‘Holiday Indy’: Carpenter abusa da consistência, assombra rivais e vira principal favorito à pole para Indy 500

Ed Carpenter deixou mais do que claro que será o favorito à pole neste domingo (17) em Indianápolis. O norte-americano levantou os torcedores no famoso oval ao cravar, apenas em sua segunda tentativa, o tempo de 2min36s073

ELE NEM QUERIA sair uma segunda vez neste sábado (17), tamanha era a confiança no potencial do carro #20 no histórico oval. Conhecedor de Indianápolis e já dono de uma pole para Indy 500 em 2013, Ed Carpenter assombrou uma vez mais seus concorrentes. O norte-americano liderou o início da classificação, chegou a ser superado, é bem verdade, mas voltou com tudo depois da interrupção que a chuva que provocou no meio da sessão, para cravar a melhor sequência de quatro voltas do dia, em 2min36s073, em uma velocidade de 230.661 mph. Assim sendo, ninguém foi mais veloz que Ed hoje.

Portanto, diante da facilidade com que ele alcançou suas marcas, fica difícil não colocá-lo em uma posição de favorito amanhã. O próprio Carpenter se põe neste posto, ajudado pelo fato de ter também colocado entre os nove primeiros seu segundo carro, aqui guiado por JR Hildebrand. A equipe simplesmente fez frente às poderosas Penske, Andretti e Ganassi — está última, aliás, viveu um dia de cão, no qual não conseguiu levar seus pilotos mais à frente na tabela de tempos.

Ed Carpenter, soberano em Indy (Foto: IndyCar)

A questão agora é saber quem pode parar Carpenter, especialmente nesse novo formato de classificação — principal esperança dos rivais. Apesar do desempenho impecável até aqui, Carpenter também vê a disputa da pole muito mais complicada. Afinal, cada piloto terá apenas uma chance. Por isso, Ed veio com um ar de preocupação, quando perguntado sobre a posição de honra do grid. Para ele, a chave está na consistência. “É isso que vai fazer a diferença amanhã, sem dúvida. O ponto é saber tomar a decisão certa na hora certa”, disse.

 cobertura 'in loco' da Indy 500 no GRANDE PRÊMIO
 As imagens deste sábado da Indy em Indianápolis
icone_TV  A programação do fim de semana do automobilismo  

Mas isso o veterano tem de sobra. A constância de seu desempenho é a grande arma aqui. Hoje, apenas em uma volta, Carpenter ousou andar em 229 mph. Foi na primeira da tentativa inicial. Todas as outras, incluindo, a sequência que o garantiu na frente foram feitas na casa de 230. 

Helio Castroneves, que aparece como um dos principais adversários de Carpenter, concorda que a regularidade será o ponto de desequilíbrio. O brasileiro entende que voltas constantes serão uma garantia de uma posição mais à frente. O piloto de Roger Penske, entretanto, reconheceu o domínio do rival e disse que será preciso melhorar um pouco mais para alcançá-lo. “Precisamos encontrar um pouco mais de velocidade amanhã”, admitiu.

Além da equipe da Carolina do Norte, quem deve surgir como intruso — de novo — é o colombiano Carlos Muñoz, que no ano passado já foi segundo no grid, posição que repetiu na corrida. Na verdade, a Andretti aparece como uma espécie de terceira força.

O domingo em Indy, na verdade, verá duas classificações distintas. Uma primeira, que definir as posições de décimo a 30ª. E aí é que entra Tony Kanaan e sua Ganassi. E a pole. Que será certamente um capítulo a parte.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' as 500 Milhas de Indianápolis com os repórteres Victor Martins e Evelyn Guimarães. Para acompanhar o noticiário completo, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.