Hunter-Reay aproveita melhor rendimento nas voltas finais e vence no Alabama. Castroneves é terceiro
O piloto da Andretti se recuperou o início ruim de campeonato e conquistou a vitória na segunda prova da temporada. Terceiro colocado, Helio Castroneves assumiu a liderança do campeonato. Com 79 pontos, o brasileiro está à frente de Scott Dixon e do próprio Hunter-Reay
As imagens do domingo no Alabama estão na supergaleria do GP |
Ryan Hunter-Reay não começou bem a temporada em São Petersburgo ao ficar bem longe da disputa pelas primeiras colocações. De olho em uma recuperação na tabela, o atual campeão cruzou a linha de chegada na primeira posição e venceu o GP do Alabama ao ter um rendimento melhor no terço final da corrida com o novo jogo de pneus. Piloto da Ganassi, Scott Dixon ainda tentou chegar em Hunter-Reay, mas acabou a prova logo atrás do vencedor.
Helio Castroneves fez uma corrida boa e chegou a liderar algumas voltas, mas acabou não conseguindo o melhor desempenho após sua última parada e cedeu posições para o piloto da Andretti e Dixon. Charlie Kimball fez uma prova muito boa e terminou em quarto, com Will Power fechando o grupo dos cinco melhores.
Simon Pagenaud, Marco Andretti, Justin Wilson, Josef Newgarden e Tristan Vautier encerraram a etapa entre os dez melhores. Sem o mesmo desempenho da estreia, Tony Kanaan finalizou a corrida em Barber apenas na 13ª colocação. Trabalhando para se adaptar ao novo carro, Bia Figueiredo não conseguiu completar a etapa e abandonou na volta 65.
Relacionadas
Com os resultados em Barber, Castroneves assumiu a liderança do campeonato após duas provas disputadas. Com 79 pontos, ele tem nove de vantagem para Dixon, o segundo colocado. A vitória colocou Hunter-Reay em terceiro, com 66. Com 30 a menos que o líder, Kanaan ocupa a sétima posição.
A próxima corrida acontece em Long Beach, no dia 21 de abril.
Confira como foi a corrida no Alabama
Pronto para a largada, os pilotos formaram as filas duplas e a bandeira verde foi acionada pela organização exatamente às 16h40 (horário de Brasília). Pole-position, Ryan Hunter-Reay conseguiu manter a primeira colocação. Quem fez um excelente início de prova foi Tristan Vautier, que assumiu o segundo posto ao fazer uma ultrapassagem. Marco Andretti pulou para terceiro – ele largou em sétimo.
Helio Castroneves não conseguiu fazer um bom começo e acabou caindo para décimo. Charlie Kimball, Justin Wilson, Scott Dixon, Sebastian Saavedra, Will Power e A.J Allmendinger completavam os dez melhores da corrida naquele momento. Tony Kanaan ganhou uma posição e era 18º, enquanto Bia Figueiredo avançou e estava em 24º.
Logo na segunda volta, Graham Rahal tocou em Oriol Servià e o espanhol bateu forte no muro. Por isso, a bandeira amarela foi acionada, mas isso não poupou James Hinchcliffe de bater e abandonar a corrida.
Confira a classificação da Indy após duas etapas |
Três voltas depois, a corrida recomeçou e Hunter-Reay manteve a ponta e abriu mais de 0s7 de vantagem para Vautier. Castroneves não foi feliz na relargada e acabou perdendo uma posição, diferente de Allmendinger que deixou Power para trás. Líder da corrida, o atual campeão estava virando mais de 0s5 mais rápido que o francês. Um pouco mais atrás, Kimball estava abrindo vantagem para Marco Andretti, o quarto colocado.
O primeiro a fazer sua parada nos boxes para troca de pneus foi Oriol Servià. Três voltas depois foi a vez de Castroneves mudar, e assim a janela de paradas foi aberta. A corrida seguia pouco movimentada na volta 20, quando poucas ultrapassagens aconteciam naquele momento.
Tentando animar um pouco a prova, Kimball tentou ultrapassar Vautier, mas acabou não conseguindo e ainda perdeu contato com o único estreante da temporada. Graças a um erro bobo de Tristan, Charlie se reaproximou e tentou passar o concorrente, entretanto não teve sucesso. Mais pilotos fizeram suas paradas nos boxes, entre eles o líder Hunter-Reay. Helinho se deu bem e assumiu a terceira colocação, enquanto seu companheiro de equipe, o australiano Power, pulou para primeiro.
Com todos com suas paradas feitas, o atual campeão retomou a ponta, com Castroneves em segundo e Kimball em terceiro. Bem mais atrás dos primeiros colocados, Tony ainda sofria com sua KV e estava na modesta 20ª posição na volta 33 da segunda prova do ano.
Power, Franchitti e Pagenaud estavam separados por pouco mais de 0s5 e a disputa pela quinta colocação estava bem animada. À frente, Helinho antecipou sua parada para tentar vencer a corrida e manter o domínio da Penske na pista. De olho na vitória, a Andretti também chamou Hunter-Reay e o americano fez sua parada nos boxes. O brasileiro da Penske voltou atrás de Vautier, enquanto Ryan retornou em terceiro.
Segurando o ritmo do piloto da Andretti, Power acabou ajudando seu companheiro de equipe na disputa pela vitória, já que Castroneves se aproximou dos dois. E Hunter-Reay até tentou a ultrapassagem, mas sem sucesso. Helio foi para cima de Ryan, os dois se tocaram e o brasileiro levou a melhor para assumir o segundo posto.
E o momento de Helinho na corrida era muito bom, e ele aproveitou para fazer a ultrapassagem em Power, deixando o australiano segurando Hunter-Reay, o terceiro colocado. Em duas voltas, o brasileiro abriu uma larga vantagem para os dois. Mais uma vez, a corrida ficou sem grandes disputas perto de completar a segunda metade da prova. Takuma Sato tentou dar uma animada da prova ao ultrapassar Sebastian Saavedra.
Na volta 66, uma nova rodada de paradas nos boxes foi inaugurada, e Castroneves trocou seus pneus duas voltas depois. Em seguida, Hunter-Reay também fez sua parada e seguida marcando de perto o líder da prova, e o piloto da Andretti estava indo muito bem com o novo jogo de pneus e se aproximou do brasileiro.
Até que Helinho não conseguiu segurar o ímpeto do concorrente e cedeu. No embalo, Dixon também se aproximou do agora segundo colocado e também deixou o piloto da Penske em terceiro. E parece que a troca de pneus da Penske não foi boa. Power também perdeu rendimento e acabou sendo ultrapassado por Kimball, e ainda enfrentou a pressão de Pagenaud.
Apesar de apresentar um ritmo melhor que Hunter-Reay, Dixon não conseguia uma boa aproximação, mas ensaiou uma reação ao tirar 0s4 na volta 85. Ainda assim, o dono do carro número 1 ficou com a vitória.
Indy, GP do Alabama, Final:
1 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Chevrolet | 1:52:04.545 | 90 voltas |
2 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +0.636 | |
3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | +17.045 | |
4 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | +20.616 | |
5 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | +26.646 | |
6 | Simon PAGENAUD | FRA | Sam Schmidt Honda | +27.299 | |
7 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Chevrolet | +27.717 | |
8 | Justin WILSON | ING | Dale Coyne Honda | +30.550 | |
9 | Josef NEWGARDEN | EUA | Fisher Hartman Honda | +41.102 | |
10 | Tristan VAUTIER | FRA | Schmidt Peterson Honda | +50.644 | |
11 | Alex TAGLIANI | CAN | Bryan Herta Honda | +58.045 | |
12 | Ernesto VISO | VEN | Andretti Chevrolet | +1:01.433 | |
13 | Tony KANAAN | BRA | KV Chevrolet | +1:01.683 | |
14 | Takuma SATO | JAP | Foyt Honda | +1:03.115 | |
15 | Oriol SERVIÀ | ESP | DRR Chevrolet | +1:03.149 | |
16 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dragon Chevrolet | +1:07.688 | |
17 | JR HILDEBRAND | EUA | Panther Chevrolet | +1:09.744 | |
18 | Simona DE SILVESTRO | SUI | KV Chevrolet | +1:09.913 | |
19 | AJ ALLMENDINGER | EUA | Penske Chevrolet | +1:11.055 | |
20 | Sebastian SAAVEDRA | COL | Dragon Chevrolet | +1:11.652 | |
21 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +1:14.038 | |
22 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
23 | James JAKES | ING | RLL Honda | +4 voltas | |
24 | Bia FIGUEIREDO | BRA | Dale Coyne Honda | NC | |
25 | Dario FRANCHITTI | ESC | Ganassi Honda | NC | |
26 | James HINCHCLIFFE | CAN | Andretti Chevrolet | NC |