Indy divulga quantidade de motores usados por cada piloto em 2012. Líderes estão no limite

Os três primeiros colocados no campeonato de 2012 da Indy não podem mais utilizar motores novos sem receber punições por isso. Will Power, Ryan Hunter-Reay e Helio Castroneves estão no quinto motor de cinco permitidos. Quarto colocado, Scott Dixon já está no sexto

A Indy divulgou uma lista com a situação de cada piloto com relação aos motores para a reta final da temporada de 2012. As frequentes trocas realizadas pelas equipes têm resultado em punições prova após prova, o que torna esta uma variável importante na disputa pelo título da categoria nas três etapas que restam – Sonoma, Baltimore e Fontana. E os três primeiros colocados no campeonato precisam tomar cuidado.

A grande preocupação de todos para o fim de ano, especialmente aqueles que sonham com o título, é não estourar o limite de cinco propulsores. Até agora, três pilotos ultrapassaram esta marca: Scott Dixon e Takuma Sato, com seis, e Simona de Silvestro, com sete. A suíça, vale ressaltar, é a única que ainda utiliza motores da Lotus. Como voltaram a trocar de motor para a corrida deste domingo (26), Sato e Simona já chegam à Califórnia punidos.

Líder, Will Power já está em seu quinto motor na temporada de 2012 (Foto: INDYCAR/USA)

Quarto colocado, Dixon é o pior entre os que estão na briga direta pelo título. Helio Castroneves e Will Power, da Penske, e Ryan Hunter-Reay, da Andretti, vão para Sonoma já com o quinto motor, o mesmo que usaram em Mid-Ohio. Coincidência ou não, Dixon é o único dos quatro que defende a Honda.

Na sequência da tabela de classificação, James Hinchcliffe e Tony Kanaan – quinto e sétimo, respectivamente – estão em seu quarto motor no campeonato. Entre eles, o francês Simon Pagenaud, sexto no campeonato, está em seu quinto motor em 2012.

Terceiro brasileiro do grid, Rubens Barrichello é outro que vai para Sonoma com seu quarto motor, assim como Ernesto Viso – que, junto dele e de Kanaan, forma o trio da KV. Ao todo, onze dos 27 pilotos que estarão no grid em Sonoma se encontram na mesma situação.

Introduzidos em 2012, os motores utilizados desde o começo do ano, turbo de 2.2 L, são fornecidos aos times por três marcas: Chevrolet, Honda e Lotus. Até o ano passado, a Honda detinha este monopólio.

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