Guia Indy 2018: Com cada vez menos espaço na Bandeirantes, Indy tem clima de incerteza para público brasileiro

Faltam poucos dias para a temporada 2018 da Indy começar, mas ainda não está claro como a Bandeirantes vai fazer para encaixar as corridas na grade. As dúvidas surgem justamente em um momento de otimismo para o público brasileiro, com quatro pilotos confirmados na competição

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O público fã de pilotos brasileiros teve boas notícias ao longo do período de férias da Indy. Não só Tony Kanaan garantiu presença no grid por mais um ano como também surgiram dois novos rapazes com capacidade para carregar o legado nacional no automobilismo americano – Matheus Leist e Pietro Fittipaldi. Até Helio Castroneves segue, mesmo que só nas provas de Indianápolis. Dá para dizer que é um momento de otimismo para o país na categoria. E, justamente agora, a Indy leva um duro golpe na televisão brasileira: dias antes da abertura do campeonato com o GP de São Petersburgo, não se sabe ao certo como a Bandeirantes vai encaixar a atração na grade.
 
Isso porque boa parte do espaço dominical da emissora paulista foi tomada de assalto por José Luiz Datena. As tardes de domingo, faixa clássica para as corridas da Indy, ficam ocupadas por um novo programa de auditório do famoso apresentador. De uma hora para outra, 12 das 17 etapas da categoria ficam ameaçadas na TV aberta. Existe a possibilidade de irem para a TV a cabo, via BandSports. Assim como também pode acontecer de simplesmente não serem transmitidas ao vivo. Dias antes do início da temporada, a emissora só garante o GP de São Petersburgo e as 500 Milhas de Indianápolis.
Falta pouco para o GP de St. Pete. E não se sabe quantas corridas vão passar na TV (Foto: Indycar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

E olha que o clima de incerteza já esteve pior. Poucas semanas atrás Téo José, grande narrador da Indy na Bandeirantes, foi demitido e assinou com o Fox Sports. Enquanto isso, Felipe Giaffone esperava um contato da emissora para seguir como comentarista – contato esse que tardou, mas veio. Eduardo Vaz foi o escolhido pela emissora para trabalhar nas corridas seja na TV aberta ou no BandSports.
 
A questão é que, independente do rumo a ser tomado pela Bandeirantes, fica claro o desprestígio da Indy. É um produto com potencial para o mercado brasileiro, mas que nunca foi bem tratado. Depois de tentativas falhas de promover a categoria no país – como a corrida em São Paulo, realizada entre 2011 e 2013 –, parece que virou apenas uma forma de preencher a grade. Agora com Datena disposto a fazer o mesmo, a Indy começa a perder função – e rapidamente.
Matheus Leist é a nova cara do Brasil na Indy (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Mas também é preciso fazer um contraponto. Apesar das boas expectativas geradas pelos brasileiros em 2018 – dois jovens pilotos estreando, um deles carregando sobrenome lendário –, o país pouco fez na categoria nos últimos anos. Kanaan foi o único campeão do Brasil, e isso em 2004. Nas últimas três temporadas, apenas uma vitória – de Helio Castroneves, no GP de Iowa de 2017. A gente realmente pode exigir que a Bandeirantes tenha paciência com o futuro tupiniquim no automobilismo americano?
 
Tudo leva a crer que 2018 começa a encerrar um ciclo para a Indy na televisão brasileira. Achar que a postura da Bandeirantes é certa ou errada não muda isso. De um jeito ou de outro, trata-se de um momento sombrio para a Indy no Brasil. E sem expectativa de avanços no horizonte.
GUIA INDY 2018

Kanaan abre 2018 em busca de fortalecimento da Foyt ao lado do ‘Biro-Biro’ LeistFocado nos EUA, Leist parte para estreia na Indy ao lado do "ídolo" KanaanPietro Fittipaldi revela conselhos de avô e 'tios' e ajuda do "nota 10" Kanaan

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.