Indy introduz atraso de cinco segundos na ativação do push-to-pass a partir da etapa de Mid-Ohio

Agora os pilotos precisarão esperar cinco segundos para sentir o ganho de potência propiciado pelo push-to-pass. A nova determinação, que valerá já neste fim de semana, visa evitar que os pilotos usem o sistema para defender suas posições

A partir da etapa de Mid-Ohio, marcada para este domingo (5), o sistema de push-to-pass dos carros da Indy contarão com um atraso de cinco segundos até que a ativação ocorra. Em outras palavras, será cinco segundos depois do piloto acionar o botão que o ganho de potência se dará para que ele tente a ultrapassagem.

“Isso é para evitar que os pilotos usem o push para defender a posição”, afirmou Trevor Knowles, diretor de desenvolvimento de motores da Indy. Na corrida desse fim de semana, o tempo total de utilização será de 100 segundos, limitado a 20 segundos por aperto do botão de ultrapassagem, e não haverá um período de recarga entre cada uso.

O objetivo da direção da Indy é aumentar o número de ultrapassagens nas corridas (Foto: IndyCar/LAT USA)

O push-to-pass resulta em um aumento de 200 RPM, um grande facilitador para as trocas de posição, e foi criado na temporada de 2009. Knowles explicou que “o piloto poderá acionar o botão antes da zona de frenagem e, quando chegar à aceleração plena novamente, o modo de ultrapassagem estará ativo”.

O modo como as utilizações do push-to-pass são exibidas na transmissão de TV também será modificado. “A TV não mostrará se quem está defendendo a posição acionou o botão. Só será mostrado quando quem está tentando ultrapassar acioná-lo”, revelou Knowles.

Este não é o fim das mudanças no sistema. Knowles ainda disse que a Indy vai considerar a introdução de um período de recarga do push-to-pass. Isso não foi feito agora porque “nós não queríamos introduzir muitas coisas de uma vez só”.

A prova desse fim de semana será a 12ª da temporada da Indy, que está chegando a sua reta final. Depois de Mid-Ohio, os pilotos passarão pelos circuitos mistos de Sonoma e Baltimore, antes de retornar aos ovais para sua decisão, em Fontana, no mês de setembro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.