Rosenqvist repete dose e crava pole-position do GP do Texas da Indy

Assim como em 2022, Felix Rosenqvist vai largar na pole-position do GP do Texas. Piloto da McLaren anotou tempo de 47s070. Helio Castroneves viu Meyer Shank sem ritmo e parte de 21º

Felix Rosenqvist repetiu o feito de 2022 e vai largar na pole-position do GP do Texas da Indy. O sueco da McLaren cravou 47s070 no tempo combinado das duas voltas na sessão deste sábado (1) e largará na posição de honra no domingo.

Hexacampeão, Scott Dixon foi o principal carro de motor Honda, colocando a Ganassi na segunda posição com 47s133. Em seguida, veio outra McLaren, a de Alexander Rossi, com 47s135. Vencedor da prova em 2022, Josef Newgarden, da Penske, fecha a segunda fila com 47s170. Pato O’Ward, também de McLaren, fechou o top-5.

Relacionadas

Estreante na Ganassi, Takuma Sato ficou com o sexto tempo, seguido pelo companheiro de equipe Álex Palou. Atual campeão, Will Power vai partir em oitavo com a Penske, seguido por David Malukas e Colton Herta, que fecham o top-10.

Líder do campeonato, Marcus Ericsson teve o pior desempenho entre os carros da Ganassi e vai partir apenas de 16º, com a marca de 47s407.

O brasileiro Helio Castroneves não conseguiu um grande desempenho com a Meyer Shank e vai partir apenas da 21ª posição. Apesar do desempenho ruim, ainda larga à frente do companheiro de equipe Simon Pagenaud, o 22º.

Os pilotos farão mais duas atividades de pista no Texas neste sábado. Um treino apenas na parte alta do oval, a partir de 14h45 (de Brasília, GMT-3), e o segundo treino livre, às 15h30. A largada acontece neste domingo (2), a partir de 13h10.

Saiba como foi a classificação da Indy no Texas:

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Scott Dixon sai do segundo lugar (Foto: Chris Jones / Indy)

O primeiro piloto a ir para a pista pela ordem inversa do campeonato foi Ed Carpenter. O tempo total acabou alto, com 47s478. Benjamin Pederesen, da Foyt, foi melhor que Ed, mas ainda com tempo alto, com a marca de 47s320.

O francês Simon Pagenaud, da Meyer Shank, marcou apenas 47s537, sendo o pior entre os três de tempo cronometrado. Quem veio na sequência foi Devlin DeFrancesco, da Andretti, que com 47s310, assumiu a liderança provisória. Santino Ferrucci, da Foyt, ficou com 47s365.

O brasileiro Helio Castroneves também não foi bem com a Meyer Shank, anotando 47s516, ficando à frente apenas do companheiro de equipe Pagenaud. Na vez de Jack Harvey, o primeiro da RLL, tempo de apenas 47s977, o pior registrado na sessão. Rinus VeeKay, da Carpenter, também decepcionou, com 47s805.

Colton Herta, da Andretti, virou o pole provisório com 47s302. Pole em 2022, Felix Rosenqvist levou a McLaren ao primeiro posto com 47s070. Vencedor da edição de 2022, o bicampeão Josef Newgarden cravou 47s170 com a Penske, ficando atrás de Rosenqvist.

De Andretti, Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean fez 47s306, pulando para o quarto lugar provisório. Na vez do novato Sting Ray Robb, da Dale Coyne, apenas 47s630, sendo o antepenúltimo colocado. Kyle Kirkwood, da Andretti, ficou com 47s510. Conor Daly, da Carpenter, decepcionou bastante com 47s678.

Estreando em ovais, Agustín Canapino colocou a Juncos em boa posição com 47s479. Primeiro Ganassi na pista, Takuma Sato cravou 47s232, se colocando na terceira posição geral.

Líder do único treino livre e um dos favoritos, Scott McLaughlin acabou frustrando com a Penske, cravando 47s393 e ficando atrás até de Santino Ferrucci. David Malukas, da Dale Coyne, se posicionou bem com 47s287, se colocando na quarta posição. Christian Lundgaard, da RLL, comprovou a má fase do time com 47s953, ficando em penúltimo. Campeão de 2021, Álex Palou marcou 47s238, pulando para o quarto lugar, atrás de Sato.

Atual campeão, Will Power, da Penske, ficou no quinto lugar com 23s731, longe da pole. Vencedor da prova em 2016, Graham Rahal sofreu com a RLL, mas ficou um pouco acima das últimas posições, com 47s644.

Callum Ilott, da Juncos, anotou 47s466, ficando fora do top-10. Quem veio em seguida foi Alexander Rossi, que se colocou na primeira fila ao lado de Rosenqvist com 47s135. O americano acabou desbancado pelo neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, com 47s133.

Pato O’Ward, vencedor em 2021, não conseguiu se colocar na frente com 47s209, ficando apenas com o quinto posto provisório. Marcus Ericsson foi o último na pista, e com apenas o 16º tempo, consolidou a pole de Rosenqvist.

Indy 2023, GP do Texas, Classificação:

1F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet47.070 
2S DIXONGanassi Honda47.133+0.063
3A ROSSIMcLaren Chevrolet47.135+0.065
4J NEWGARDENPenske Chevrolet47.170+0.100
5P O’WARDMcLaren Chevrolet47.209+0.139
6T SATOGanassi Honda47.232+0.162
7A PALOUGanassi Honda47.238+0.168
8W POWERPenske Chevrolet47.265+0.195
9D MALUKASDale Coyne Honda47.287+0.217
10C HERTAAndretti Honda47.302+0.232
11R GROSJEANAndretti Honda47.306+0.236
12D DEFRANCESCOAndretti Honda47.310+0.240
13B PEDERSENFoyt Chevrolet47.320+0.250
14S FERRUCCIFoyt Chevrolet47.365+0.295
15S MCLAUGHLINPenske Chevrolet47.393+0.323
16M ERICSSONGanassi Honda47.407+0.337
17C ILOTTJuncos Chevrolet47.466+0.396
18E CARPENTERCarpenter Chevrolet 47.478+0.408
19A CANAPINOJuncos Chevrolet47.479+0.409
20K KIRKWOODAndretti Honda47.510+0.440
21H CASTRONEVESMeyer Shank Honda47.516+0.446
22S PAGENAUDMeyer Shank Honda47.537+0.467
23S RAY ROBBDale Coyne Honda47.630+0.560
24G RAHALRLL Honda47.644+0.574
25C DALYCarpenter Chevrolet 47.678+0.608
26R VEEKAYCarpenter Chevrolet 47.805+0.735
27C LUNDGAARDRLL Honda47.953+0.883
28J HARVEYRLL Honda47.977+0.907
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.