Jones foge da confusão, segura ataques de Serrallés e vence ótima corrida 1 da Lights no Alabama. Negrão é 8º

Ed Jones largou na pole, escapou de um grande tumulto nas primeiras voltas e teve de segurar com unhas e dentes o primeiro lugar em batalha com Félix Serrallés para triunfar na corrida 1 da Indy Lights no Alabama. André Negrão herdou uma série de posições e terminou em um bom oitavo posto

A primeira corrida da Indy Lights em Barber foi excelente. Neste sábado (23), Ed Jones triunfou em uma prova que teve de tudo: acidentes, ultrapassagens, confusão na volta de aquecimento de pneus e punições. O piloto dos Emirados Árabes segurou os ataques do companheiro Félix Serrallés, escapou dos tumultos e venceu a primeira em 2016. Serrallés conquistou um grande resultado para o campeonato, fechando o 1-2 da Carlin.

Zach Veach fez ótima largada e foi muito bem ao desviar das confusões para ter boa prova de recuperação e garantir o terceiro posto. Shelby Blackstock foi bastante regular e se recuperou de um incidente com RC Enerson na largada para ser quarto. Zachary Claman DeMelo teve bom ritmo e foi quinto.

Enerson tinha desempenho excelente, mas acabou envolvido em um toque com Scott Hargrove e precisou se esforçar para ser sexto. Juan Piedrahita, André Negrão, Dalton Kellett e Scott Anderson completaram o top-10 com corridas muito parecidas, aproveitando problemas com os adversários e herdando posições.

Líder do campeonato, Kyle Kaiser teve problemas elétricos e abandonou a corrida quando ocupava uma ótima quinta colocação, em corrida de recuperação.

Ed Jones venceu com autoridade a primeira prova em Barber (Foto: Indy Lights)

Confira como foi a corrida 1 da Lights:

A corrida 1 da Indy Lights em Barber já teve emoção antes mesmo da largada. Ainda durante a volta de apresentação e aquecimento de pneus, Ed Jones complicou todo mundo que vinha atrás por sua velocidade extremamente lenta. Dean Stoneman, sem conseguir controlar o carro, rodou e despencou para último.

A largada veio pouco depois, às 14h15 (em Brasília), com RC Enerson fazendo um trabalho brilhante e mergulhando na segunda colocação, trancando a porta em cima de Shelby Blackstock, que ia parar em quinto.

Logo de cara, Stoneman foi para os boxes, claramente com o carro apresentando problemas pelo entrevero antes do início da prova. Na volta 3, a bandeira amarela voltou a tremular, com Santiago Urrutia acertando em cheio Felix Rosenqvist, fazendo com que o sueco fosse parar na grama.

Rosenqvist até conseguiu ligar novamente o carro, mas já aparecia com volta de atraso para Jones. Urrutia, enquanto isso, ia para os boxes fazer reparo e já recebia o aviso de que teria de cumprir um drive-through.

A relargada veio na volta 6 e foi, mais uma vez, espetacular. Scott Hargrove foi a estrela da vez, mergulhando para assumir o terceiro lugar e forçando muito para cima de Enerson. Era tanta a agressividade do canadense que, fechando a porta na cara de Enerson, fez o garoto americano perder o controle, ir para a grama e perder oito posições. 

No entanto, o segundo lugar parecia estar amaldiçoado no início da prova. Poucos segundos após o incidente de Enerson, Hargrove começou a ter problemas no seu carro e, caindo no pelotão, imediatamente foi aos boxes.

Com a prova finalmente parecendo estar normalizada, Jones escapava na dianteira. Menos de 1s atrás vinha Félix Serrallés que, quietinho, saltou do 12º lugar. Zach Veach já vinha em terceiro, seguido por Blackstock, Kyle Kaiser, Zachary Claman DeMelo, Enerson, Juan Piedrahita, André Negrão e Dalton Kellett, grande parte do top-10 subindo após a série de incidentes.

Se as turbulências da corrida passavam, com as posições intermediárias normalizadas, a briga pela vitória ia abrindo volta após volta. Mais rápido, Serrallés cortava para 0s6 a diferença para Jones, esperando apenas um vacilo do adversário para assumir a dianteira.

Lá atrás, com direito a um drive-through e parada nos boxes, Urrutia começava a se recuperar e tirava Neil Alberico do 12º lugar, tendo, então, 4s1 para tirar para Scott Anderson, com um ritmo bem superior.

Enquanto Serrallés não conseguia tirar Jones da ponta, Veach e Blackstock iam se aproveitando e tratavam de diminuir a diferença para os ponteiros, já na casa dos 2s. 

Já com oito voltas para o fim, problemas com o então líder do campeonato Kaiser. Com uma falha mecânica no carro, Kaiser foi ficando lento, parando na curva 7 e dando adeus à disputa. Sem muito esforço, Negrão já surgia em oitavo.

Logo na sequência, Jones perdeu um pouco de rendimento e essa foi a chave para Serrallés mergulhar. Ao travar os pneus poucas curvas depois, o piloto do #11 passou muito perto de perder a dianteira para o porto-riquenho.

Serrallés deu um pequeno passeio na terra e perdeu contato com Jones. Logo atrás, Blackstock partia para o desespero e tentava de qualquer forma tirar Veach do caminho.

PADDOCK GP #25 FALA SOBRE F1 NA CHINA, INDY, MOTOGP E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.