Indy anuncia chegada dos kits aerodinâmicos em 2015 e intenção de estrear novo carro em 2019

Anunciados desde que o DW 12 foi inventado, os kits aerodinâmicos estreiam na Indy na temporada de 2015. A ideia da categoria, porém, é ter um novo carro a partir de 2019

Quando a Indy convocou uma entrevista coletiva para este domingo (2), em Detroit, a expectativa era que a categoria finalmente anunciasse a chegada dos kits aerodinâmicos, um advento criado pelo então presidente Randy Bernard para atrair outras montadoras Entretanto, o campeonato norte-americano não só confirmou a chegada dos kits, mas também um plano de desenvolvimento do equipamento, culminando em um novo carro a partir de 2019.

O presidente de operações da Indy, Derrick Walker, que assumiu o cargo no início da semana, afirmou que a categoria definiu um planejamento até a temporada de 2021 para aumentar a velocidade e a segurança dos carros. O primeiro passo acontece já neste ano, com mudança no assoalho dos carros. Já os kits aerodinâmicos entram em vigor em 2015.

A Indy finalmente terá os kits aerodinâmicos (Foto: Chris Owens/IndyCar)

“Este é o primeiro passo nas mudanças que estamos fazendo nos nossos carros em termos de aumento de velocidade, inovação e segurança”, disse o dirigente. “Enquanto nós continuamos a olhar todos os métodos para aumentar a segurança e a competitividade, nosso objetivo inicial é preparar o chassi atual para aumento na velocidade, o que esperamos ver com a chegada da nova aerodinâmica, em 2015”, acrescentou.

Walker explicou, ainda, que a ideia da Indy é aproveitar o desenvolvimento do carro atual para já poder começar a trabalhar no próximo equipamento.  “Sempre com um olho na segurança, nosso cronograma será construído em cima do nosso já emocionante produto e cria a oportunidade para movermos a barreira de desempenho em direção a equilibrar a longevidade do nosso carro e motor atuais, enquanto já preparamos a próxima geração”, completou o americano.

O dirigente, por fim, ressaltou a importância das montadoras e de pilotos e equipes na discussão sobre o equipamento. “Nossa estratégia de longo prazo foi montada a partir do nosso equipamento atual, mas com um progresso metódico junto com montadoras, pilotos e equipes”, disse.

Confira o cronograma de desenvolvimento da Indy para os próximos anos:

2013: diminuir a área do assoalho para evitar que os carros saiam do chão em batidas;

2014: atualizações no motor, de acordo com a atual homologação, e ajustes no downforce, para aumentar a competitividade, ultrapassagens e segurança;

2015: chegada dos kits aerodinâmicos e mudanças debaixo da carenagem;

2016: desenvolvimento de novos pneus com a Firestone, se necessário, além de melhoras no motor;

2017: atualizações no motor e na aerodinâmica, além de as equipes poderem trabalhar em novas áreas dos carros;

2018: mudanças para aumentar a competitividade;

2019: possível chegada de um novo motor e de um novo carro;

2020: mudanças para aumentar a competitividade a partir do equipamento de 2019;

2021: mudanças na aerodinâmica, se necessário.

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