Ex-dono de equipe da Indy, argentino John Della Penna morre aos 68 anos nos EUA

John Della Penna morreu aos 68 na madrugada desta terça-feira (24) em San Francisco, onde vivia desde os anos 1980. Nascido em Buenos Aires e fã de Juan Manuel Fangio, John foi dono da Della Penna Motorsports e disputou a Fórmula Atlantic e a Indy, nas divisões CART e IRL. O ponto alto da equipe foi o terceiro lugar na Indy 500 de 1996, com Richie Hearn

Dono de equipe da Indy nos anos 1990, John Della Penna morreu na madrugada desta terça-feira (24), aos 68 anos, em San Francisco, nos Estados Unidos. Argentino nascido em Buenos Aires, fã de Juan Manuel Fangio e engenheiro de formação, Della Penna vivia na Califórnia há mais de 40 anos e se notabilizou pelo trabalho à frente da Della Penna Motorsports, que correu na Fórmula Atlantic e nas divisões CART e IRL da Indy na década de 1990 e no início dos anos 2000, quando vendeu a equipe.
 
De acordo com o site argentino ‘Carburando’, “apesar dos esforços médicos e da intervenção cirúrgica a qual foi submetido nas cercanias de San Francisco, Califórnia, onde morava, nada pôde evitar este triste desenlace. Com seu característico bom ânimo e o apoio de toda sua família e amigos, lutou contra uma dura enfermidade que se diagnosticou há apenas cinco meses”. 
Argentino de 68 anos, John Della Penna morreu nesta terça-feira em San Francisco (Foto: Twitter)

A Della Penna Motorsports teve seu ponto alto entre 1996. No primeiro ano da IRL, resultado da divisão da Indy no meio da década, a equipe conquistou o terceiro lugar nas 500 Milhas de Indianápolis com Richie Hearn.

 
O time também disputou, com o patrocínio da cerveja Budweiser, as temporadas completas da CART entre 1997 e 2000. Ainda em 1997, a equipe participou de duas corridas na IRL e ganhou uma, com o próprio Hearn, na etapa de Las Vegas, além de ter sido pole em New Hampshire.
 
Na temporada 2000, Della Penna contratou o compatriota Norberto Fontana, ex-F1, além do norte-americano Memo Gidley.
 
Mesmo morando há décadas nos Estados Unidos, John Della Penna jamais esqueceu suas raízes argentinas. Nos últimos meses, esteve no país-natal para divulgar o livro autobiográfico ‘Made in Argentina”, obra na qual conta sua história no automobilismo e como conseguiu cravar seu lugar nos fortes grids da Indy nos anos 1990.
“Comecei a escrevê-lo depois de vender a equipe e, apesar de terminá-lo imediatamente, fiquei dez anos sem tocar nele. Ao voltar a lê-lo depois de tanto tempo, notei que faltava algo e completei. Escrevi para deixar testemunhos e ensinamentos aos jovens argentinos com sonhos…”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.