Honda perde 50 pontos no campeonato de fabricantes de motores por trocas não-autorizadas em Indianápolis

As trocas de cinco motores que ainda não haviam completado a milhagem mínima exigida pelo regulamento resultaram em uma punição de 50 pontos para a japonesa Honda após as 500 Milhas de Indianápolis

A Indy confirmou nesta quarta-feira (28) que a Honda perdeu 50 pontos no campeonato de fabricantes de motores por causa de cinco trocas não-autorizadas realizadas em Indianápolis, desrespeitando a regra 16.5.1, que diz respeito à milhagem mínima exigida pelo regulamento.

As trocas foram efetuadas nos carros Takuma Sato, Graham Rahal, Justin Wilson, James Hinchcliffe e Carlos Muñoz. Cada troca custou dez pontos para a Honda.

Com Hunter-Reay, Honda venceu 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez desde 2011 (Foto: Beto Issa)

Com isso, a classificação do campeonato das duas fornecedoras agora tem a Chevrolet com 55 pontos de vantagem.

Modificações nos motores também resultaram em punições para cinco pilotos por iniciarem trocas antes da milhagem mínima ser atingida. Foram eles Jacques Villeneuve, Oriol Servià, Martin Plowman e Alex Tagliani.

As penalizações ainda podem ser contestadas pelos times.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.