Franchitti, Kimball, Newgarden e Rahal trocam motor e perdem dez posições no grid em Detroit

Quatro pilotos da Honda fizeram trocas de motor não-autorizadas e, por isso, largarão dez posições atrás de onde se classificarem na corrida deste sábado

Dario Franchitti e Charlie Kimball, da Ganassi, Josef Newgarden, da Sarah Fisher Hartman, e Graham Rahal, da RLL, todas equipes que usam motores Honda, já perderam dez posições no grid de largada da corrida deste sábado (1), em Detroit. O quarteto realizou uma troca de motor não-autorizada pelo regulamento da Indy e, por isso, foi punido.

Os motores Honda estão rendendo bem menos que os Chevrolet em 2013 (Foto: Jamie Squire/Getty Images)

Trocas de motor podem acontecer somente quando uma unidade percorre 2000 milhas entre treinos e corridas, e as unidades que estavam acopladas nos carros desses pilotos foram utilizadas apenas nas 500 Milhas de Indianápolis.

A classificação para a primeira corrida da rodada dupla de Detroit vai acontecer na tarde desta sexta. O formato será o mesmo de todas as outras etapas realizadas em circuitos mistos: a sessão será dividida em três fases e o pole-position será conhecido após o Fast Six. No sábado de manhã, outro treino classificatório definirá as posições de largada para a corrida de domingo. Este terá os 25 pilotos divididos em dois grupos com 12 minutos de pista cada. Quem marcar o melhor tempo larga na pole.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.