Indy

Jones lidera TL3 em Indianápolis marcado por acidente de O'Ward e ausência de Alonso e McLaren

Só deu Ed Jones, líder por quase todo o terceiro dia de treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis. O piloto da Carpenter tomou a ponta ainda na primeira hora e não perdeu mais até que o dia fosse interrompido por conta de tempestades elétricas. Por conta da batida da quarta-feira, Fernando Alonso seguiu fora da pista durante o dia

Grande Prêmio / PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
O terceiro dia de treinos livres da Indy para as 500 Milhas de Indianápolis nesta quinta-feira (16) terminou com um domínio de Ed Jones no topo da tabela de classificação. O piloto nascido nos Emirados Árabes Unidos e da uma parceria da Scuderia Corsa - a quem ele oficialmente defende - com a Carpenter cravou um giro em 39s500 ainda durante a primeira hora do treino e não foi mais superado na dianteira.

Depois de Jones, mais rápido também entre as voltas sem vácuo, o segundo colocado foi Takuma Sato, que liderou antes do rival e continuou marcando voltas velozes. Zach Veach cravou a terceira posição nos momentos finais, enquanto Sébastien Bourdais, Colton Herta, Sage Karam, Kyle Kaiser, Spencer Pigot e Scott Dixon encerraram os nove primeiros lugares.
 
Helio Castroneves anotou o 11º posto, enquanto Will Power, que venceu a corrida no ano passado, terminou no 14º lugar. Matheus Leist e Tony Kanaan anotaram as posições 31 e 32. Fernando Alonso, após o acidente do dia anterior, nem apareceu na pista.
Ed Jones
Os testes seguem na sexta-feira, enquanto a definição do grid de largada vai ser realizada no sábado e no domingo. A edição 2019 da Indy 500 acontece no dia 26 de maio.

O maior sobressalto do dia foi quando Pato O'Ward perdeu o carro na curva dois e pegou de frente no muro. O acidente quase forçou uma capotagem da Carlin, evitada por pouco, mas preocupante para o mexicano. Foi o único grande acidente do dia. Pippa Mann também causou uma bandeira amarela, mas por uma falha do carro da Clauson-Marshall, que parou na pista. 



Saiba como foi o treino livre 3 da Indy 500
 
A previsão do tempo para o terceiro dia de testes em Indianápolis mostrava grandes chances de chuva para o fim da tarde, especialmente ruim após o tempo desperdiçado em bandeira amarela com as batidas de Fernando Alonso e Felix Rosenqvist na quarta-feira.
 
O começo foi cheio de carros empurrados por motores da Honda nas primeiras colocações, com Takuma Sato sendo o líder após as voltas iniciais. O piloto japonês ponteou durante cerca de 30 minutos, até que Ed Jones cravasse 39s500. Sébastien Bourdais também apertou o pé e fechou a hora inicial com o segundo posto, enquanto Sato seguia em terceiro. 
 
Pouco depois, o primeiro acidente do dia e terceiro da semana: Pato O'Ward perdeu o controle da Carlin entrando na curva 2, rodou e, sem qualquer comando do carro, pegou frontalmente no muro da saída da curva. O impacto fez o carro arrastar uma lateral inteira no chão enquanto a outra ficava para o alto. A capotagem ficou bastante próxima, mas foi evitada. 

 
A bandeira verde apareceu apenas 25 minutos mais tarde e seguiu até o fim da segunda hora ainda com Jones na dianteira e Sato de volta ao segundo lugar. Bourdais seguia em terceiro, enquanto Fernando Alonso ainda não aparecia na pista. Uma nova bandeira amarela foi acionada pouco depois, mas essas durando pouco para uma inspeção de pista. 
 
O pouco movimento de coisas diferentes na pista seguia pela próxima hora e meia, com os mesmos três primeiros colocados seguidos por Sage Karam, Spencer Pigot, Scott Dion, Helio Castroneves, James Davison, Ed Carpenter e Simon Pagenaud. Jones também era o mais rápido nas voltas sem vácuo envolvido, dominando o dia. 
 
Uma nova bandeira amarela, mais uma do dia, aconteceu por conta do carro de Pippa Mann parada na reta oposta aos boxes com o carro da Clauson-Marshall. O retorno do treino durou pouco. Deu tempo de Kyle Kaiser pular para a quinta colocação e Zach Veach entrar em terceiro. Ainda restava cerca de 90 minutos de sessão quando os comissários pararam as atividades por conta de uma tempestade elétrica. A decisão de encerrar o dia demorou alguns minutos, mas logo veio.

Indy 2019, Indy 500, treino livre 3:
 
1 E JONES Scuderia Corsa Chevrolet 39.500   37
2 T SATO RLL Honda 39.700 +0.200 47
3 Z VEACH Andretti Honda 39.810 +0.310 58
4 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 39.823 +0.323 53
5 C HERTA Harding Honda 39.918 +0.418 73
6 S KARAM DRR Chevrolet 39.928 +0.428 86
7 K KAISER Juncos Chevrolet 39.929 +0.429 39
8 S PIGOT Carpenter Chevrolet 39.940 +0.440 66
9 S DIXON Ganassi Honda 39.946 +0.446 53
10 S PAGENAUD Penske Chevrolet 39.954 +0.454 40
11 H CASTRONEVES Penske Chevrolet 39.974 +0.474 65
12 J DAVISON Dale Coyne Honda 39.988 +0.488 60
13 E CARPENTER Carpenter Chevrolet 39.993 +0.493 50
14 W POWER Penske Chevrolet 40.025 +0.525 49
15 M CHILTON Carlin Chevrolet 40.035 +0.535 42
16 C KIMBALL Carlin Chevrolet 40.036 +0.536 67
17 M ANDRETTI Andretti Honda 40.040 +0.540 41
18 J HILDEBRAND DRR Chevrolet 40.092 +0.592 47
19 C DALY Andretti Honda 40.092 +0.592 76
20 M ERICSSON SPM Honda 40.106 +0.606 34
21 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 40.117 +0.617 39
22 A ROSSI Andretti Honda 40.139 +0.639 50
23 P O'WARD Carlin Chevrolet 40.148 +0.648 24
24 G RAHAL RLL Honda 40.154 +0.654 57
25 J HINCHCLIFFE SPM Honda 40.181 +0.681 31
26 J HARVEY Meyer Shank Honda 40.181 +0.681 26
27 P MANN Clauson-Marshall Chevrolet 40.211 +0.711 41
28 O SERVIÀ SPM Honda 40.307 +0.807 49
29 J KING RLL Honda 40.327 +0.827 43
30 R HUNTER-REAY Andretti Honda 40.345 +0.845 38
31 M LEIST Foyt Chevrolet 40.364 +0.864 34
32 T KANAAN Foyt Chevrolet 40.389 +0.889 34
33 B HANLEY DragonSpeed Chevrolet 40.474 +0.974 67
34 F ROSENQVIST Ganassi Honda 40.596 +1.096 41
35 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 40.824 +1.324 60
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.