Em TL1 dominado pela Chevrolet, Carpenter lidera dobradinha de sua equipe. Melhor Honda, Hunter-Reay é apenas 11º

A Carpenter começou o fim de semana de forma surpreendente e garantiu um 1-2 no primeiro treino livre da Indy em Phoenix, com Ed Carpenter na frente e Josef Newgarden em segundo. O domínio da Chevrolet assombrou, com Ryan Hunter-Reay, o melhor da Honda, aparecendo apenas em 11º

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A Honda vai ter um trabalho gigantesco em Phoenix. Nesta sexta-feira (1), os dez primeiros colocados do TL1 da Indy no oval do Arizona foram da Chevrolet, com a excelente dupla da Carpenter puxando a fila e Ed Carpenter na frente no 1-2. O americano foi 0s017 melhor que Josef Newgarden.

Os brasileiros tiveram bons desempenhos, bem como o restante de Penske e Ganassi. Helio Castroneves apareceu em terceiro, 0s036 atrás de Carpenter, com Kanaan fechando a sessão no quarto posto. 

A quinta colocação foi de Simon Pagenaud, o francês apareceu 0s048 atrás de Carpenter. Charlie Kimball fez um excelente sexto tempo, seguido por Will Power, Scott Dixon e Juan Pablo Montoya. Em décimo, Max Chilton deu mostras de que pode ser veloz no oval de Phoenix.

A velocidade dos novos kits impressionou mesmo na Honda, que teve no 11º lugar de Ryan Hunter-Reay seu melhor desempenho: os 16 primeiros colocados andaram abaixo do antigo recorde da pista, que estava 11 anos longe do calendário.

A boa dupla Newgarden e Carpenter começou ditando o ritmo em Phoenix (Foto: IndyCar)

Confira como foi o primeiro treino livre em Phoenix

A ação na pista começou cedo em Phoenix. Assim que a luz verde apareceu, praticamente todos foram para a pista, com Charlie Kimball tendo sido o primeiro a virar um tempo mais baixo, em 19s468. Marco Andretti e Takuma Sato foram atrás, acompanhando o ritmo.

 
A alegria de Sato, porém, durou muito pouco. Com apenas cinco voltas completadas, o japonês da Foyt perdeu o controle do carro na curva 2 e bateu forte, destruindo o câmbio e boa parte da traseira do carro #14. O piloto foi levado de ambulância para maiores exames, mas saiu caminhando normalmente do carro.
Takuma Sato começou batendo no muro em Phoenix (Foto: IndyCar)
Após dez minutos de paralisação para limpeza de tudo que Sato havia deixado na pista, a direção de prova reiniciou as atividades, logo dando mais dez minutos além dos que restavam aos pilotos no TL1.
 
Entretanto, pouquíssima coisa aconteceu, com James Hinchcliffe praticamente imitando o japonês da Foyt e deixando a segunda Honda estampada no muro da curva 2 de Phoenix. O canadense perdeu o carro de forma parecida e ficou, também, com a traseira bastante comprometida. Aparentemente, porém, nada de mais sério com o piloto.
James Hinchcliffe bateu forte no TL1 (Foto: IndyCar)

A bandeira amarela voltava a aparecer em Phoenix, com um surpreendente Max Chilton na ponta com 19s351, seguido por Ryan Hunter-Reay, Scott Dixon, Kimball e Hinchcliffe. Durante a pausa causada pelo canadense, a boa notícia era ver Sato e Hinchcliffe falando dos acidentes e mostrando estarem prontos para a classificação. Foyt e Schmidt Peterson já trabalhavam em cima dos carros bem avariados.

A bandeira verde reapareceu no oval do Arizona com 40 minutos para o fim do primeiro e último treinamento antes da classificação da Indy. Novamente, todos já buscavam velocidade máxima na pista. Infelizmente, a movimentação pouco durou, com a pista tendo de ser inspecionada e a amarela surgindo.

A bandeira verde reaparecia com pouco mais de 31 minutos para os pilotos tentarem algo antes do treino classificatório.

Não demorou muito para que a Penske aparecesse para o jogo. Logo em seu terceiro giro após a paralisação, Juan Pablo Montoya assumiu a dianteira. O colombiano, depois, acabou batido por Will Power e Tony Kanaan. O baiano foi para ponta com 19s169.

Entrando nos 15 minutos, Kanaan liderava com a esquadra inteira da Penske logo atrás, completando o top-5. Simon Pagenaud era o segundo, seguido por Helio Castroneves, Power e Montoya. Ed Carpenter, porém, atrapalhou a festa, se colocando em quarto.

#GALERIA(5617,120412)

Já nos dez minutos derradeiros, Kimball apareceu de novo na brincadeira, apenas 0s039 mais lento que o companheiro de Ganassi, em segundo. Naquele momento, as quatro Ganassi estavam no top-10, bem como as quatro Penske.

O ritmo seguia melhorando e Carpenter voou para a liderança, primeiro com 19s150, depois com 19s123. Castroneves foi outro a melhorar a marca, se colocando menos de 0s04 atrás do piloto do #20.

O desempenho da Carpenter crescia muito, e o time já repetia o bom rendimento apresentado durante os testes coletivos. Entrando nos cinco últimos minutos, Josef Newgarden subiu para segundo, formando um 1-2 com Ed. Ainda deu tempo, é claro, de outra amarela, por culpa de detritos na pista. Mas foi isso no final das contas, uma ponta formada por duas Carpenter.  

Indy, Phoenix, TL1:

1 20 ED CARPENTER EUA CARPENTER CHEVROLET 19.123   22
2 21 JOSEF NEWGARDEN EUA CARPENTER CHEVROLET 19.140 +0.017 11
3 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET 19.159 +0.036 35
4 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET 19.169 +0.046 18
5 77 SIMON PAGENAUD FRA PENSKE CHEVROLET 19.171 +0.048 24
6 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET 19.207 +0.084 42
7 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET 19.267 +0.144 26
8 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET 19.272 +0.149 23
9 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET 19.329 +0.206 29
10 8 MAX CHILTON ING GANASSI CHEVROLET 19.351 +0.228 44
11 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA 19.388 +0.265 38
12 26 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA 19.436 +0.313 36
13 27 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA 19.459 +0.336 37
14 98 ALEXANDER ROSSI EUA ANDRETTI HONDA 19.565 +0.442 41
15 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET 19.583 +0.460 26
16 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA 19.604 +0.481 35
17 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT PETERSON HONDA 19.689 +0.566 39
18 5 JAMES HINCHCLIFFE CAN SCHMIDT PETERSON HONDA 19.711 +0.588 4
19 18 CONOR DALY EUA DALE COYNE HONDA 19.884 +0.761 36
20 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA 20.261 +1.138 5
21 19 LUCA FILIPPI ITA DALE COYNE HONDA 20.306 +1.183 56
22 41 JACK HAWKSWORTH ING FOYT HONDA 20.315 +1.192 31
 

VEJA A EDIÇÃO #22 DO PADDOCK GP, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

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