Indy coloca Power e Bourdais em “liberdade vigiada” até fim de 2013 por confusão em Detroit

Além de Will Power e Sébastien Bourdais, Sebastián Saavedra e a equipe RLL também foram punidos e receberam multas da organização da categoria

Protagonistas do big-one que envolveu dez carros na segunda corrida da rodada dupla de Detroit da Indy, disputada no último domingo (2), Will Power e Sébastien Bourdais foram colocados em “liberdade vigiada” pela categoria norte-americana até o fim de 2013.

Em uma das relargadas da prova, Bourdais tocou na traseira do carro do australiano, que rodou. A maioria dos pilotos que vinha atrás não conseguiu desviar e a confusão foi generalizada.

Foi com Sébastien Bourdais que toda a confusão começou (Foto: Chris Jones/IndyCar)

Só que as sanções aplicadas à dupla não se foram por causa do incidente na pista, mas, sim, pelos desdobramentos. Ambos foram indiciados por conduta imprópria: Power, por jogar as luvas no carro do francês; Bourdais, por comentários que direcionou a um comissário nos boxes.

Sebastián Saavedra foi outro indiciado pela mesma coisa. Na corrida de sábado, o colombiano fez gestos com as mãos contra Marco Andretti. Ao contrário do duo franco-australiano, porém, ele foi multado em pouco mais de R$ 60 mil, quantia essa que poderá ser deduzida por meio de aparições públicas em nome da Indy.

A RLL também foi penalizada. O time foi multado em pouco mais de R$ 20 mil por irregularidades técnicas encontradas no carro do inglês James Jakes após a classificação para a primeira corrida. O ângulo e a altura da asa traseira não obedeciam ao regulamento técnico da categoria.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.