Ganassi encerra mistério e anuncia contratação de Kanaan para temporada 2014 da Indy

Atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e com o passe em alta, brasileiro deixa KV após três temporadas e abre novo ciclo na carreira ao lado de Scott Dixon, Charlie Kimball e do amigo Dario Franchitti, de quem já foi parceiro nos tempos de Andretti

A Ganassi aproveitou o inusitado atraso no único treino livre previsto para a rodada dupla de Houston para enfim, fazer o anúncio do ano: Tony Kanaan é o mais novo contratado da equipe e estreia com as cores do time na temporada 2014 da Indy, fechando seu ciclo na KV após três anos e uma vitória épica na edição de 2013 das 500 Milhas de Indianápolis.

Tony Kanaan e Chip Ganassi serão parceiros em 2014 (Foto: Chris Owens/IndyCar)

Com o passe em alta após o triunfo na 97ª edição da Indy 500 com um carro de um time ainda considerado médio, Kanaan soube usar as cartas que tinha na manga. Endureceu a negociação com sua atual equipe ao mesmo tempo em que passou a falar não só com Chip Ganassi como também com a Joe Gibbs para, quem sabe, tentar um novo rumo na Nascar.

 
Os rumores a respeito da confirmação de um acerto com uma das equipes mais vitoriosas da Indy cresceram consideravelmente nas últimas semanas, sobretudo na imprensa norte-americana. A certeza, no entanto, só veio nesta sexta-feira (4): enquanto funcionários da categoria remendavam uma vala aberta na curva 1 do traçado de Houston, que recebe neste fim de semana a última rodada dupla de 2013, a turma da Ganassi se apressou para convocar uma coletiva de imprensa fora do previsto e anunciou aquela que, ao lado da volta de Juan Pablo Montoya à categoria junto à Penske, é a maior novidade para 2014.

O brasileiro, naturalmente, exaltou o atual momento. "Eu não poderia estar mais feliz por me juntar a esta organização. Eles são referência para as outras equipes da Indy", afirmou. "Chip criou uma organização fantástica que alcançou sucesso por uma única razão: vencer, tanto corridas quanto campeonatos. Mal posso esperar para estar aqui no próximo ano. Este é um grande dia para mim", comemorou, entusiasmado, o mais novo membro do time.
 
Kanaan correrá no quarto carro da Ganassi e será companheiro de equipe de Scott Dixon, Charlie Kimball e do amigo Dario Franchitti – de quem já foi parceiro nos tempos de Andretti – sob as cores da NTT Data, gigante japonesa do ramo das telecomunicações que será a patrocinadora principal do novo carro #11 do brasileiro.

Jim Campbell, Tony Kanaan e Chip Ganassi durante coletiva em Houston (Foto: John Cote/IndyCar)

Da Tasman à Ganassi: o ponto alto da carreira de Tony

Campeão da Indy Lights em 1997, 'TK' chegou à Indy em 1998, pela Tasman. Conquistou dois pódios em sua temporada de estreia, nas etapas de Laguna Seca e Houston. No ano seguinte, pela Forsythe, venceu pela primeira vez, em Michigan. De 2000 a 2002, correu na Mo Nunn, onde teve pouco sucesso, e somente em 2003, ao se transferir para a Andretti, teve um carro verdadeiramente competitivo nas mãos. 
 
O primeiro e até agora único título do brasileiro veio em 2004. Entre 2005 e 2009, esteve sempre na luta pelo campeonato, mas encerrou sua passagem pelo time de Michael Andretti após a temporada 2010. Na KV do amigo Jimmy Vasser, sofreu durante três longos anos com o desempenho instável da escuderia, mas atingiu a glória máxima ao vencer a edição de 2013 das 500 Milhas de Indianápolis – cartada determinante para a definição de seu futuro. Ao todo, foram 16 vitórias, 16 poles e 64 pódios em 274 largadas.
 
Às vésperas de completar 39 anos e consagrado como ídolo e estrela do automobilismo norte-americano, Kanaan chega à maior equipe de sua trajetória na Indy com todas as credenciais para voltar a lutar diretamente por títulos – sobretudo pelo fato de a Ganassi ter confirmado que trocará os motores Honda pelos Chevrolet para 2014.
 
Um novo ciclo se abre para Tony, e tudo indica que será um ciclo de glórias. Mais um.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube