Em TL1 dominado pela Chevrolet, Carpenter lidera dobradinha de sua equipe. Melhor Honda, Hunter-Reay é apenas 11º
A Carpenter começou o fim de semana de forma surpreendente e garantiu um 1-2 no primeiro treino livre da Indy em Phoenix, com Ed Carpenter na frente e Josef Newgarden em segundo. O domínio da Chevrolet assombrou, com Ryan Hunter-Reay, o melhor da Honda, aparecendo apenas em 11º
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Os brasileiros tiveram bons desempenhos, bem como o restante de Penske e Ganassi. Helio Castroneves apareceu em terceiro, 0s036 atrás de Carpenter, com Kanaan fechando a sessão no quarto posto.
A quinta colocação foi de Simon Pagenaud, o francês apareceu 0s048 atrás de Carpenter. Charlie Kimball fez um excelente sexto tempo, seguido por Will Power, Scott Dixon e Juan Pablo Montoya. Em décimo, Max Chilton deu mostras de que pode ser veloz no oval de Phoenix.
A velocidade dos novos kits impressionou mesmo na Honda, que teve no 11º lugar de Ryan Hunter-Reay seu melhor desempenho: os 16 primeiros colocados andaram abaixo do antigo recorde da pista, que estava 11 anos longe do calendário.
Confira como foi o primeiro treino livre em Phoenix
A ação na pista começou cedo em Phoenix. Assim que a luz verde apareceu, praticamente todos foram para a pista, com Charlie Kimball tendo sido o primeiro a virar um tempo mais baixo, em 19s468. Marco Andretti e Takuma Sato foram atrás, acompanhando o ritmo.
A bandeira amarela voltava a aparecer em Phoenix, com um surpreendente Max Chilton na ponta com 19s351, seguido por Ryan Hunter-Reay, Scott Dixon, Kimball e Hinchcliffe. Durante a pausa causada pelo canadense, a boa notícia era ver Sato e Hinchcliffe falando dos acidentes e mostrando estarem prontos para a classificação. Foyt e Schmidt Peterson já trabalhavam em cima dos carros bem avariados.
A bandeira verde reapareceu no oval do Arizona com 40 minutos para o fim do primeiro e último treinamento antes da classificação da Indy. Novamente, todos já buscavam velocidade máxima na pista. Infelizmente, a movimentação pouco durou, com a pista tendo de ser inspecionada e a amarela surgindo.
A bandeira verde reaparecia com pouco mais de 31 minutos para os pilotos tentarem algo antes do treino classificatório.
Não demorou muito para que a Penske aparecesse para o jogo. Logo em seu terceiro giro após a paralisação, Juan Pablo Montoya assumiu a dianteira. O colombiano, depois, acabou batido por Will Power e Tony Kanaan. O baiano foi para ponta com 19s169.
Entrando nos 15 minutos, Kanaan liderava com a esquadra inteira da Penske logo atrás, completando o top-5. Simon Pagenaud era o segundo, seguido por Helio Castroneves, Power e Montoya. Ed Carpenter, porém, atrapalhou a festa, se colocando em quarto.
#GALERIA(5617,120412)
Já nos dez minutos derradeiros, Kimball apareceu de novo na brincadeira, apenas 0s039 mais lento que o companheiro de Ganassi, em segundo. Naquele momento, as quatro Ganassi estavam no top-10, bem como as quatro Penske.
O ritmo seguia melhorando e Carpenter voou para a liderança, primeiro com 19s150, depois com 19s123. Castroneves foi outro a melhorar a marca, se colocando menos de 0s04 atrás do piloto do #20.
O desempenho da Carpenter crescia muito, e o time já repetia o bom rendimento apresentado durante os testes coletivos. Entrando nos cinco últimos minutos, Josef Newgarden subiu para segundo, formando um 1-2 com Ed. Ainda deu tempo, é claro, de outra amarela, por culpa de detritos na pista. Mas foi isso no final das contas, uma ponta formada por duas Carpenter.
Indy, Phoenix, TL1:
1 | 20 | ED CARPENTER | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 19.123 | 22 | |
2 | 21 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 19.140 | +0.017 | 11 |
3 | 3 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | 19.159 | +0.036 | 35 |
4 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | 19.169 | +0.046 | 18 |
5 | 77 | SIMON PAGENAUD | FRA | PENSKE CHEVROLET | 19.171 | +0.048 | 24 |
6 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | 19.207 | +0.084 | 42 |
7 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | 19.267 | +0.144 | 26 |
8 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | 19.272 | +0.149 | 23 |
9 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | 19.329 | +0.206 | 29 |
10 | 8 | MAX CHILTON | ING | GANASSI CHEVROLET | 19.351 | +0.228 | 44 |
11 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | 19.388 | +0.265 | 38 |
12 | 26 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | 19.436 | +0.313 | 36 |
13 | 27 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | 19.459 | +0.336 | 37 |
14 | 98 | ALEXANDER ROSSI | EUA | ANDRETTI HONDA | 19.565 | +0.442 | 41 |
15 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | 19.583 | +0.460 | 26 |
16 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | 19.604 | +0.481 | 35 |
17 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT PETERSON HONDA | 19.689 | +0.566 | 39 |
18 | 5 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | SCHMIDT PETERSON HONDA | 19.711 | +0.588 | 4 |
19 | 18 | CONOR DALY | EUA | DALE COYNE HONDA | 19.884 | +0.761 | 36 |
20 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | 20.261 | +1.138 | 5 |
21 | 19 | LUCA FILIPPI | ITA | DALE COYNE HONDA | 20.306 | +1.183 | 56 |
22 | 41 | JACK HAWKSWORTH | ING | FOYT HONDA | 20.315 | +1.192 | 31 |
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);