Em ‘categoria à parte’ em Long Beach, Rossi confirma favoritismo com pole mais fácil dos últimos tempos

Alexander Rossi parece estar correndo sozinho em Long Beach. Extremamente autoconfiante e em forma espetacular, o americano sobrou para cravar a pole mais fácil em tempos na Indy

A forma atual de Alexander Rossi é excelente, mas o desempenho do americano em Long Beach chega a ser imbatível. Neste sábado (14), o piloto da Andretti confirmou o favoritismo construído durante os treinos livres e deu um baile na concorrência para cravar uma pole extremamente fácil.

 
Foi simplesmente uma das classificações mais tranquilas e previsíveis dos últimos tempos na Indy. Rossi sempre pareceu um passo à frente dos rivais e, mesmo arriscando fazer apenas uma volta rápida no Fast Six, ficou mais de 0s3 distante do resto do pelotão.
 
Outros pontos que impressionam em Alexander atualmente são sua autoconfiança e seu grau de concentração. A prova do primeiro item foi ter feito uma volta única na definição da pole, enquanto a da segunda foi não ter cometido um erro sequer quando a coisa apertou na Califórnia.
Alexander Rossi sobrou para ser pole (Foto:Indycar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

E se Rossi tá nessa onda de quase perfeição, os dois caras que mais o ameaçavam vacilaram nas piores horas possíveis. Josef Newgarden jogou fora a chance de duelar com Alexander ao errar justamente na volta rápida do Fast Six, enquanto Ryan Hunter-Reay, companheiro do compatriota na Andretti, passou em cima da linha ao sair dos boxes e tomou um drive-through que o condenou na segunda fase.

 
Assim, em sua melhor fase da carreira e nadando de braçadas em relação aos rivais, Rossi é muito favorito ao triunfo na 'Praia Grande americana'. Consequentemente, o norte-americano da Andretti tem tudo para conquistar o terceiro pódio em três corridas. Um início de candidatíssimo ao título.

"A equipe está fazendo um ótimo trabalho. Tiro o chapéu para eles, para a Honda, para todos que colocaram tanto trabalho e esforço. O principal trabalho é amanhã, então temos que fazer isso. Sinto que perdemos a chance de duas vitórias em potencial, então vamos tentar não repetir isso amanhã. Estamos felizes de começar da ponta. Claro, você vai em todas as sessões acreditando que tem o melhor carro e uma boa chance. Estamos fortes, somos fortes aqui. Espero liderar o grid amanhã", comentou o #27.

Josef Newgarden errou quando não poderia (Foto: Indycar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Apesar da vacilada na hora decisiva, Newgarden assumiu o erro e agora pensa para frente. O campeão acredita, sim, que pode bater Rossi na corrida deste domingo.

 
"Fui para os boxes porque entortei a suspensão esquerda batendo no muro. Foi um erro meu, o que é horrível. Acho que temos o ritmo aqui e os pneus estão bons. Acho que temos ritmo para brigar com Rossi. Não sei se teria alcançado ele hoje, mas poderíamos ter brigado. É duro e torna nossa corrida mais difícil largar em sexto. Temos uma boa velocidade. Acho que a equipe fez um bom trabalho esse final de semana e temos potencial, acho que temos força para que o carro vá bem na corrida", explicou.
Se Newgarden pode sonhar, Power também tem esse direito. O australiano foi quem passou mais perto – ou menos longe? – de Rossi e sai de um excelente segundo lugar com a sempre perigosa Penske. 
 
"Na corrida vai ser outra história. Obviamente ele (Rossi) está muito rápido, os carros da Andretti estão. Viemos muito bem o final de semana todo, quase pudemos lutar pela pole na classificação. Para ser honesto, estou feliz de largar na primeira fila. É inacreditável (a pista), você tem que ‘arranhar’ o muro em quase toda curva para tirar o máximo do carro. Então é divertido, o carro está bem… Então, quem precisa de downforce?", indagou o segundo no grid.
Will Power foi o melhor da Penske (Foto:Indycar)
É bom ficar de olho também em Simon Pagenaud. Com o mesmo equipamento que Power e Newgarden, o francês parte de terceiro e também não deve ser descartado.
 
"Foi fenomenal. Tivemos tanto sucesso nos últimos três anos com o antigo carro e com a presença de downforce que tivemos que mudar um pouco o que vínhamos fazendo. Mas é incrível o quão rápidos esses caras são em reagir a tudo isso. É a melhor equipe do mundo.  Honestamente, estar bem hoje, em um circuito de rua, eu rito o chapéu para esses caras. Estamos aprendendo nossos limites. Acho que será uma corrida bem animada", declarou o francês.
 
Longe da briga pela vitória está a Foyt. A equipe não conseguiu colocar os brasileiros nas primeiras posições em momento algum do final de semana, ainda que não tenha sido trágica na classificação. Tony Kanaan manteve a pegada dos treinos livres e ficou em 11º, enquanto Matheus Leist deixou para trás as chances de fundo do grid e se garantiu pouco atrás do compatriota, em 14º.
Tony Kanaan segue no meio do pelotão (Foto: Indycar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Estar nessa posição é nosso objetivo, estivemos aqui durante todo o ano até aqui. Acho que podemos ir um pouco melhor neste final de semana, mas tivemos alguns problemas eletrônicos que nos atrasaram, e perder uma sessão de treinos nunca é algo bom. Mas isso é automobilismo. Problemas acontecem e estou feliz que ocorreram hoje e não amanhã. Estou feliz, foi uma boa melhora do carro. É sempre duro quando o grid está tão próximo. Temos que ter uma boa estratégia. Isso é o fundamental aqui, sempre é. Vamos ver", avaliou Kanaan.

 
"Classificação foi dura. Temos sofrido um pouco com as configurações do carro e comigo mesmo, porque é uma pista nova para mim, é minha primeira vez aqui e a Indy tem muitos bons pilotos. O carro é muito bom. Perdemos a vaga entre os 12 por uma posição. Estou bem contente. Estou confiante de que teremos um bom carro na corrida e espero ir bem", falou Leist.

Com Rossi bem favorito e as Penske correndo por fora, o GP de Long Beach promete, ao menos, ter as alternativas que a abertura em São Petersburgo apresentou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.