Rosenqvist repete dose e crava pole-position do GP do Texas da Indy
Assim como em 2022, Felix Rosenqvist vai largar na pole-position do GP do Texas. Piloto da McLaren anotou tempo de 47s070. Helio Castroneves viu Meyer Shank sem ritmo e parte de 21º
Felix Rosenqvist repetiu o feito de 2022 e vai largar na pole-position do GP do Texas da Indy. O sueco da McLaren cravou 47s070 no tempo combinado das duas voltas na sessão deste sábado (1) e largará na posição de honra no domingo.
Hexacampeão, Scott Dixon foi o principal carro de motor Honda, colocando a Ganassi na segunda posição com 47s133. Em seguida, veio outra McLaren, a de Alexander Rossi, com 47s135. Vencedor da prova em 2022, Josef Newgarden, da Penske, fecha a segunda fila com 47s170. Pato O’Ward, também de McLaren, fechou o top-5.
Relacionadas
Estreante na Ganassi, Takuma Sato ficou com o sexto tempo, seguido pelo companheiro de equipe Álex Palou. Atual campeão, Will Power vai partir em oitavo com a Penske, seguido por David Malukas e Colton Herta, que fecham o top-10.
Líder do campeonato, Marcus Ericsson teve o pior desempenho entre os carros da Ganassi e vai partir apenas de 16º, com a marca de 47s407.
O brasileiro Helio Castroneves não conseguiu um grande desempenho com a Meyer Shank e vai partir apenas da 21ª posição. Apesar do desempenho ruim, ainda larga à frente do companheiro de equipe Simon Pagenaud, o 22º.
Os pilotos farão mais duas atividades de pista no Texas neste sábado. Um treino apenas na parte alta do oval, a partir de 14h45 (de Brasília, GMT-3), e o segundo treino livre, às 15h30. A largada acontece neste domingo (2), a partir de 13h10.
Saiba como foi a classificação da Indy no Texas:
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O primeiro piloto a ir para a pista pela ordem inversa do campeonato foi Ed Carpenter. O tempo total acabou alto, com 47s478. Benjamin Pederesen, da Foyt, foi melhor que Ed, mas ainda com tempo alto, com a marca de 47s320.
O francês Simon Pagenaud, da Meyer Shank, marcou apenas 47s537, sendo o pior entre os três de tempo cronometrado. Quem veio na sequência foi Devlin DeFrancesco, da Andretti, que com 47s310, assumiu a liderança provisória. Santino Ferrucci, da Foyt, ficou com 47s365.
O brasileiro Helio Castroneves também não foi bem com a Meyer Shank, anotando 47s516, ficando à frente apenas do companheiro de equipe Pagenaud. Na vez de Jack Harvey, o primeiro da RLL, tempo de apenas 47s977, o pior registrado na sessão. Rinus VeeKay, da Carpenter, também decepcionou, com 47s805.
Colton Herta, da Andretti, virou o pole provisório com 47s302. Pole em 2022, Felix Rosenqvist levou a McLaren ao primeiro posto com 47s070. Vencedor da edição de 2022, o bicampeão Josef Newgarden cravou 47s170 com a Penske, ficando atrás de Rosenqvist.
De Andretti, Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean fez 47s306, pulando para o quarto lugar provisório. Na vez do novato Sting Ray Robb, da Dale Coyne, apenas 47s630, sendo o antepenúltimo colocado. Kyle Kirkwood, da Andretti, ficou com 47s510. Conor Daly, da Carpenter, decepcionou bastante com 47s678.
Estreando em ovais, Agustín Canapino colocou a Juncos em boa posição com 47s479. Primeiro Ganassi na pista, Takuma Sato cravou 47s232, se colocando na terceira posição geral.
Líder do único treino livre e um dos favoritos, Scott McLaughlin acabou frustrando com a Penske, cravando 47s393 e ficando atrás até de Santino Ferrucci. David Malukas, da Dale Coyne, se posicionou bem com 47s287, se colocando na quarta posição. Christian Lundgaard, da RLL, comprovou a má fase do time com 47s953, ficando em penúltimo. Campeão de 2021, Álex Palou marcou 47s238, pulando para o quarto lugar, atrás de Sato.
Atual campeão, Will Power, da Penske, ficou no quinto lugar com 23s731, longe da pole. Vencedor da prova em 2016, Graham Rahal sofreu com a RLL, mas ficou um pouco acima das últimas posições, com 47s644.
Callum Ilott, da Juncos, anotou 47s466, ficando fora do top-10. Quem veio em seguida foi Alexander Rossi, que se colocou na primeira fila ao lado de Rosenqvist com 47s135. O americano acabou desbancado pelo neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, com 47s133.
Pato O’Ward, vencedor em 2021, não conseguiu se colocar na frente com 47s209, ficando apenas com o quinto posto provisório. Marcus Ericsson foi o último na pista, e com apenas o 16º tempo, consolidou a pole de Rosenqvist.
Indy 2023, GP do Texas, Classificação:
1 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 47.070 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 47.133 | +0.063 |
3 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 47.135 | +0.065 |
4 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 47.170 | +0.100 |
5 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 47.209 | +0.139 |
6 | T SATO | Ganassi Honda | 47.232 | +0.162 |
7 | A PALOU | Ganassi Honda | 47.238 | +0.168 |
8 | W POWER | Penske Chevrolet | 47.265 | +0.195 |
9 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 47.287 | +0.217 |
10 | C HERTA | Andretti Honda | 47.302 | +0.232 |
11 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 47.306 | +0.236 |
12 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 47.310 | +0.240 |
13 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 47.320 | +0.250 |
14 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 47.365 | +0.295 |
15 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 47.393 | +0.323 |
16 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 47.407 | +0.337 |
17 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 47.466 | +0.396 |
18 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 47.478 | +0.408 |
19 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 47.479 | +0.409 |
20 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 47.510 | +0.440 |
21 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 47.516 | +0.446 |
22 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 47.537 | +0.467 |
23 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 47.630 | +0.560 |
24 | G RAHAL | RLL Honda | 47.644 | +0.574 |
25 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 47.678 | +0.608 |
26 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 47.805 | +0.735 |
27 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 47.953 | +0.883 |
28 | J HARVEY | RLL Honda | 47.977 | +0.907 |

