Foyt confirma acordo com Leist e forma ‘Time Brasil’ com Kanaan a partir da temporada 2018

Conforme apurado pelo GRANDE PRÊMIO no início desta semana, a Foyt confirmou nesta quinta-feira que Matheus Leist será piloto da equipe na Indy em 2018. O brasileiro se destacou na Indy Lights em 2017, sua primeira temporada na categoria, e dará este passo adiante já no próximo ano

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Foyt confirmou nesta quinta-feira (16) a informação dada pelo GRANDE PRÊMIO e pelo Diário Motorsport: Matheus Leist será piloto da equipe a partir de 2018.

Leist formará com Tony Kanaan um 'Time Brasil' na equipe que se renova completamente após péssima temporada em 2017.

AJ Foyt, dono da equipe, comentou a escolha por um novato ao lado do experiente Kanaan: "Eu queria um novo começo", disse.

"Acho que a combinação de um piloto experiente como Tony com um garoto com vontade como Leist irá funcionar. O vi na Lights este ano e ele venceu a Indy 100 (principal prova da categoria). Sei que ele tem muito a aprender, mas creio que ele irá aprender muito rapidamente. Acho que será muito bom na Indy", continuou o chefe.

Leia a reportagem exclusiva no DIÁRIO MOTORSPORT.

Matheus Leist e Tony Kanaan (Foto: Reprodução/Twitter)

Aos 19 anos, Leist é no momento o piloto mais jovem do grid da Indy. Enquanto isso, Kanaan é o piloto com mais experiência na categoria, entrando em sua temporada de número 21.

"É um momento muito especial para minha carreira e sou muito agradecido por tudo que está acontecendo", comentou o jovem brasileiro.

"Às vezes é difícil acreditar que estarei pilotando pela lenda AJ Foyt. E ter Tony Kanaan como companheiro é incrível porque é um ídolo desde que eu era criança. Tony e eu somos de gerações diferentes, mas mal posso esperar para estar com ele na pista e aprender o máximo que puder dele. Será um prazer", completou Leist.

Kanaan também comentou o acerto: "Estou muito feliz em tê-lo como companheiro na Foyt. Ele tem muito talento e um futuro brilhante. Estou ansioso em trabalhar junto dele e ajudar a Foyt a subir de nível", disse o campeão de 2004 da Indy.

Matheus Leist (Foto: Indy Lights)
Minutos depois que a Foyt confirmou a presença de Leist, um dos pilotos que não teve seu contrato renovado, o norte-americano Conor Daly, manifestou-se no Twitter. Colocou um gif de um homem batendo palmas, em clara ironia ao anúncio. Não demorou um minuto, e o piloto apagou a postagem.
Conor Daly não pareceu muito feliz com o anúncio de Matheus Leist (Foto: Reprodução/Twitter)

Leist teve uma ótima carreira de kartista no Brasil e foi um dos premiados na Seletiva de Kart Petrobras em edições anteriores. De lá, partiu para a Europa e conquistou a F3 Britânica.

Sem o orçamento necessário para seguir evoluindo nas categorias de base rumo à F1, o piloto de Novo Hamburgo voltou suas atenções para o automobilismo norte-americano e entrou no grid da Indy Lights em 2017.

Impressionando com uma adaptação muito rápida, faturou duas corridas em ovais, sendo uma delas a Indy 100. Com a Carlin, Leist foi quarto no campeonato. 

Leist vai usar o #41 na sua estreia na Indy. Kanaan, primeiro piloto do time, vai estampar o #14.

"Tenho corrido por 11 anos e, desde que comecei em 2006, sempre sonhei em alcançar uma categoria do mais alto nível. Sou muito agradecido por essa oportunidade e por tudo que vivi. Todo dia falo para mim mesmo que não poderia ter feito uma escolha melhor do que vir para os EUA", contou Leist.

"A Indy é uma das melhores categorias no mundo e tem a mais importante corrida do mundo (Indy 500). O campeonao é fantástico, com uma ótima combinação de corridas de pista, ovais e de rua. Todos os times podem fazer um grande trabalho", finalizou o jovem.

A Indy já teve equipes formadas só por brasileiros: Gil de Ferran e Helio Castroneves entre 2001 a 2003 pela Penske, Enrique Bernoldi e Jaime Câmara pela Conquest em 2008 e Bernoldi e Mario Moraes pela Dale Coyne também neste mesmo ano. Bruno Junqueira e Cristiano da Matta foram parceiros na Newman-Haas em 2002 pela então Champ Car.

MELHOR DE 2017 

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.