Kanaan reclama de pouca pressão aerodinâmica dos novos carros da Indy: “Falta em todos os ovais”

Tony Kanaan pensa que a Indy exagerou na retirada de pressão aerodinâmica dos novos carros, o que virou um problema em circuitos ovais. O brasileiro da Foyt espera uma mudança em 2019, tentando achar meio termo entre falta e excesso

O novo carro da Indy, a principal novidade para a temporada 2018, não caiu no gosto de Tony Kanaan. O piloto da Foyt chega à reta final do campeonato com uma impressão clara: a de que os bólidos pecam pela falta de pressão aerodinâmica, que afeta as disputas por posição e a qualidade das corridas.
 
A situação descrita por Kanaan contrasta com a vista até 2017. A crítica anterior era de que os carros tinham pressão aerodinâmica em excesso, que também não era vista como ideal. Na tentativa de remediar o problema, um novo surgiu.
 
“Eu acho que é muito relativo à pista que a gente vá. Por exemplo, na minha opinião, está faltando pressão aerodinâmica em todos os ovais, mas em algumas pistas não está tão ruim quanto em outras”, ponderou Kanaan, falando ao GRANDE PRÊMIO. “Indianápolis não foi ruim, e só, porque no resto tiraram muita pressão aerodinâmica. Não foi uma coisa boa, na minha opinião”, comentou.
Tony Kanaan quer alterações nos carros da Indy para ovais (Foto: IndyCar)

“Não é uma coisa fácil de responder. Acho que fomos de um extremo ao outro. A gente tinha muita pressão aerodinâmica, e agora temos muito pouco. Também tem a questão dos pneus, porque podemos trabalhar com a Firestone para fazer um pneu com um pouco mais de aderência também”, seguiu.

 
Quando a temporada 2018 se encerrar, Kanaan espera uma reavaliação da quantidade de downforce gerada pelos carros, visando mudanças para 2019.
 
“O que tem que melhorar é esse balanço, para não ser nem muito, nem pouco. O único jeito de melhorar vai ser testando na pista durante o inverno para decidir o que é melhor”, encerrou.
 
A Indy tem um novo desafio com os novos carros em um circuito oval neste fim de semana. A categoria parte para Gateway, palco da antepenúltima corrida de 2018.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.