Indy avança em projeto e inicia testes em túnel de vento com carro de 2027
De acordo com a revista norte-americana Racer, a Penske Entertainment e a Dallara construíram um modelo em escala real do novo carro de 2027 e começaram os testes em túnel de vento nas últimas semanas
Seguindo os planos de desenvolver um novo carro para a Indy em 2027, a Penske Entertainment, dona do certame, e a Dallara, fornecedora oficial de chassis, deram mais um passo adiante. De acordo com a revista norte-americana Racer, as partes construíram um modelo em escala real do bólido que será utilizado daqui a alguns anos para realizar testes em túnel de vento com o futuro chassi.
No último mês de outubro, a categoria já havia apresentado às equipes uma renderização do novo carro com o intuito de ouvir as opiniões das participantes, que ficaram divididas. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Ricardo Juncos, um dos sócios da Juncos Hollinger, admitiu que os trabalhos estão em estágios iniciais, mas que o desenvolvimento tem sido feito para abarcar o motor híbrido da categoria, que estreou com muitas polêmicas durante a temporada 2024 da Indy, visto que o sistema apresentou algumas falhas e deixou os custos mais elevados — o aumento do peso também gerou mais despesas com as batidas, pois os danos aos carros se tornaram maiores.
Vale destacar que o novo carro será o primeiro projetado com o aeroscreen. O dispositivo de segurança, implementado em 2020, foi acoplado ao IR-18, sem que este estivesse preparado para receber a peça. Em 2023, o aeroscreen foi remodelado e se tornou mais leve, mas, ainda assim, não era o ideal para o atual chassi da Indy.
O conceito do novo carro é levemente diferente aos modelos atuais, com uma asa traseira mais larga e com o mesmo estilo que vemos na Fórmula 2 e Super Fórmula Japonesa, o que fez chefes de equipe pedirem uma concepção diferente. Com base em informações da Racer, um dos líderes de time enviou um e-mail para boa parte de seus colegas e pediu que o conceito do carro tivesse ares futuristas. Na mensagem, anexou uma imagem do Red Bull X1, conceito de Adrian Newey, que fez parte das edições 5 e 6 do jogo Gran Turismo. Também foi solicitado à Indy uma cópia da renderização do novo conceito idealizado pela Dallara, o que foi negado. A categoria deixou a expectativa de que as imagens podem ser compartilhadas no futuro.

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Ainda de acordo com a revista norte-americana, os testes com o modelo em túnel de vento começaram nas últimas semanas, na base da Dallara. Em etapa inicial, o objetivo das atividades é fazer uma avaliação de vários formatos e conceitos aerodinâmicos gerais.
Assim como aconteceu com a questão das renderizações, um representante da Penske Entertainment recusou um pedido para fornecer imagens do modelo do túnel de vento.
A Indy retorna só no próximo ano, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, com a abertura da temporada 2025, no GP de St. Pete.

