Newgarden roda, mas dá volta por cima e vence etapa de Gateway da Indy
Josef Newgarden até rodou, mas evitou a batida e deu a volta por cima com uma estratégia que caiu no colo e voltou a vencer na Indy, levando a etapa de Gateway sobre Scott McLaughlin
Josef Newgarden conseguiu uma das vitórias mais improváveis dos últimos tempos na Indy. O americano levou o GP de Gateway, disputado na noite deste sábado (17), mesmo após rodar e causar uma bandeira amarela. O piloto da Penske evitou contato com o muro, foi beneficiado por se arriscar na estratégia e ver uma bandeira amarela cair na hora certa, e saiu com a vitória.
O triunfo de Newgarden contou com uma pequena polêmica no fim. O americano era líder da corrida em uma relargada, e na tentativa de controlar o pelotão por meio de acelerar e frear, viu um acidente acontecer entre o companheiro de equipe Will Power e Alexander Rossi, da McLaren. O australiano saiu muito irritado pela batida que o prejudicou na briga pelo título.
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Pole-position, o neozelandês Scott McLaughlin até teve chances de vitória, mas precisou se contentar com o segundo lugar, fechando um 1-2 da Penske. Quem surpreendeu foi o sueco Linus Lundqvist, da Ganassi, que após largar da 18ª colocação, fez uma grande prova de recuperação e saiu com o lugar final no pódio após uma grande relargada na reta decisiva.
Líder do campeonato, o espanhol Álex Palou cruzou a linha de chegada na quinta posição, mas foi promovido ao quarto lugar depois que Colton Herta, da Andretti, recebeu uma punição por bloquear Lundqvist na disputa pelo pódio. O americano acabou como o quinto colocado, sendo o último entre os pilotos que receberam a bandeira quadriculada na mesma volta do líder.
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Felix Rosenqvist, de Meyer Shank, foi o sexto colocado, à frente do novato Nolan Siegel, que foi a melhor McLaren do dia com a sétima posição. O neozelandês Marcus Armstrong foi oitavo, seguido pelo surpreendente Sting Ray Robb, de Foyt, e pelo neerlandês Rinus VeeKay, da Carpenter.
O brasileiro Pietro Fittipaldi recebeu a bandeira quadriculada na 14ª colocação. Ele foi o melhor piloto da RLL, já que o dinamarquês Christian Lundgaard foi 15º e Graham Rahal acabou abandonando com problemas de motor.
O mexicano Pato O’Ward sofreu um enorme golpe na briga pelo título. Ele andava no top-5 nas voltas iniciais quando sofreu um problema de motor e precisou abandonar a corrida, perdendo preciosos pontos na batalha pela taça.
A Indy retorna já no próximo fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, marcada para o próximo domingo (25), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o GP de Gateway da Indy:
A largada da corrida aconteceu às 19h32. Scott McLaughlin manteve a liderança. Will Power partiu muito bem, tirando Newgarden e Malukas da frente para assumir a segunda posição. Uma das melhores largadas foi a de Colton Herta, que saiu de 25º para o 17º lugar. Malukas conseguiu retomar o segundo posto e Ericsson passou Newgarden antes da primeira bandeira amarela, ocasionada por um acidente entre Katherine Legge e Ed Carpenter. A inglesa da Dale Coyne abandonou.
A bandeira verde foi dada na volta 15. McLaughlin manteve a liderança, mas apenas por duas voltas. O neozelandês viu Malukas tomar a ponta e Power assumir o segundo posto. A amarela tornou a aparecer novamente, agora por causa de Conor Daly. O americano tocou em Rinus VeeKay, que estva mais lento, e acabou também recebendo o contato de Kyle Kirkwood e Romain Grosjean. Todos conseguiram se manter na prova.
A bandeira verde veio na volta 27. Malukas não conseguiu sustentar a liderança, surpreendido por Will Power, que em um ataque por dentro na curva 3, assumiu a ponta. Andando na quinta colocação, Pato O’Ward sofreu um problema mecânico na volta 44 e precisou recolher aos boxes, prejudicando muito as chances na corrida pelo título da Indy.
A corrida chegou a 50 voltas com Power na liderança, seguido por Malukas, McLaughlin, Newgarden, Ericsson, Armstrong, VeeKay, Herta, Ferrucci e Palou. Entre os primeiros colocados, Rinus VeeKay foi o primeiro a parar, na volta 58. Palou veio no giro seguinte, enquanto Malukas parou na sequência. Eventualmente, também vieram McLaughlin, Power e Ericsson.
Após o primeiro ciclo de paradas completo, a liderança ainda seguia nas mãos de Power, seguido por Malukas, McLaughlin, Newgarden, VeeKay e Armstrong. Depois de largar em 25º, Herta aparecia em oitavo, seguido por Palou e Ferrucci, que também largaram fora do top-10. Na volta 86, veio a terceira bandeira amarela da corrida. Em 15º, Kyffin Simpson rodou na curva 4 e bateu no muro sozinho. Ericsson e VeeKay aproveitaram a junção do grid para o segundo pit-stop da corrida.
A relargada aconteceu na volta 97. Power partiu bem e, mais uma vez, manteve a ponta. Malukas não conseguiu segurar o ataque de McLaughlin, patinando e caindo para o terceiro lugar. Quem também se deu bem foi Felix Rosenqvist, avançando ao sétimo posto e ultrapassando Colton Herta.
O segundo ciclo de paradas começou, com David Malukas vindo aos boxes primeiro. Eventualmente, também pararam Newgarden, Power e McLaughlin. Ericsson, que tinha antecipado a segunda parada, assumiu o primeiro lugar, seguido por Scott Dixon, que também vinha em estratégia alternativa, e Nolan Siegel. O sueco perdeu ritmo e cedeu a liderança para o neozelandês na volta 140.
O ritmo do hexacampeão também caiu, e quem tomou a liderança foi o novato Siegel. Ele segurou a ponta até a volta 147, quando veio aos boxes para o terceiro pit-stop. Dixon tomou o mesmo rumo, assim como Marcus Ericsson, que eventualmente parou de novo com um problema de motor. Power retomou o primeiro lugar.
Pela volta 160, a liderança era do australiano, seguido por Scott McLaughlin. David Malukas vinha em terceiro, com Josef Newgarden em quarto e Alexander Rossi em quinto. Palou, Herta, Rosenqvist, Rossi e Armstrong completavam o top-10. Outro a sofrer problemas de motor foi Graham Rahal, que acabou recolhendo e abandonando.
Entre os líderes, a primeira parada foi a de Newgarden, na volta 168. Na sequência, vieram Rosenqvist e Power. E eventualmente pararam Armstrong, Palou, Malukas e McLaughlin. O neozelandês, inclusive, foi quem se deu bem no ciclo e saiu à frente. O australiano foi um dos mais prejudicados, ficando atrás até de Josef Newgarden.
Na volta 189, Newgarden surpreendeu e pressionou McLaughlin pela liderança. O neozelandês se segurou, mas viu a aproximação de Power e Malukas. Na tentativa de ultrapassar o companheiro de equipe, Josef rodou sozinho. O americano conseguiu salvar e evitar a batida, se mantendo o quarto lugar, mas causou uma bandeira amarela.
Quando o pit-lane abriu, McLaughlin, Newgarden, Rossi e Rosenqvist optaram pelo pit-stop. Palou e Herta até ficaram de início, mas eventualmente escolheram a parada já perto do momento de bandeira verde. Power assumiu a liderança, seguido por Malukas.
Na relargada, com 54 voltas para o fim, o australiano conseguiu partir bem e abriu vantagem sobre Malukas. McLaughlin vinha em terceiro, seguido por Newgarden, Rosenqvist, Rossi, Herta e Palou. Os oito primeiros estavam na volta do líder. Armstrong e Lundqvist completavam o top-10.
Na volta 217, Malukas e Power vieram para os boxes, entregando a liderança nas mãos de McLaughlin, que sustentava uma grande diferença de tempo para Newgarden. Alexander Rossi vinha no terceiro lugar, seguido por Felix Rosenqvist, Colton Herta e Álex Palou. Passou a ser, então, uma batalha de quem teria combustível para vencer.
Rossi não se segurou e acabou realizando o quinto pit-stop. Na volta 238, foi a vez de Rosenqvist abrir mão do pódio para realizar um splash-and-go. Naquele status de corrida, apenas Newgarden estava na mesma volta do líder McLaughlin. Herta era o terceiro colocado. Eis que uma nova amarela apareceu, com 20 voltas para o fim. Malukas tentou ultrapassar Power por dentro na curva 1 e levou um toque, só parando no muro.
McLaughlin e Newgarden foram agraciados pela entrada do pace-car, podendo parar uma última vez e manter a vantagem sobre o terceiro colocado Herta. O trabalho da equipe de Josef foi melhor, com o americano levando vantagem e assumindo o primeiro lugar.
A relargada iria acontecer, mas um acidente envolveu Will Power e Alexander Rossi. O australiano estava lento na curva 4 em meio ao vaivém dos líderes e levou a pancada do americano. Romain Grosjean não conseguiu desviar da batida. Nolan Siegel tocou em Jack Harvey, que também bateu. A bandeira vermelha aconteceu com 8 voltas para o fim.
A ordem da relargada teria Newgarden, McLaughlin, Herta, Palou, Lundqvist e Rosenqvist na sequência. Josef partiu muito bem e segurou a liderança. Quem deu um incrível salto foi Lundqvist, que com pneus mais novos, assumiu a terceira posição. O americano recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, seguido pelo neozelandês e o sueco.
INDY 2024, GP DE GATEWAY, CORRIDA:
1 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 2h22min28s277 | 260 voltas |
2 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +1.726 | |
3 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | +3.787 | |
4 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | +6.051 | |
5 | COLTON HERTA | Andretti Honda | +5.264 | |
6 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
7 | NOLAN SIEGEL | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
8 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | +1 volta | |
9 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
10 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
11 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +1 volta | |
12 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
13 | CONOR DALY | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
14 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +1 volta | |
15 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +2 voltas | |
16 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +2 voltas | |
17 | ED CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +7 voltas | |
18 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +9 voltas | NC |
19 | WILL POWER | Penske Chevrolet | +9 voltas | NC |
20 | JACK HARVEY | Dale Coyne Honda | +10 voltas | NC |
21 | DAVID MALUKAS | Meyer Shank Honda | +21 voltas | NC |
22 | KYLE KIRKWOOD | Andretti Honda | +52 voltas | NC |
23 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +98 voltas | NC |
24 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +108 voltas | NC |
25 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +175 voltas | NC |
26 | PATO O’WARD | McLaren Chevrolet | +217 voltas | NC |
27 | KATHERINE LEGGE | Dale Coyne Honda | +252 voltas | NC |