Indy modifica suspensão dianteira em ovais para evitar quebras e lesões nas mãos
A Indy adicionou uma nova peça que será obrigatória em ovais que diminui as chances de quebra da suspensão dianteira e evita maior impacto no volante em caso de acidentes
A Indy revelou que terá um novo componente na suspensão dianteira dos carros em 2023. A nova peça será obrigatória nos circuitos ovais, mas as equipes também poderão utilizá-la nos circuitos mistos e de rua caso queiram. A ideia é evitar menos quebras dos braços de suspensão por toques leves no muro, que acontecem com alguma frequência, principalmente nos ovais.
Os braços de suspensão mais rígidos utilizados em 2022 causaram algumas quebras inusitadas, como a de Álex Palou após se tocar com o companheiro Marcus Ericsson em Road America. Pequenos toques causavam rupturas ou um entortamento dos braços e, consequentemente, abandonos. Desenvolvidos pela Dallara, os novos componentes são mais flexíveis, graças a um tubo mais fino, que flexiona e diminui a força do impacto.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
LEIA MAIS: Indy estuda soluções para eliminar bolha e melhorar visibilidade do aeroscreen na chuva
“Recomendo pessoalmente seu uso em todos os lugares, porque acho que isso reduzirá as lesões no polegar e no pulso”, disse Tino Belli, diretor de desenvolvimento aerodinâmico da Indy em entrevista à revista americana RACER. “Se você bater na parede, os novos braços da suspensão tendem a ceder um pouco mais, então o volante vai receber menos força do impacto”, explicou.
“Foi verificado quanto à resistência e está aprovado em todos os circuitos, com obrigatoriedade de uso nas ovais. Não queremos forçar nossas equipes a mudar em todos as provas se não quiserem, então isso lhes dá a chance de usar o que têm. Mas acho que eles verão os benefícios assim que usarem pela primeira vez, o que é normal para qualquer coisa nova”, destacou Belli.
A primeira prova em circuito oval da Indy em 2023 será o GP do Texas, no dia 2 de abril. A temporada se inicia no dia 5 de março, com o GP de St. Pete, nas ruas da Flórida.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.