Indy muda formato e inova em classificação única para rodada dupla em Iowa

Para evitar desgaste da sequência de corridas, a categoria anunciou que não haverá mais o treino de sábado e que cada uma das duas voltas da classificação de sexta indica a posição do grid das provas no oval de 7/8 de milha

A Indy mudou o formato da classificação na etapa de Iowa, que acontece entre nos dias 17 e 18 de julho. Agora, os pilotos terão apenas um treino classificatório na sexta-feira que valerá para as duas etapas do final de semana, cancelando assim a sessão de sábado. Os treinos livres, porém, estão mantidos. A decisão da categoria foi para evitar o desgaste da sequência de corridas.

Iowa receberá duas corridas neste final de semana. No primeiro dia de treinos, haverá um treino livre e, em seguida a classificação com todos os pilotos inscritos. O tempo da primeira volta do Qualifying valerá para a prova de sexta-feira (17) enquanto a segunda tentativa contará para a corrida do sábado (18).

A decisão foi anunciada por Jay Frye, presidente da categoria, nesta quarta-feira (15). De acordo com o dirigente, a decisão busca amenizar o desgaste do calendário apertado e das muitas corridas em sequência no último mês.

Josef Newgarden foi o vencedor da etapa de Iowa em 2019 (Foto: “IndyCar”)

“Quando houver a classificação na tarde de sexta-feira, a primeira volta vai determinar onde o piloto largará na primeira corrida e a segunda volta marcará a posição no grid para o sábado”, afirmou.

“Não ter duas classificações ajuda um pouco. É diferente, mas ainda estaremos competindo e isso dá a possibilidade de mais descanso para todos no sábado. Está muito difícil para as equipes e entendemos isso. Os longos dias estão ainda mais longos”, completou.

A classificação para as etapas de Iowa está marcada para sexta-feira (17), a partir de 18h30 (de Brasília, GMT -3). A primeira corrida do fim de semana será no mesmo dia, com início marcado para 22h30.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.