Indy muda formato e inova em classificação única para rodada dupla em Iowa

Para evitar desgaste da sequência de corridas, a categoria anunciou que não haverá mais o treino de sábado e que cada uma das duas voltas da classificação de sexta indica a posição do grid das provas no oval de 7/8 de milha

A Indy mudou o formato da classificação na etapa de Iowa, que acontece entre nos dias 17 e 18 de julho. Agora, os pilotos terão apenas um treino classificatório na sexta-feira que valerá para as duas etapas do final de semana, cancelando assim a sessão de sábado. Os treinos livres, porém, estão mantidos. A decisão da categoria foi para evitar o desgaste da sequência de corridas.

Iowa receberá duas corridas neste final de semana. No primeiro dia de treinos, haverá um treino livre e, em seguida a classificação com todos os pilotos inscritos. O tempo da primeira volta do Qualifying valerá para a prova de sexta-feira (17) enquanto a segunda tentativa contará para a corrida do sábado (18).

A decisão foi anunciada por Jay Frye, presidente da categoria, nesta quarta-feira (15). De acordo com o dirigente, a decisão busca amenizar o desgaste do calendário apertado e das muitas corridas em sequência no último mês.

Josef Newgarden foi o vencedor da etapa de Iowa em 2019 (Foto: “IndyCar”)

“Quando houver a classificação na tarde de sexta-feira, a primeira volta vai determinar onde o piloto largará na primeira corrida e a segunda volta marcará a posição no grid para o sábado”, afirmou.

“Não ter duas classificações ajuda um pouco. É diferente, mas ainda estaremos competindo e isso dá a possibilidade de mais descanso para todos no sábado. Está muito difícil para as equipes e entendemos isso. Os longos dias estão ainda mais longos”, completou.

A classificação para as etapas de Iowa está marcada para sexta-feira (17), a partir de 18h30 (de Brasília, GMT -3). A primeira corrida do fim de semana será no mesmo dia, com início marcado para 22h30.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube