Chadwick faz história em Road America, vence na Indy NXT e quebra jejum de 14 anos

Vitória de Jamie Chadwick é a primeira de uma mulher na categoria desde 2010, quando Pippa Mann venceu a etapa de Chicagoland daquele ano

Jamie Chadwick controlou as ações no GP de Road America da Indy NXT e venceu de ponta a ponta a sexta etapa da temporada 2024 neste domingo (9). O triunfo é o primeiro da britânica na categoria de base da Indy, se tornando a primeira mulher a vencer desde Pippa Mann na etapa de Chicagoland em 2010.

A vitória de Chadwick, além de encerrar o jejum feminino de 14 anos sem vencer na Indy NXT — contabilizando o período em que o campeonato se chamava Indy Lights —, é o primeiro de uma pilota em circuito misto na categoria.

Chadwick largou na pole, mas não conseguiu abrir muita vantagem para ter uma corrida mais tranquila. Ao contrário, viu Louis Foster e Jacob Abel se revezarem na perseguição à primeira colocação. Mesmo com a disputa ferrenha pelo segundo lugar, ambos estiveram sempre próximos à pilota, que resistiu ao ímpeto da dupla ao longo das 20 voltas de prova.

Tranquilidade mesmo só durante as bandeiras amarelas — três ao todo, sendo que a última se tornou vermelha para relargar com duas voltas para o fim, após Miles Rowe e Jordan Missig baterem na curva 1. No final, após uma série de alternâncias, Foster completou a dobradinha da Andretti, relegando Abel ao terceiro lugar.

Jamie Chadwick lidera pelotão do GP de Road America da Indy NXT (Foto: IndyCar)

Após largada em sexto, Caio Collet andou praticamente toda a corrida na quarta colocação, mas perdeu para Reece Gold o posto na última relargada, finalizando a sexta etapa do campeonato na quinta posição. Callum Hedge, Josh Pierson, Bryce Aron, Yuvem Sundaramoorthy e Nolan Allaer completou o top-10.

Com Nolan Siegel escalado para substituir Agustín Canapino na Juncos na Indy, a HMD escolheu às pressas Kiko Porto para ocupar o #39. O brasileiro terminou a prova na 12º colocação após largar em 18º e ainda ter se envolvido em um toque com James Roe no início da corrida.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.