Castroneves fala em classificação “difícil” e admite: “Tempo de ficar do outro lado do pit”

Helio Castroneves explicou as condições complicadas da classificação da Indy em Road America, mas também admitiu que é momento para se dedicar fora das pistas

Helio Castroneves destacou as difíceis condições durante a classificação do GP de Road America da Indy, que teve início sob pista muito molhada e término com condições para usar pneus slick. O brasileiro foi eliminado ainda na primeira parte da sessão, quando rodou e causou bandeira vermelha, portanto, vai largar na 27ª e última posição. Sócio da Meyer Shank, o brasileiro reconheceu que é “tempo de estar do outro lado do pit”.

Após bom desempenho das 500 Milhas de Indianápolis apesar do 20º lugar, Castroneves encarou o retorno aos circuitos mistos da Indy para substituir Tom Blomqvist, afastado do #66 após erro bisonho na primeira curva da Indy 500. Neste sábado (8), o brasileiro destacou as difíceis situações para pilotar o carro com a pista bastante molhada.

“As condições estavam melhores do que no treino livre de manhã. Tentei fazer o que [Felix] Rosenqvist tinha feito, mas os pneus deslizaram, mesmo passando pela mesma área que ele. Aqui é um lugar onde pode acontecer de tudo, porém, acho melhor que esteja seca a pista”, declarou Castroneves.

“Tinha bem menos água, mas não estava seco. Uma situação complicada para gerenciar. Não consegui chegar na temperatura ideal, algo bem difícil nessa condição, mas é o mesmo para todos. Cometi um pequeno erro, que foi uma pena para Felix, que estava em uma grande volta”, completou.

Helio Castroneves vai deixar o #66 e dedicar à Indy 500 e à direção da Meyer Shank (Foto: IndyCar)

Por fim, Castroneves deixou claro que é tempo de retornar a ocupar posições administrativas na equipe que é sócio, além de voltar o foco para as 500 Milhas de Indianápolis de 2025 — única corrida que está confirmado na Indy daqui por diante. A partir de Laguna Seca, etapa do próximo dia 23, David Malukas será o titular no #66.

“Era para David estar na McLaren, mas teve aquele problema na mão, no qual ele não está 100% ainda. Do nosso lado, não sabemos o que vai acontecer, porém, acho que foi uma grande decisão. Malukas tem um futuro brilhante pela frente. Falei que deveria estar no carro e eu do outro lado do pit, pois é meu tempo de estar por aqui”, encerrou.

O GP de Road America da Indy tem largada marcada para às 16h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com transmissão de TV Cultura, ESPN e Star+, e com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.