Se alguém disser que esperava Colton Herta na liderança da maioria dos testes de pré-temporada da Indy em Austin ou é louco ou está mentindo. Fato é que, no meio de uma grave crise pela qual passava a Harding, o americano liderou três das quatro sessões e ficou no segundo lugar na outra. Pintou o grande favorito ao título?
Não, não pintou. É óbvio que o resultado conquistado pela Harding é impactante e o carro parece mesmo ser bem rápido, mas ainda trata-se de uma equipe com poucos recursos, em crise que fez perder Pato O'Ward e muito provavelmente o segundo carro e com poucos funcionários na comparação com outros times do grid. Some isto ao fato de que a Harding tem a Andretti como parceira para entender quem sai, de fato, como a principal força dos testes coletivos.
Uma das três gigantes do grid, a Andretti sempre é um favorita natural, mas, além de ter conseguido tempos parecidos com os de Herta com Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay, ainda vai aproveitar tudo que a Harding fez de bom em Austin e, se o carro do quase novato for mesmo bom desse jeito, melhor para a Andretti, que vai saber bem mais evoluir em cima de uma boa base.
Alexander Rossi foi destaque no Circuito das Américas (Foto: IndyCar)
Pré-temporada não deve ser parâmetro para conclusões definitivas ou palpites que não tenham margem de erro, mas a Andretti foi quem mais chamou a atenção entre as reais favoritas. Outro ponto importante é que o Circuito das Américas é um traçado misto, tipo de pista em que a Penske liderou na primeira metade de 2018 e perdeu a mão na segunda, com a Honda de Andretti e Ganassi tomando o protagonismo.
Mas a margem de distância da Andretti para a Penske – e até para a Ganassi – nem foi tão grande assim, num sintoma de que o trio-de-ferro da Indy pode muito bem chegar equiparado em São Petersburgo e nas demais provas do início do calendário. Chama mesmo a atenção o fato de o time de Michael Andretti ter uma parceira despontando tão bem.
Se Honda e Chevrolet não parecem assim tão distantes entre as gigantes, dá quase para cravar que, pelo menos por enquanto, os méritos são todos da Penske. Isso porque, se analisarmos friamente, fora o quarteto da Penske, todos os demais carros da Chevrolet – e aí entram, inclusive, as Foyt de Tony Kanaan e Matheus Leist – ocupam sete dos dez últimos lugares, sendo os cinco piores tempos no combinado dos testes da marca americana.
Colton Herta foi a surpresa no Circuito das Américas (Foto: IndyCar)
Isso é um sinal preocupante, afinal, a Honda foi consideravelmente superior em 2018, o primeiro ano dos kits universais. Outro fator importante é a distância nem tão curta de Graham Rahal – o melhor do resto do pelotão – para os melhores carros de Andretti, Penske e Ganassi. Tirando a Harding e Herta, ninguém conseguiu efetivamente se meter na briga das maiores forças do grid.
É obviamente cedo para qualquer tipo de previsão, mas não foi uma semana das mais animadoras para a Chevrolet e, ainda que a Ganassi e a Penske estejam lá, é a Andretti quem sai mais forte do solo texano.
Indy 2019, Pré-temporada, Circuito das Américas, tempos combinados
1 | C HERTA | Harding Honda | 1:46.640 | |
2 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:46.854 | +0.214 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:47.104 | +0.464 |
4 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:47.176 | +0.536 |
5 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:47.212 | +0.572 |
6 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:47.294 | +0.654 |
7 | G RAHAL | RLL Honda | 1:47.366 | +0.726 |
8 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:47.368 | +0.728 |
9 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 1:47.538 | +0.898 |
10 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:47.597 | +0.957 |
11 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:47.663 | +1.023 |
12 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 1:47.695 | +1.055 |
13 | T SATO | RLL Honda | 1:47.718 | +1.078 |
14 | M ERICSSON | SPM Honda | 1:47.796 | +1.156 |
15 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:47.889 | +1.249 |
16 | R ENERSON | Carlin Chevrolet | 1:47.909 | +1.269 |
17 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:47.999 | +1.359 |
18 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 1:48.017 | +1.377 |
19 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 1:48.149 | +1.509 |
20 | Z VEACH | Andretti Honda | 1:48.189 | +1.549 |
21 | E JONES | Carpenter Chevrolet | 1:48.196 | +1.556 |
22 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:48.364 | +1.724 |
23 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 1:48.399 | +1.759 |
24 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 1:48.555 | +1.915 |
25 | K KAISER | Juncos Chevrolet | 1:48.850 | +2.210 |