Guia Indy 2015: Chip Ganassi Racing

A Ganassi não teve o melhor dos anos em 2014, apesar da vitória de Tony Kanaan na prova derradeira em Fontana. Passando por mudanças, a equipe passou por uma transição. Agora, vê-se novamente pronta para brigar com a Penske

Sede: Indianápolis, Indiana
Motor: Chevrolet
Principais dirigentes: Chip Ganassi, Félix Sabates e Mike Hull
Em 2014: 3º lugar (Scott Dixon), 7º lugar (Tony Kanaan), 11º lugar (Ryan Briscoe) e 14º lugar (Charlie Kimball)
Melhor resultado: 10 títulos (1996-1999, 2003, 2008-2011 e 2013)

SEM DARIO FRANCHITTI e no primeiro ano com a Chevrolet como fornecedora, a Ganassi viveu um 2014 um tanto quanto diferente. Foi mais um ano de conhecer os novos aspectos e Tony Kanaan, o novo piloto do carro #10. Uma primeira metade de campeonato bem ruim deu lugar a um final consolável. Scott Dixon venceu duas corridas e foi terceiro na classificação geral, enquanto Kanaan foi o vencedor em Fontana.

Nos testes do Alabama, Dixon mostrou o que deve ser a realidade de 2015: vai brigar com Power, Castroneves, Pagenaud, Montoya e quem mais aparecer. O dono de três títulos é simplesmente o piloto mais confiável da categoria e torna o carro que estiver guiando ainda melhor. Vai ser interessante ver se Kanaan consegue fazer com que os grandes momentos não sejam apenas esporádicos como no ano passado. Só que, ao contrário da Penske, a Ganassi não tem apenas pilares no volante. Charlie Kimball está bem atrás dos companheiros. Já Sage Karam, por enquanto confirmado apenas em St. Pete, é talentoso, mas ainda cru.

Sage Karam é o grande favorito ao prêmio de calouro do ano em 2015. Único novato entre os oito pilotos das duas grandes equipes da categoria, o americano chega à Indy com status de grande promessa.

O currículo de Karam impõe respeito. Em quatro anos, o piloto de 20 anos escalou as três categorias de acesso à Indy com títulos na F2000 e na Lights. Em 2014 o piloto recebeu a chance de fazer sua primeira prova na categoria principal e deixou excelente impressão. Karam chegou em nono nas 500 Milhas de Indianápolis.

Scott Dixon é tido como a principal ameaça ao bicampeonato da Penske. E não é de graça. O neozelandês é tricampeão da categoria e fez uma segunda metade de campeonato em 2014 muito forte.

Todo cuidado com o piloto da Ganassi é pouco. Se o começo de ano do time de Chip não for tão ruim quanto foi em 2014, as chances de título são excelentes para Dixon. Talento, ele tem de sobras.

Tal qual o companheiro Scott Dixon, Tony Kanaan foi outro que teve uma segunda metade de temporada muito forte em 2014. A boa arrancada do brasileiro culminou com uma expressiva vitória na prova de encerramento do campeonato em Fontana, seu único triunfo em 2014.

Experiente, Kanaan é outro piloto que já não tem mais o que provar. Campeão da categoria em 2004, o baiano – recebendo da Ganassi um equipamento que possa competir com a Penske – é, sim, candidato ao título da Indy em 2015.

Se Dixon e Kanaan tiveram claras evoluções com a temporada 2014 já em andamento, o mesmo não pode ser dito para Charlie Kimball. O inglês naturalizado americano teve um ano bastante fraco, alcançando apenas um pódio em todo o campeonato.

Apesar do fraco desempenho – o pior da Ganassi em 2014 – Kimball foi mantido na equipe, enquanto Ryan Briscoe, que foi levemente superior no ano passado, ficou de fora, sendo trocado pela jovem promessa Sage Karam.

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