Indy descarta retorno ao Brasil e projeta realizar etapa no México em 2019. Mas não no Hermanos Rodríguez

Empolgado com o sucesso da F1 e da F-E no México, Mark Miles, dirigente máximo da Indy, projeta levar a categoria de volta ao país latino-americano num futuro próximo. Mais precisamente, a partir de 2019. Mas a ideia do norte-americano não compreende o Autódromo Hermanos Rodríguez. Assim, Puebla, que conta com um circuito oval, surge como candidata à etapa

O grande sucesso da F1 e também da F-E no México faz com que a Indy tenha grande interesse em levar uma prova da categoria ao país latino-americano num futuro próximo. Mais precisamente, a partir de 2019. Mark Miles, dirigente máximo do certame norte-americano, revelou que negocia para levar a Indy ao México, mas não necessariamente para o Autódromo Hermanos Rodríguez. Já um retorno ao Brasil está completamente descartado no momento.
 
“Não há nenhuma conversa neste momento sobre a Cidade do México. Existem outras negociações sobre outro circuito mexicano, mas não acho que seja viável até 2019”, afirmou o dirigente neste fim de semana.
 
Em 2015, rumores indicavam que o México receberia uma etapa da Indy, mas o fato não se concretizou. No passado, quando contava com o ídolo Adrián Fernández e também Michel Jourdain Jr., a CART realizou provas no Fundidora Park, em Monterrey, e também no Autódromo Hermanos Rodríguez. Mas após a reunificação, a Indy não retornou mais ao México. Atualmente, o país não conta com nenhum piloto no grid da categoria. 

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Após o cancelamento da etapa de Brasília em 2015, a Indy descartou retornar ao Brasil no momento (Foto: Sandro Macedo)
Contudo, a versão latino-americana do site ‘Motorsport.com’ aponta o circuito de Puebla como um possível local para receber a Indy no futuro. Há um traçado oval de 1,25 milha (aproximadamente 2 km) de extensão, que já recebeu provas da Nascar México. No entanto, o circuito precisaria receber uma ampla reforma para aumentar a segurança, além da necessidade de ser recapeado por completo.
 
Quanto a um eventual retorno da Indy ao Brasil, Miles assegurou que, no momento, não há a menor possibilidade. O país recebeu etapas da categoria em duas oportunidades: pela divisão CART, entre 1996 e 2000, no Rio de Janeiro — no extinto circuito de Jacarepaguá, que hoje abriga o Parque Olímpico do Rio —, e entre 2010 e 2013, em São Paulo.
 
A Indy chegou a confirmar o retorno da categoria ao Brasil com a disputa da etapa de abertura da temporada 2015, em Brasília, mas inúmeros problemas econômicos culminaram com a interrupção da reforma do Autódromo Nelson Piquet e com o cancelamento da prova.
 
“Acho que temos uma base de fãs muito forte no Brasil, mas não pensamos em voltar pra lá por enquanto porque não acreditamos que a situação econômica local se encontre pronta”, justificou o dirigente máximo da Indy.
 
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