Hunter-Reay surpreende Power no fim e crava pole-position do GP do Alabama. Castroneves é sexto
Atual campeão não fez uma boa primeira corrida, mas ensaiou uma recuperação ao cravar a pole-position neste sábado (6). Ele quebrou o domínio de três temporadas da Penske na pole da etapa
Buscando a recuperação após uma primeira corrida abaixo do esperado, Ryan Hunter-Reay conquistou a pole-position do GP do Alabama, neste sábado (6). Com o cronometro zerado, o piloto da Andretti conseguiu 1min07s087 e vai largar na primeira colocação. O resultado acaba com o domínio da Penske na pista após três temporadas com apenas pilotos da equipe largando na primeira posição.
O segundo posto ficou com Will Power, que liderou boa parte da fase final da atividade, mas acabou sendo superado nos segundos finais. Com a exclusão da Takuma Sato do Fast Six, Tristan Vautier herdou a última vaga e fez bonito ao ficar com a terceira colocação. Scott Dixon, Charlie Kimball e Helio Castroneves completam o grupo dos seis melhores. Marco Andretti, Justin Wilson, Sebastian Saavedra e A.J Allmandinger fecharam o top-10. Com a punição, Sato amargou a última colocação da segunda fase – a 12ª.
Tony Kanaan, 19º, e Simona de Silvestro, 14ª, ambos da KV, não foram bem e ficaram de fora das fases decisivas da atividade. Bia Figueiredo ainda não encontrou seu melhor rendimento, acabou na última colocação do grupo 1 e larga na penúltima posição.
A segunda corrida da temporada acontece neste domingo (7).
Confira como foi o treino classificatório
Grupo 1
O primeiro grupo contou com Takuma Sato, Sebastian Saavedra, Dario Franchitti, Scott Dixon, Graham Rahal, Charlie Kimball, A.J Allmendinger, Sébastien Bourdais, Tony Kanaan, Bia Figueiredo, Alex Tagliani, Ryan Hunter-Reay e Simon Pagenaud. E a atividade começou movimentada, com mais da metade do grupo na pista nos primeiros três minutos.
Dixon, com 1min08s547, tinha a melhor marca pouco antes do final da primeira metade dos dez minutos que o primeiro grupo tem na pista. Os tempos caíram um pouco, mas o neozelandês seguiu na primeira colocação, com Kimball em segundo e Bourdais em terceiro.
Nos minutos finais, os seis primeiros colocados fizeram tempos na casa de 1min07s, mas quem fez uma marca excelente foi Dixon, que foi o primeiro a andar na casa de 1min06s em todo fim de semana – 1min06s775 foi o tempo dele. Hunter-Reay entrou na pista e foi apenas 0s243 mais lento que a marca do piloto da Ganassi.
No fim, além de Dixon e Hunter-Reay, Sato, Saavedra, Kimball e Allmendinger avançaram à segunda fase do treino. Franchitti, Kanaan e Bia Figueiredo ficaram fora.
Grupo 2
A segunda parte da atividade contou com Helio Castroneves, JR Hildebrand, Simona de Silvestro, Will Power, Tristan Vautier, Oriol Servià, Justin Wilson, Josef Newgarden, James Jakes, EJ Viso, Ed Carpenter e Marco Andretti. E 11 dos 13 não deixaram para adiar a entrada na pista e fizeram isso logo que a bandeira verde foi acionada.
Mostrando que vive grande fase, De Silvestro logo assumiu a primeira colocação, mas seu 1min09s068 foi batido por Viso, 0s209 mais rápido. Logo Wilson também ultrapassou a suíça da KV e ficou atrás do venezuelano da Andretti. Um surpreendente Carpenter pulou para primeiro faltando menos de quatro minutos para o final da sessão.
Castroneves baixou a marca de Ed em quase 0s5 e pulou para primeiro, mas logo foi superado por Power, o primeiro a se aproximar mais da marca de Dixon no primeiro grupo. Em um treino com tempos piores, mas também equilibrado, as marcas estavam caindo mais e mais nos minutos finais.
Nenhum dos pilotos do segundo grupo conseguiu entrar na casa de 1min06s, mas o 1min07s120 feito por Vautier foi o suficiente para colocá-lo na ponta. Wilson, Power, Castroneves, Jakes e Andretti completaram os seis melhores.
Grupo 3
Quando o relógio apontava exatamente 13h pelo horário de Brasília, a bandeira verde da última fase da classificação foi acionada. E Dixon tratou de se colocar na ponta, quase 1s à frente de Kimball. Nos primeiros três minutos, apenas os dois, mais Sato e Helinho, entraram na pista.
Com metade do tempo passado, apenas Allmendinger estava na pista. Todos os outros estavam nos boxes esperando o melhor momento para retornar ou entrar pela primeira vez. E o carro número 2 da Penske conseguiu o segundo posto.
A parte final da atividade ficou bastante movimentada, com os 12 pilotos na pista. Com o melhor tempo do final de semana, Dixon não teve dificuldades para conseguir a primeira colocação da penúltima parte da classificação. Atrás dele, Hunter-Reay, Kimball, Sato, Power e Castroneves também avançaram.
Fast Six
A última fase do treino acabou contando com uma troca. Punido por bloquear Wilson, Sato ficou de fora da sessão. Com isso, Vautier avançou à fase final do treino. Dixon, Power e Castroneves foram os primeiros na pista, com o neozelandês logo pulando para primeiro. Mas logo a sessão ficou sem movimentação, já que todos os carros estavam nos boxes.
Com menos de três minutos para o final, todos os carros estavam na pista. Power detinha o melhor tempo e conseguiu baixar ainda mais sua marca anterior. Dixon vinha atrás, apenas 0s137 mais lento. Quem também vinha bem era Kimball.
Mas foi Hunter-Reay que surpreendeu e, com 1min07s087, acabou ficando com a pole-position do GP do Alabama. Power ficou com a segunda colocação e o ótimo Vautier foi o terceiro melhor classificado.
Relacionadas
Indy, GP do Alabama, Grid de largada:
1 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Chevrolet | 1:07.087 | ||
2 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | 1:07.330 | +0.243 | |
3 | Tristan VAUTIER | FRA | Schmidt Peterson Honda | 1:07.361 | +0.274 | |
4 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | 1:07.364 | +0.277 | |
5 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | 1:07.498 | +0.411 | |
6 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | 1:07.510 | +0.423 | |
7 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Chevrolet | 1:07.489 | +0.402 | |
8 | Justin WILSON | ING | Dale Coyne Honda | 1:07.496 | +0.409 | |
9 | Sebastian SAAVEDRA | COL | Dragon Chevrolet | 1:07.631 | +0.544 | |
10 | AJ ALLMENDINGER | EUA | Penske Chevrolet | 1:07.696 | +0.609 | |
11 | James JAKES | ING | RLL Honda | 1:07.883 | +0.796 | |
12 | Takuma SATO | JAP | Foyt Honda | 1:08.956 | +1.869 | |
13 | Simon PAGENAUD | FRA | Schmidt Peterson Honda | 1:07.240 | +0.153 | |
14 | Simona DE SILVESTRO | SUI | KV Chevrolet | 1:07.729 | +0.642 | |
15 | Alex TAGLIANI | CAN | Bryan Herta Honda | 1:07.288 | +0.201 | |
16 | Ernesto VISO | VEN | Andretti Chevrolet | 1:07.733 | +0.646 | |
17 | Dario FRANCHITTI | ESC | Ganassi Honda | 1:07.296 | +0.209 | |
18 | Oriol SERVIÀ | ESP | DRR Chevrolet | 1:07.747 | +0.660 | |
19 | Tony KANAAN | BRA | KV Chevrolet | 1:07.367 | +0.280 | |
20 | James HINCHCLIFFE | CAN | Andretti Chevrolet | 1:07.777 | +0.690 | |
21 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | 1:07.418 | +0.331 | |
22 | Josef NEWGARDEN | EUA | Fisher Hartman Honda | 1:07.783 | +0.696 | |
23 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dragon Chevrolet | 1:07.456 | +0.369 | |
24 | JR HILDEBRAND | EUA | Panther Chevrolet | 1:07.836 | +0.749 | |
25 | Bia FIGUEIREDO | BRA | Dale Coyne Honda | 1:08.910 | +1.823 | |
26 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | 1:08.636 | +1.549 |