Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Indy

Indy estuda implementar cobertura no cockpit dos carros “o mais rápido possível” para proteger pilotos

Derrick Walker, presidente de competições da Indy, informou que a categoria está buscando novidades para aumentar a segurança dos pilotos dentro dos cockpits. A adoção de cabines parcialmente cobertas é a opção preferida do dirigente

 
A Indy está estudando a introdução de proteções nos cockpits dos carros num futuro próximo. As coberturas — chamadas de canopy, em inglês — podem ser vistas já na temporada do ano que vem se houver tempo de desenvolvimento a tempo. A medida visa proteger os pilotos, sobretudo a região da cabeça.

Os chassis do DW12 passam por repetidos testes desde 2012, quando foram introduzidos na categoria. Ainda que não tenham acontecido acidentes fatais desde então, a incidência de lesões ainda é grande.

 
Derrick Walker, presidente de competições da Indy, explicou a ideia da implantação da cobertura nos carros.
 
“É algo que está sendo cogitado. Na verdade, desde que entrei na Indy. Já tive algumas conversas com a Dallara para desenvolvermos uma cobertura parcial nos cockpits. Não uma completa, mas algo que protegesse os pilotos de objetos de aço e pneus voadores, por exemplo. É uma possibilidade”, disse.
 
Walker detalhou o longo desenvolvimento, caso o projeto entre em vigor.
 
“Primeiro seria feito o desenho e, desenvolvido, iria passar por uma bateria de testes no simulador, vendo como ficaria a visibilidade para os pilotos. Também teríamos de analisar se seria melhor a utilização de um material de super-plástico ou um tipo especial de vidro”, completou. 
 
Campeão da categoria em 2012, Ryan Hunter-Reay, da Andretti, é um dos principais defensores da novidade.
 
“Acho que deveria ser uma prioridade. Nós e a F1 somos as únicas grandes categorias com pilotos com a cabeça totalmente exposta. Precisamos começar com isto urgentemente, já que corremos em ovais em altíssimas velocidades”, falou.
A Indy estuda implementar cobertura nos cockpits dos novos carros (Foto: Getty Images)
Walker deixou claro que a medida deve ser tomada rapidamente e que o projeto já será discutido com a Dallara.
 
“Isto é algo que temos de trabalhar em um curto prazo. Me parece algo simples de produzir, mas a Dallara também tem algumas outras opções para nos apresentar. Vamos discutir isto”, explicou.
 
A Indy deve tomar atitudes quanto à proteção dos pilotos de maneira rápida. Após o acidente que vitimou Dan Wheldon em 2011, já aconteceu o choque entre Takuma Sato e Dario Franchitti, que encerrou a carreira do escocês. O ano terminou com o forte choque de Mikhail Aleshin, que fez com que o russo passasse mais de duas semanas internado.