Em meio a incertezas, Indy abole pontuação dobrada na decisão do campeonato

A categoria norte-americana definiu que, ao menos para a temporada 2020, irá manter apenas as 500 Milhas de Indianápolis como evento que vale pontos duplos. Informação é da revista norte-americana 'Racer'

Com uma enorme incerteza em volta da temporada 2020 da Indy, por conta da pandemia do coronavírus, já não dá para ter certeza no retorno do campeonato e menos ainda onde será o encerramento da disputa. Mas uma decisão está tomada: a corrida derradeira não valerá pontuação dobrada, conforme estava previsto.
 
A informação é da revista norte-americana 'Racer'. De acordo com o calendário original, a temporada terminaria em Laguna Seca, no dia 20 de setembro, mas os adiamentos deixam tudo incerto. A prova seria uma das duas do campeonato em que seria empreendido o método de pontuação dobrada, a outra sendo a edição 104 das 500 Milhas de Indianápolis. 
 
Na mudança definida pela Indy, a prova mais tradicional seguirá valendo o dobro de pontos, mas apenas ela: o final, seja onde for, irá valer pontuação normal. 
Largada em Laguna Seca (Foto: Indycar)
Até o momento, foram adiadas as etapas de São Petersburgo, ainda sem data e pretendida para outubro, o GP de Indianápolis, que foi para 4 de julho, e a Indy 500, essa remarcada para 23 de agosto. As corridas de Barber, Long Beach e Austin estão canceladas. O evento que aparece como o mais próximo do calendário e que segue na data original é a rodada dupla de Detroit, marcada para os dias 30 e 31 de maio. 
 
A pontuação dobrada para a decisão do campeonato está em curso desde a temporada 2015, exatamente quando causou maior polêmica: na ocasião, Juan Pablo Montoya aparecia como grande nome da temporada, mas uma corrida ruim em Sonoma, então sede da decisão, combinada a uma vitória dominante de Scott Dixon colocou o caneco nas mãos do neozelandês. "Dixon teve uma temporada de merda o ano inteiro e uma corrida boa, e fomos nós que pagamos o pato", reclamou o colombiano na ocasião.
 
Ainda não há decisão sobre se o esquema dos pontos dobrados na última prova do ano sai de vez do campeonato ou se retorna em 2021. 
 

 
Paddockast #54
NO ANO DA DANÇA DAS CADEIRAS, QUEM DEVE FICAR SEM CONTRATO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.