Porto festeja “bom retorno” após substituir Siegel de última hora na Indy NXT

Kiko Porto foi chamado às pressas para ocupar lugar de Nolan Siegel, que substituiu Agustín Canapino no GP de Road America da Indy

Kiko Porto foi chamado às pressas para retornar à Indy NXT neste final de semana, quando a categoria de base da Indy disputou a etapa de Road America. O brasileiro foi escalado pela HMD no lugar de Nolan Siegel, que foi chamado pela Juncos para substituir Agustín Canapino no principal campeonato de monoposto dos Estados Unidos.

Na sexta-feira (7), Canapino se “licenciou” do #78 da Juncos, que correu para chamar Siegel. O norte-americano, então, abandonou o primeiro treino livre da Indy NXT para se ajustar ao carro. A partir de então, a opção do piloto foi se dedicar à Indy no final de semana. Com o #39 vago, a HMD recorreu a Porto, que estava no circuito como coach da DeForce nas competições de USF 2000 e USF Pro 2000.

O brasileiro teve o treino livre 2 e a classificação do sábado (8) para se acertar ao carro. Uma dificuldade fez o time ir até Indianápolis buscar o banco com o qual ele disputou algumas etapas da Indy NXT em 2023 pela Cape.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Kiko Porto largou em 18º e terminou em 12º em Road America (Foto: IndyCar)

“No primeiro treino, o volante estava um pouco distante para mim. Depois, usei o banco de [Christian] Rasmussen, o que me deixou mais próximo, mas estava fazendo as curvas de alta só com a mão esquerda, porque não tinha espaço para mim. A equipe mandou buscar meu banco, que estava em Indianápolis, e ficou mais confortável para guiar”, comentou.

Sem orçamento suficiente para 2024, Porto não ingressou na Indy NXT, que seria o caminho natural após o vice-campeonato na USF Pro 2000 no ano passado. Encontrou lugar na Lamborghini Super Trofeo nos Estados Unidos, onde disputa temporada regular. No entanto, deixou boa impressão no retorno à categoria, mesmo após ter sido punido por toque com James Roe. Durante a prova, escalou o grid por duas vezes para terminar na 12º colocação — um ganho de seis posições na etapa.

“Não vi que a asa do carro de Roe havia quebrado. Ele diminuiu bruscamente a velocidade e acabamos indo parar na grama, infelizmente. Mas depois da punição, consegui imprimir um bom ritmo, ganhando algumas posições. O carro é muito rápido. Foi complicado achar os pontos de freada e tive que fazer isso durante a corrida. Um retorno muito bom, mesmo sem preparação alguma e apenas por prova”, encerrou.

Indy NXT retorna em duas semanas com o GP de Laguna Seca, que acontece no circuito localizado em Monterey, na Califórnia, no dia 23 de junho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.