastecer e acabou a corrida em uma modesta 12ª colocação. Outro dos sobreviventes da conturbada corrida, Castroneves ficou apenas em 11º.
 
Power seguia abrindo na liderança do campeonato e cruzou a linha final mais uma vez no pódio, na segunda colocação. O colombiano Carlos Muñoz – que fez sua primeira temporada completa – passou ótima impressão ao fechar o pódio.
 
Montoya também deu interessante sinal de vida, cruzando a linha final no quarto posto, uma posição melhor que Pagenaud, que mais uma vez levara a Schmidt a um lugar dentro do top-5 ao final da corrida.
Conway venceu a segunda etapa de 2014 (Foto: IndyCar)
Hunter-Reay mostra força e vence no Alabama
 
A terceira etapa da temporada foi vencida com tranquilidade por Hunter-Reay. O piloto contou com uma bobeada do líder do campeonato Power, que saiu da pista sozinho, e marchou para seu primeiro triunfo no ano.
 
Apesar do erro bobo, Power ainda conseguiu cruzar a linha final em uma boa quinta colocação, mantendo seu 100% em top-5 na temporada. 
 
Quem talvez tenha sido o grande nome da corrida foi Marco Andretti. O americano fez grandes ultrapassagens e finalmente mostrou sua cara no campeonato de 2014, conquistando um precioso e merecido segundo lugar. O terceiro lugar ficou com Dixon, que apesar de não ter tido um grande carro, fez prova muito segura e levou a Ganassi ao primeiro pódio do ano. 
 
Precisa falar de Pagenaud? Sim, precisa. Mais um top-5. O francês ficou com a quarta posição e seguiu bem colocado na classificação geral do campeonato.
 
Kanaan ficou com a nona colocação. Castroneves foi apenas o 19º, último dentre os que terminaram na volta do líder.
 
Após as três primeiras corridas, Power liderava com 125 pontos, 18 a mais que Hunter-Reay, o segundo. Pagenaud era terceiro com 92, Dixon vinha com 87 e Conway aparecia em quinto com 82. Castroneves era oitavo com 66, enquanto Kanaan aparecia em nono com 62.
 
Pagenaud vence prova inédita no misto de Indianápolis
 
Na primeira prova disputada no misto de Indianápolis, a vitória ficou com Pagenaud. Em grande forma no início do campeonato, o francês ganhou a corrida que ficou marcada por um acidente bizarro na largada, quando Sebastián Saavedra, então pole-position, não conseguiu partir na largada parada e foi acertado por Mikhail Aleshin.
 
Pagenaud venceu com Hunter-Reay na segunda colocação. Castroneves voltou a ter uma boa prova e conseguiu ficar em terceiro.
 
Bourdais fez ótima corrida e conseguiu fechar na quarta colocação, enquanto Charlie Kimball e Ryan Briscoe – ambos da Ganassi – finalmente apareceram na temporada, sendo quinto e sexto, respectivamente. O novato Hawksworth também foi muito bem e ficou em sétimo.
 
Power teve seu primeiro resultado fora do top-5 no ano e chegou em oitavo, na frente de Sato e Kanaan, que fecharam o grupo dos dez melhores da prova.
Pagenaud e Hunter-Reay festejaram no pódio em Indianápolis (Foto: IndyCar)
Hunter-Reay vence duelo com Castroneves e fatura Indy 500 pela primeira vez
 
Após grande parte da prova quase que sem incidentes e com pouquíssima emoção, as 500 Milhas de Indianápolis tiveram um final de prova absolutamente fantástico. Teve até bandeira vermelha no fim para evitar que pelo quinto ano seguido se terminasse a corrida sob amarela.
 
O que se viu nas cinco voltas finais foi um verdadeiro espetáculo propiciado pelo vencedor Hunter-Reay e Castroneves, em um duelo que entrou para a história da categoria e da tradicional prova.
 
A prova serviu também para salvar o ano da Andretti. Apagada no campeonato, a equipe colocou quatro dos cinco carros no top-10, com Marco Andretti também subindo no pódio ao lado de Hunter-Reay.
 
Muñoz, assim como em 2013, fez uma excelente corrida e conseguiu terminar na quarta colocação. O top-5 ainda teve Montoya, cada vez mais mostrando que estava de volta.
 
Quem teve um desempenho monstruoso foi Kurt Busch. Sim, o veterano que corre na Nascar chegou apenas 2s266 atrás de Hunter-Reay e ficou com um honroso sexto lugar. 
 
Power, pela segunda prova seguida, não brilhou e, assim como na prova disputada no circuito misto, ficou com o oitavo posto.
 
Ed Carpenter não ficou feliz em Indianápolis. Acertado por Hinchcliffe, o americano – que fizera a pole para as 500 Milhas – viu acabarem suas chances de vitória já no fim.
 
Hunter-Reay, além do troféu das 500 Milhas, saiu de Indianápolis como novo líder do campeonato, somando 274 pontos. Power aparecia em segundo com 234, apenas 14 na frente do companheiro Castroneves.
 
Pagenaud seguia bem na tabela, aparecendo em quarto, enquanto Andretti, Muñoz e Montoya saltavam para quinto, sexto e sétimo, respectivamente. Kanaan aparecia apenas em 16º, comprometido pelo desempenho ruim na prova histórica.
Hunter-Reay comemora com a bandeira dos Estados Unidos a vitória nas 500 Milhas (Foto: Beto Issa)
Power retoma dianteira do campeonato após grande final de semana em Detroit
 
Ousado na tática, Power deixou a 16ª colocação no grid de largada para vencer a corrida 1 em Detroit. O australiano foi seguido de muito perto pela surpresa total do sábado, o americano Graham Rahal. Kanaan fez boa corrida e ainda garantiu o terceiro lugar, seu primeiro pódio com a Ganassi.
 
Apagadíssimo e burocrático ao extremo, Justin Wilson ainda chegou em uma excelente quarta colocação, seguido por Castroneves, outro que não ousou muito durante a prova, mas se complicou nas parada e não aproveitou a pole.
 
Hunter-Reay não teve sorte e foi acertado pelos retardatários Hawksworth e Aleshin, que se chocaram na volta final da corrida.
O pódio em Detroit com vitória de Power (Foto: Getty Images)
Na corrida 2, finalmente saiu a vitória de Castroneves em 2014. Com o melhor carro do final de semana, o brasileiro ganhou sem maiores problemas, com o companheiro – e novamente líder do campeonato – Power, na segunda colocação.
 
A Ganassi, uma vez mais, deu sinais de que buscava se recuperar e com Kimball chegou ao terceiro pódio da temporada. Apagado em 2014, Hinchcliffe conseguiu a quarta colocação, seguido por Dixon.
 
O fim de semana foi trágico para Hunter-Reay. Mais um abandono em Michigan e o americano já não mais ocupava a liderança da classificação geral da categoria.
 
Carpenter supera parte de trauma das 500 Milhas e vence no Texas
 
A vitória no Texas caiu no colo de Carpenter. Ainda triste com o acidente que o tirou das 500 Milhas, o piloto de ovais da equipe que carrega seu nome se aproveitou de uma tremenda bobeada de Power, que excedeu o limite de velocidades em sua última nos boxes.
 
Apesar do erro crasso, Power ainda conseguiu chegar na segunda colocação e abrir mais na liderança do campeonato. Montoya voltou a ter boa corrida e conseguiu fechar o pódio texano.
 
Retornando aos top-5, Pagenaud foi o quarto, seguido pelo consistente Dixon e por Kanaan. Aleshin fez uma de suas melhores apresentações no ano e chegou em sétimo.
 
Houston tem rodada dupla maluca e vê pódio todo colombiano na corrida 1
 
Carlos Huertas. Sim, Carlos Huertas venceu a corrida 1 em Houston. Não bastasse um dos maiores azarões ter saído com o triunfo, Huertas ainda viu dois de seus três compatriotas completarem o pódio. Muñoz foi o segundo e Montoya chegou em terceiro.
 
A pista estava encharcada, tudo conspirou a favor do trio colombiano. Contudo, o pódio completo só foi possível após a punição recebida por Rahal, que acertou Kanaan nas voltas finais e teve 30s acrescidos ao tempo de prova.
 
Bourdais ficou na quarta colocação, Hinchcliffe foi quinto e Hawksworth foi sexto. Hunter-Reay foi o primeiro dos postulantes ao título a cruzar a linha final, chegando em sétimo. Castroneves terminou na nona posição.
Huertas saltou do cockpit após cruzar a linha de chegada na frente em Houston (Foto: Chris Owens)
A corrida 2 também foi bem complicada. A esquisita pista em Houston teve uma série de incidentes e venceu quem conseguiu fugir deles: Pagenaud.
 
O talentoso francês, porém, não foi o único da Schmidt a sorrir no domingo texano. Aleshin fez um stint absurdo de 40 voltas e garantiu a dobradinha da modesta equipe, completando o final de semana bizarro em Houston.
 
Largando em último no grid, o calouro Hawksworth ficou com o primeiro pódio em sua trajetória na Indy. Kimball foi quarto e Bourdais completou uma boa rodada-dupla com seu segundo top-5.
 
Castroneves bateu no próprio francês e não completou a volta. Kanaan foi apenas o décimo.
 
Montoya mantém o bom momento e vence primeira corrida em seu retorno em Pocono
 
A etapa de Pocono foi de extremos para os brasileiros da Indy. Enquanto Castroneves ficou em segundo e conseguiu empatar com Power na classificação do campeonato, Kanaan liderou a prova até o final, mas, obrigado a fazer mais uma parada para reabastecer, viu a vitória escorrer pelos dedos.
 
Melhor para Montoya, que ainda contou com um drive-through aplicado a Power – por ter bloqueado Castroneves – para vencer pela primeira vez em seu retorno à Indy.
 
Muñoz continuava em grande fase. O novato colombiano alcançou mais um pódio, seguido de perto por Briscoe e Dixon. Pagenaud não ficou no top-5, mas fez prova decente chegando em sexto. Complicado pela punição, Power foi décimo. Prejudicado pela estratégia, Kanaan ficou em 11º.
Helio Castroneves, Juan Pablo Montoya e Carlos Muñoz no pódio em Pocono (Foto: Getty Images)
Kanaan volta a bater na trave e Hunter-Reay vence em Iowa
 
O azar continuava perseguindo Kanaan. A exemplo do que aconteceu em Pocono, o baiano esteve muito perto de triunfar, dessa vez, sendo ultrapassado nas voltas finais por Hunter-Reay e um surpreendente Newgarden, da Fisher Hartman.
 
Logo atrás de Kanaan, terceiro colocado, apareceu Dixon, que após mais um bom trabalho chegou em quarto. Carpenter provou sua força em ovais e conseguiu o quinto posto.
 
Power não foi bem e só ficou na 14ª colocação. Castroneves ainda conseguiu salvar uma oitava posição e assumiu a liderança isolada da disputa.
 
Bourdais e Conway levam a melhor em rodada dupla surpreendente em Toronto
 
Pole e vencedor da corrida 1 de forma incontestável. Esse foi Bourdais na primeira prova no circuito de Toronto. O piloto da KV sobrou e garantiu seu primeiro triunfo na categoria desde 2007, quando havia vencido o GP do México.
 
A segunda posição ficou com Castroneves. Muito regular, o brasileiro fez prova segura e garantiu importantíssimos pontos na briga pelo título. A terceira colocação foi do baiano Kanaan, que finalmente emplacava uma sequência de boas corridas no ano.
 
Em quarto cruzou Pagenaud, que teve um início de prova bastante conturbado e atrapalhado por um toque do italiano Luca Filippi. Na quinta colocação, com mais um top-5, ficou Dixon, da Ganassi.
 
Para a segunda corrida, grid formado de acordo com a classificação do campeonato até aquele momento, já que a programação teve de ser totalmente reajustada com a forte chuva que caiu no sábado. Assim sendo, Castroneves, Power, Pagenaud, Hunter-Reay e Montoya ocuparam os cinco primeiros lugares do grid.
Bourdais venceu de forma brilhante em Toronto (Foto: AP)
A corrida 2 no Canadá foi vencida na base da estratégia. Com muito talento para controlar o carro na pista molhada e ousando na estratégia, Conway ganhou a prova, vendo Kanaan seguir a espetacular fase e chegar na segunda colocação. Power voltava com tudo para a briga pelo campeonato, chegando em terceiro e vendo Castroneves se envolver em problemas e chegar apenas em 12º.
 
Outro que não passou ileso às confusões, Kimball terminou em quarto, seguido por Sato, que superou os problemas no carro.
 
O talentoso Hawksworth foi o sexto, seguido por Dixon, Andretti, Bourdais e Wilson, que liderava a corrida nas voltas finais.
 
A prova ainda teve um acidente assustador. Após uma batida, o carro de Montoya foi parar em cima do de Aleshin e por pouco o russo não teve a cabeça acertada pelo Penske do colombiano.
 
Castroneves aparecia com 531 pontos com quatro etapas faltantes em 2014. Power tinha 520, Hunter-Reay vinha com 464, Pagenaud aparecia com 462 e Montoya tinha 428.
 
Dixon brilha em Mid-Ohio e Ganassi vence primeira em 2014
 
Demorou, mas saiu o primeiro triunfo da Ganassi na temporada 2014. Com boa estratégia e uma pitada de sorte pela entrada do safety-car após o acidente de Sato, Dixon garantiu sua primeira vitória no ano, quinta em Mid-Ohio.
 
Bourdais confirmou o bom momento no ano e conseguiu chegar na segunda colocação, com Hinchcliffe dando às caras e completando o pódio.
 
Muñoz voltou a incomodar os experientes pilotos da categoria e garantiu um bom quarto lugar. Rahal também teve boa jornada e completou o top-5 em Lexington.
 
Power foi sexto e voltou a saltar para a liderança do campeonato. Afetado por um problema eletrônico, Castroneves ficou com quatro voltas de desvantagem em relação aos rivais. 
 
O grande momento de Kanaan também acabou, já que o baiano abandonou a prova ao chocar-se com Andretti na primeira volta.
 
No campeonato, 548 a 544 para Power em cima de Castroneves e promessa de disputa para lá de acirrada nas três provas decisivas.
Scott Dixon celebra vitória (Foto: IndyCar)
Power sobra em Milwaukee e se aproxima de título
 
É impossível seguir afirmando que Power tem problemas nos ovais. O australiano foi brilhante no oval de uma milha de West Allis e venceu com sobras o GP de Milwaukee, ficando muito perto do título da categoria.
 
Montoya teve outra boa atuação. O colombiano conseguiu o segundo lugar, na frente da ascendente dupla da Ganassi – Kanaan e Dixon. Newgarden novamente foi bem e conseguiu um lugar no top-5.
 
Castroneves chegou só em 11º e Ryan Hunter-Reay abandonou com um problema na suspensão traseira.
 
Dixon vence em Sonoma e Power termina na frente de Castroneves
 
Novamente a estratégia teve papel mais que fundamental em um triunfo de Dixon. Dessa vez em Sonoma, o neozelandês acertou no controle do combustível e seguiu subindo na classificação da Indy.
 
Hunter-Reay ficou com a segunda colocação, após fazer grande largada e também trabalhar bem com a estratégia. Vivo no campeonato, Pagenaud cruzou a linha final na terceira posição, completando o pódio.
 
Sato foi a grande surpresa da prova e conseguiu levar a Foyt ao quarto lugar. Montoya foi o melhor da Penske, concluindo a etapa na quinta posição.
 
Power e Castroneves foram apáticos, mas o australiano ficou em décimo, enquanto o brasileiro foi o 18º e, assim, abriu na ponta da classificação do campeonato.
 
Restando apenas a prova com pontuação dobrada em Fontana, Power tinha 51 pontos de vantagem para Castroneves e 81 para Pagenaud, último que ainda tinha chances reais de título.
Pódio de Sonoma, prova que deixou Power muito perto do título (Foto: GettyImages)
Kanaan desencanta e Power é campeão da temporada 2014 em Fontana
 
A vitória na última prova ficou com Kanaan. Um alívio imenso para o brasileiro, que enfim chegava à sua primeira conquista com o #10 da Ganassi. Sempre andando entre os primeiros, Kanaan ganhou a primeira posição no período após a única bandeira amarela da corrida, protagonizada pela rodada de Hunter-Reay. Tony trouxe o companheiro a tiracolo, e Dixon completou a dobradinha.
 
Pagenaud, pobre, mal teve o gostinho de sonhar com algo. Desde o início, aquele carro que a SPM prometeu tinindo para a corrida foi um fiasco. Lento, o francês teve de parar um mundo de vezes nos boxes, pedindo ajustes a todo o momento. Com voltas de desafagem, só lhe restou terminar a prova, em um distante 20º lugar.
 
Na briga pelo título, melhor para Power. A chance de título do brasileiro acabou, vejam só, com uma punição. Ao entrar nos pits, Castroneves o foi além da faixa delimitada, e por ter queimado a linha, recebeu um drive-through. Naquele momento, Helio vinha na quarta colocação, logo à frente de seu companheiro e rival.
 
Power não precisou fazer nada espetacular, chegou em nono, enquanto o punido companheiro fechou apenas em 14º. 
 
O pódio da última etapa do campeonato ainda teve Carpenter. Em quarto, Montoya fechou em alta o bom ano que marcou seu retorno.
 
Em oitavo, com muita justiça Muñoz garantia o título de Calouro do Ano. O colombiano fez 483 pontos e conseguiu a oitava colocação na classificação final, atrás apenas de Hunter-Reay dentre os pilotos da Andretti.
 
No fim das contas, Power deu fim à sina de ficar sem títulos e fechou o ano com 671 pontos. Castroneves fez 609, Dixon ficou com 604, Montoya teve 586, Pagenaud fez 565, Hunter-Reay, 563 e Kanaan fechou com 544. 
 
A temporada 2015 da Indy começa no segundo domingo de março, com o GP do Brasil disputado em Brasília. A prova final é no último fim de semana de agosto, com a prova disputada em Sonoma. 
ENFIM, O ANO DA CONSAGRAÇÃO

A REVISTA WARM UP acompanhou de perto e traz todos os detalhes de como Rubens Barrichello viveu o fim de semana que voltou a lhe proporcionar o grito de ‘é campeão’: os erros e os acertos, o peso e o alívio, o filho que pergunta e antevê o título. "Já se sente campeão?", disse, na manhã da corrida decisiva. E o pai que sorri

Leia a reportagem completa na REVISTA WARM UP.

MELHORES DO ANO

E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

RETROSPECTIVA 2014
O GRANDE PRÊMIO traz a RETROSPECTIVA 2014 e começa a mergulhar outra vez no que foi a temporada do Mundial de F1 — um ano de uma equipe só. A Mercedes e Lewis Hamilton foram os grandes destaques graças às marcas que alcançaram. A equipe se tornou a recordista de vitórias em um único campeonato graças a um acerto primoroso no desenvolvimento dos novos motores V6 turbo. O inglês se sagrou bicampeão e tornou-se o mais vencedor britânico da história da F1 e o segundo mais vitorioso dentre os pilotos em atividade — atrás só de Sebastian Vettel.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.