Kanaan admite parcela de culpa dos pilotos por problemas na pista: “Não queríamos a chicane, mas não dá”

Pensando em criar mais um ponto de ultrapassagem, Tony Kanaan revelou que os pilotos eram unanimemente desfavoráveis à montagem de uma chicane no polêmico ponto dos trilhos de trem, porém, perceberam que o obstáculo é indispensável

Não foi de seu 13º no segundo treino livre anterior ao GP de Baltimore que Tony Kanaan falou após o encerramento das atividades desta sexta-feira (31). Encerramento, em parte. Presidente da associação dos pilotos, Kanaan falou, e muito dos problemas estruturais do circuito que abriga a penúltima etapa da temporada de 2012.

Durante a noite, uma chicane será montada no trecho da reta principal do traçado, onde trilhos de trem provocaram um alvoroço nos treinos iniciais em Baltimore. Kanaan admitiu que os pilotos têm sua parcela de culpa nos problemas, já que foram eles que solicitaram a remoção da chicane no controverso ponto dos trilhos.

Tony Kanaan foi o 13º colocado no segundo treino livre em Baltimore (Foto: IndyCar/LAT USA)

No ano passado, quando a prova disputada no estado de Maryland estreou no calendário da Indy, o mesmo contratempo foi enfrentado. A solução também foi a mesma, porém, não agradou. “Foi unânime, dentre os pilotos, que nós não queríamos a chicane”, revelou Tony.

“Todos pensamos que seria possível não ter a chicane e criar um ponto de ultrapassagem a mais, mas nós descobrimos que não é”, declarou o baiano. “Obviamente, depois desta manhã, todos nós concordamos que não poderíamos continuar daquele jeito, com os trilhos de trem”, julgou o experiente piloto.

Kanaan afirmou que, nos últimos meses, ele e outros pilotos trabalharam duro junto de Tony Cotman, projetista da Indy, para deixar o circuito de Baltimore melhor: “Nós também pedimos para mudar a curva 6, mas não achamos que fizemos a mudança certa, então vamos continuar trabalhando naquela curva, assim como na chicane”. Esta, por sua vez, foi classificada por Tony como “a melhor solução para o que tínhamos”, e uma modificação de grande responsabilidade para “os pilotos, a Indy, Cotman e a cidade em si”.

“Por alguma razão, e eu acho que o Cotman deu a explicação perfeita, aqueles trilhos estão debaixo da construção, mas sobre uma borracha, então não são os mesmos de um ano atrás”, analisou Kanaan.

Neste sábado, quando os pilotos entrarem na pista, a expectativa é de este problema esteja resolvido e tanto o terceiro e último treino livre quanto a tomada de tempos aconteçam normalmente.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.