Newgarden critica novo asfalto do Texas: “Arruinaram disputas lado a lado”

Josef Newgarden criticou o asfalto do Texas, que prejudicou disputas por posição pelo segundo ano seguido. A pista tinha apenas um traçado realmente aderente

Pietro Fittipaldi toca em Sébastien Bourdais e causa big-one com seis pilotos na largada do GP do Texas 2

A Indy teve dificuldades no Texas. A categoria, que se habituou a realizar grandes corridas em um dos ovais mais icônicos do calendário, encontrou um asfalto aderente apenas em um traçado. Disputas lado a lado, com um piloto por dentro e outro por fora, viraram coisa do passado. Josef Newgarden resumiu bem a situação: o autódromo “piorou”.

“É um saco, porque esse era um lugar ótimo para correr lado a lado”, disse Newgarden após a corrida de sábado. “Eles arruinaram isso por enquanto, sendo sincero. É uma superfície complicada para nós agora, com um traçado só”, seguiu.

“Piorou. É uma pena, não temos para onde ir. Virou uma pista de um traçado só e nós não temos como ir por fora. Se todo mundo fica no traçado ideal, você depende da boa vontade dos outros. Se tivéssemos dois traçados, seria possível colocar o carro em algum outro lugar”, destacou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Josef Newgarden não se deu bem no novo asfalto do Texas (Foto: IndyCar)

As mudanças no asfalto já causaram problemas em 2020. Na ocasião, a corrida também ganhou ares de procissão, com brigas pela liderança sendo quase inexistentes. A situação ficou ainda pior em 2021, ano que teve acidentes causados por pilotos simplesmente tentando usar a parte alta da pista, menos aderente.

Com a ajuda de corridas mais paradas, Scott Dixon e Pato O’Ward foram ao Victory Lane na rodada dupla. O neozelandês é o líder da temporada 2021, somando 153 pontos em quatro corridas. O mexicano, embalado pelo primeiro triunfo na Indy, vira vice com 131. A próxima etapa da temporada da Indy é em 15 de maio, no misto de Indianápolis.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.