Indy 500 muda sistema de classificação e transforma Bump Day em preliminar do Fast Nine

O Bump Day da Indy 500 2019 foi transferido para o domingo, ou seja, vai servir como preliminar do Fast Nine. Agora, o sábado terá a definição apenas do décimo ao 30º no grid

A Indy resolveu fazer mudanças no sistema da classificação das 500 Milhas de Indianápolis. Nesta quinta-feira (28), a categoria anunciou que, em 2019, Bump Day e Fast Nine vão acontecer no domingo que antecede a corrida, com o sábado reservado apenas para a definição de quem largará do décimo ao 30º lugar.
 
Após sete anos, o Bump Day voltou em 2018, com 35 carros disputando as 33 vagas disponíveis no grid da maior prova do automobilismo norte-americano. A zebra passeou no sábado e eliminou James Hinchcliffe, além de Pippa Mann. O domingo servia para a definição da pole no Fast Nine e das demais posições de décimo ao 33º, sempre com uma tentativa de quatro voltas para cada piloto.
James Hinchcliffe foi eliminado no Bump Day em 2018 (Foto: IndyCar)

A Indy basicamente inverteu para 2019: a partir de agora, só estarão disputando algo no domingo aqueles que forem os nove mais velozes no sábado e quem tiver atrás do 30º lugar, mantendo o sistema de uma tentativa para cada. Considerando que as inscrições seguem acontecendo, é bem possível que seja um Bump Day especial antes da decisão da pole.

 
O Bump Day virando uma segunda fase para eliminação de alguns pilotos pode acabar tornando mais justa a definição de vagas, tirando da disputa realmente os carros mais lentos. Por outro lado, diminui consideravelmente o fator surpresa, tornando quase que inviável uma eliminação de um piloto como Hinchcliffe, por exemplo, que se tivesse tempo teria entrado em 2018.
 
Confira a nova programação do primeiro final de semana da Indy 500:
 
Sábado: 
9h: treino livre
12h: classificação com posições de 10º até 30º definidas
 
Domingo:
11h15: Treino livre para Fast Nine e Bump Day
13h15: Bump Day
14h15: Fast Nine
16h15: Treino livre com todos os 33 classificados
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.