Franchitti, Kimball, Newgarden e Rahal trocam motor e perdem dez posições no grid em Detroit

Quatro pilotos da Honda fizeram trocas de motor não-autorizadas e, por isso, largarão dez posições atrás de onde se classificarem na corrida deste sábado

Dario Franchitti e Charlie Kimball, da Ganassi, Josef Newgarden, da Sarah Fisher Hartman, e Graham Rahal, da RLL, todas equipes que usam motores Honda, já perderam dez posições no grid de largada da corrida deste sábado (1), em Detroit. O quarteto realizou uma troca de motor não-autorizada pelo regulamento da Indy e, por isso, foi punido.

Os motores Honda estão rendendo bem menos que os Chevrolet em 2013 (Foto: Jamie Squire/Getty Images)

Trocas de motor podem acontecer somente quando uma unidade percorre 2000 milhas entre treinos e corridas, e as unidades que estavam acopladas nos carros desses pilotos foram utilizadas apenas nas 500 Milhas de Indianápolis.

A classificação para a primeira corrida da rodada dupla de Detroit vai acontecer na tarde desta sexta. O formato será o mesmo de todas as outras etapas realizadas em circuitos mistos: a sessão será dividida em três fases e o pole-position será conhecido após o Fast Six. No sábado de manhã, outro treino classificatório definirá as posições de largada para a corrida de domingo. Este terá os 25 pilotos divididos em dois grupos com 12 minutos de pista cada. Quem marcar o melhor tempo larga na pole.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube