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Hunter-Reay vence batalha final com Castroneves e fatura 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez

A disputa entre Ryan Hunter-Reay e Helio Castroneves nas cinco voltas finais da Indy 500 certamente vai entrar para a história como uma das maiores que o Speedway já viu. As manobras de ambos valeram o ingresso e a expectativa, e no fim premiaram o norte-americano da Andretti, que vence pela primeira vez nestas terras. Helio terminou 0s060 atrás

Warm Up, de Indianápolis / VICTOR MARTINS, de Indianápolis
Foram 3/4 de 500 Milhas de Indianápolis absolutamente atípicos e, depois, emoção pura. Teve até bandeira vermelha no fim para evitar que pelo quinto ano seguido se terminasse a corrida sob amarela. E o que se viu nas cinco voltas derradeiras foi um espetáculo que valeu tudo. Ryan Hunter-Reay e Helio Castroneves brigaram pela vitória em um duelo que certamente vai entrar para a história. Linhas defensivas para lá e para cá, manobras inesperadas e arrojadas, e Hunter-Reay acabou 0s060 na frente de Castroneves para ganhar pela primeira vez no solo do Speedway.
A primeira vitória de Hunter-Reay em Indianápolis (Foto: Getty Images)
A Andretti se mostrou fortíssima, aliás, colocando quatro de seus cinco carros no top-10 da corrida. Além da vitória de Hunter-Reay, Marco Andretti ficou em terceiro, Carlos Muñoz acabou em quarto e Kurt Busch terminou em sexto. James Hinchcliffe também teria terminado ali no bolo não fosse o acidente que provocou e tirou da prova o pole Ed Carpenter.

Tony Kanaan teve um dia para esquecer — e culpar a Ganassi. O brasileiro teve problemas em seu primeiro pit-stop, chegando sem combustível na entrada dos pits. Para piorar, o 'starter' não funcionou apropriadamente e, além de não conseguir ligar o carro na saída, fez a equipe ter de trocar o câmbio para fazê-lo funcionar. 26º foi o que conseguiu, no fim das contas.
 

Confira como foram as 500 Milhas de Indianápolis
Largada da Indy 500 (Foto: IndyCar)
James Hinchcliffe passou à frente de Carpenter numa largada ilesa na primeira curva, mas com um problema menor na reta oposta: um toque leve com Davison afetou o bico do carro de Briscoe, o levando de cara aos boxes. Só na volta 10 é que houve a destroca, com o norte-americano do carro #20 retomando a posição em que partiu. 
 
Mais atrás, Castroneves mantinha-se em quarto e Kanaan avançava dois lugares, indo para o 14º.
 
Passadas 20 voltas, dois pontos chamavam atenção: os 30 primeiros colocados estavam separados por uma diferença de 13s, o que significa menos de 1/3 da pista; e Briscoe era quem virava mais rápido, na casa de 223 mph, certamente em busca para recuperar a volta que perdera. E como asterisco, que Carpenter só estava liderando porque o resto não queria – nem o próprio, decerto.

Foi Ed, de cara para o vento, o primeiro a parar, na volta 29; na seguinte, foi a vez do outro então líder, Hinch. Aí a boiada toda acompanhou. O último foi Aleshin, que teve o gosto de pontear a Indy 500.
 
Com a volta ao ritmo, Power resolveu andar e passou Carpenter e Hinch para tomar o primeiro posto. Hildebrand também evoluiu e grudou no companheiro/chefe para ficar em terceiro.
 
Na volta 58, foi Andretti quem decidiu aparecer e avançar: de quarto, pulou facilmente para primeiro. Marco também puxou o povo para a segunda parada nos boxes, lá perdendo terreno para Power. No vaivém da segunda rodada, Castroneves surgiu como o ponteiro e Kanaan teve problemas: sem gasolina na entrada dos pits, o brasileiro chegou no embalo e necessitou do ‘starter’ para fazer o motor ligar. Mal acionada, a peça não fez o seu papel. A equipe teve de trocar o câmbio para tentar solucionar o problema. Foi o adeus à segunda vitória. 
 
Outro que não passou incólume foi Graham Rahal, que abandonou com um problema elétrico. Nada que fizesse muita diferença.

Sem amarela, o terceiro stint da prova seguiu os anteriores, com o líder sendo o primeiro a trocar de pneus e reabastecer. Assim, Castroneves comandou o rebanho na volta 92. Montoya passou à ponta por algumas voltas e, retomada a situação normal, o novo primeiro caiu no colo de Hunter-Reay. Helio decidiu passar o norte-americano na volta 107 para ser a caça; na 117, começaram as trocas entre os dois.
Hélio Castroneves (Foto: Beto Issa)
O brasileiro partiu para sua quarta parada na 120. Um pequeno erro fez a parada durar quase 12s. Os outros pilotos da Penske também sofreram: Montoya tornava a colocar-se na primeira colocação em uma tática que vinha privilegiando o consumo extremo de combustível. Quando foi para os pits, demorou a acionar o limitador de velocidade. Tomou punição pelo excesso. Power mostrou-se companheiro de tudo e fez a mesma coisa.
 
A demora de Castroneves repôs Hunter-Reay na ponta, com Andretti amarrado ao companheiro. Na volta 138, Marco foi adiante. Helio posicionou-se em terceiro, puxando Dixon e Carpenter. Do grupinho, Ed foi o que abriu a quinta rodada dos pits. No intervalo, enfim, surgiu a primeira amarela: Charlie Kimball perdeu o controle na saída da curva 2, rodou e deu de leve no muro, vindo para a parte interna.

150 voltas, ¾ de corrida. Notem o ritmo da coisa. 
 
Como Carpenter não havia tomado volta ao parar, o pole-position da edição herdou a primeira colocação. Depois, vinham Hunter-Reay, Andretti, Dixon e Castroneves.
 
A bandeira verde voltou a ser acionada na 157, com Hunter-Reay logo passando Carpenter e perdendo a ponta na passagem seguinte, e depois recuperando. Enfim, a corrida pegava no breu, com as esperadas trocas de posições. Depois de quatro ou cinco trocas, Ed resolveu sossegar um pouco e decidiu comboiar o rival. Instantes depois, uma nova amarela surgiu com um dos favoritos indo ao muro: Dixon, na 167 – a volta –, na 4 – a curva. Entrou já rodando e pof!, bela panca.
 
Aliás, só faltava Dixon ter problema na Ganassi, depois de Briscoe, Kanaan e Kimball. Uma edição para a equipe esquecer. Para não dizer que não ficou um piloto seu, Sage Karam era o único sobrevivente sem problemas, na combinação que a Ganassi fez com a Dreyer & Reinbold para promover o moleque.
 
Com a rodada de Dixon, Newgarden vinha atrás e tirou o pé para evitar uma colisão. Martin Plowman justificou sua presença na Indy 500 dando na traseira do piloto da Fisher Hartman. Josef abandonou.
 
Pits para todos, e Hunter-Reay e Carpenter mantiveram seus postos, com Bell pulando para terceiro. Relargada, 175, amarela de novo: Bell abriu por fora e conseguiu superar Carpenter, só que Hinchcliffe tentou meter o carro por dentro, otimista demais. Os três contornaram a curva 1 juntos, mas Ed tocou James, levando os dois ao muro. Acabava o sonho do primeiro e do segundo do grid da Indy 500.
 
Carpenter desceu do carro e foi lá tirar satisfações irônicas com o canadense gracioso. Pobre Ed.
Hunter-Reay e Castroneves: que briga. (Foto: Beto Issa)
Hunter-Reay relargou bem na 180, e o mesmo não se pode dizer de Bell, que ficou para trás e permitiu que Andretti saltasse de quarto para segundo, com Castroneves em terceiro. Na 181, curva 3, Marco passou Ryan e tornou-se o líder, e novamente as trocas se davam. Na 184, Helio superou o grupo; Hunter-Reay retomou no giro posterior. O brasileiro deu um tempo e, na volta 189, recebeu o recado de Roger Penske para ir com tudo para cima do norte-americano. Não deu porque Bell bateu e interrompeu a corrida. A batida foi tamanha na curva 2 que a direção de prova acionou a bandeira vermelha para refazer o safer-barrier e, também, permitisse que se terminasse em verde.
 
A relargada veio na 195, Hunter-Reay manteve a ponta, e a ultrapassagem de Helio aconteceu na 196. Todo mundo passou a adotar a linha interna defensiva. Hunter-Reay conseguiu meter o carro quase na linha para retomar na reta oposta da 197. Na 198, Castroneves conseguiu passar na 1. O concorrente passou na 199 e se segurou demais para não perder mais e cruzar miseráveis 0s060 à frente — segunda menor diferença da história da Indy 500.
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, chegada
Andretti e os colombianos Muñoz e Montoya completaram o top-5. Kurt Busch pouco apareceu, mas terminou num interessantíssimo sexto lugar. E Karam ainda ficou em nono com a Ganassi 'bastarda'.

icon_tempo O passo a passo da 500 Milhas de Indianápolis deste domingo

Indy, 500 Milhas de Indianápolis, final:

1 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA 2:40:48.230 200 voltas
2 6 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET +0.060  
3 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +0.317  
4 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA +0.779  
5 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET +1.323  
6 26 KURT BUSCH EUA ANDRETTI HONDA +2.266  
7 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET +2.657  
8 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +2.850  
9 22 SAGE KARAM EUA DRR KINGDOM CHEVROLET +3.284  
10 21 JR HILDEBRAND EUA CARPENTER CHEVROLET +3.470  
11 16 ORIOL SERVIÀ ESP RLL HONDA +4.107  
12 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA +4.567  
13 68 ALEX TAGLIANI CAN FISHER HARTMAN HONDA +7.617  
14 5 JACQUES VILLENEUVE CAN SCHMIDT PETERSON HONDA +8.177  
15 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET +8.593  
16 33 JAMES DAVISON AUS KV CHEVROLET +9.104  
17 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA +12.154  
18 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET +13.314  
19 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA +13.795  
20 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA +13.839  
21 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA +2 voltas  
22 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA +2 voltas  
23 41 MARTIN PLOWMAN ING FOYT HONDA +4 voltas  
24 63 PIPPA MANN ING DALE COYNE HONDA +7 voltas  
25 6 TOWNSEND BELL EUA KV CHEVROLET +10 voltas NC
26 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET +23 voltas  
27 20 ED CARPENTER EUA CARPENTER CHEVROLET +25 voltas NC
28 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA +25 voltas NC
29 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET +33 voltas NC
30 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA +44 voltas NC
31 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET +51 voltas NC
32 91 BUDDY LAZIER EUA LAZIER CHEVROLET +113 voltas NC
33 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +156 voltas NC