Indy

Indy parte para segunda metade do campeonato com Newgarden e Rossi protagonistas

Em um ano bastante equilibrado entre montadoras, equipes e pilotos, Josef Newgarden e Alexander Rossi apresentaram as melhores armas na primeira metade do campeonato e partem para a reta final de 2019 como os dois principais postulantes ao título

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo
Regularidade e frequência no top-5 são ingredientes fundamentais na luta pelo título da Indy. Ainda que 2019 tenha começado de uma forma esquisita e que a temporada da categoria esteja mais dinâmica do que nunca, quase uma montanha-russa, com metade do calendário cumprido, dois pilotos despontam como protagonistas: Josef Newgarden e Alexander Rossi.
 
A etapa do final de semana em Elkhart Lake é a décima de 2019 no nono palco diferente. Se contarmos a rodada dupla de Detroit como uma só, por exemplo, dá exatamente a abertura da segunda metade do campeonato de 17 provas. E a divisão dos tipos de pista é das melhores para quem curte todos os estilos da Indy: restam quatro mistos, três ovais e ainda um circuito de rua em Toronto.
 
Ainda que nenhum oval curto tenha aparecido na primeira metade do ano, é difícil imaginar que alguma equipe ou mesmo montadora tenha grande vantagem, algo que não aconteceu em quase que nenhuma etapa de 2019. Assim, Newgarden, Rossi e quem mais pensar em título vão resolver a parada no braço.
Josef Newgarden mostrou no Texas que vem forte pelo bicampeonato (Foto: IndyCar)
Mas o que transformou os dois americanos nos principais favoritos ao caneco de 2019? Bom, uma combinação de fatores, entre eles, é claro, a reconhecida qualidade e o arrojo de cada um dos dois. Mas foi justamente na consistência que ambos deram um - ou até mais que isso - passo à frente em relação a nomes como Scott Dixon, Simon Pagenaud e Will Power.
 
Não é que Newgarden e Rossi estejam vivendo um ano perfeito, sem erros, nada disso, mas são os dois que mais têm conseguido beliscar resultados bons mesmo nas maiores adversidades. Josef, por exemplo, deixou metade do grid para trás no Alabama e salvou um belíssimo quarto lugar. Alex, por sua vez, foi quinto numa prova maluca em Detroit em que quase bateu. Regularidade.
 
Até aqui, Newgarden conquistou sete top-4 em nove possíveis, uma marca para lá de significativa com uma Penske que poucas vezes teve o melhor carro dos finais de semana. E Rossi não fica muito atrás, com sete top-5 no mesmo período e ainda uma vitória contra três do rival, o que gera a desvantagem de 25 pontos.
Alexander Rossi anda frequentando pódios em 2019 (Foto: Indycar)
Se o ano é de equilíbrio, de revezamento de forças no topo e de montanha-russa de resultados, a dupla americana consegue fugir um pouco disso, deixando que os rivais enfrentem altos e baixos do tipo varrer maio e sequer passar das primeiras fases das classificações no resto do ano, como é o caso do ainda terceiro colocado Pagenaud, que só andou bem em 2019 em Indianápolis.
 
Para quem olha para a tabela de pontuação, os dois prometem um duelo bem interessante a partir de Road America, mas na pista a coisa já tem esquentado bem também entre eles. Basta ver que nas duas últimas corridas tivemos ótimas disputas entre Newgarden e Rossi pela ponta.
 
E dá para dizer que o placar está 1x1. Em Detroit, com James Hinchcliffe envolvido no meio ao sair dos boxes na frente da dupla, Rossi forçou Newgarden a tentar uma manobra improvável para cima do canadense e Josef parou no muro. Alex até deu um toque junto, mas voltou e ainda terminou em quinto.
 
O troco veio na semana seguinte, no encerramento da desgastante maratona de corridas. Com direito a lindas manobras de defesa, Newgarden segurou o primeiro lugar e a vitória para cima de Rossi, em atuação que garantiu a dianteira do campeonato. A tendência e a torcida é por mais e mais embates por este que deve ser o duelo pelo caneco de 2019.


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.