Kurt Busch aceita convite da Andretti e topa desafio de correr Indy 500 e 600 Milhas de Charlotte no mesmo dia

Campeão da Nascar, Kurt Busch vai estrear nas 500 Milhas de Indianápolis na edição de 2014 da prova e se tornará o quarto piloto na história a tentar a dobradinha Indy-Nascar. Ele vai encarar um total de 1760 km na pista, mais 688 km de viagem entre as cidades

O que começou a se especular dez meses atrás agora é realidade: Kurt Busch vai disputar as 500 Milhas de Indianápolis com a Andretti no dia 25 de maio. O campeão da Nascar e a equipe de Michael Andretti anunciaram a parceria na manhã desta terça-feira (4), tornando Busch o quarto piloto na história a tentar disputar a Indy 500 e as 600 Milhas de Charlotte no mesmo dia.

Historicamente, as 500 Milhas tem largada pouco após o meio-dia e dura cerca de três horas e meia, dependendo do número de bandeiras amarelas. Às 18h pelo horário da costa leste norte-americana, Busch deverá estar a bordo de seu carro no grid da Nascar em Charlotte, 688 km distante do ‘Brickyard’.

A relação de Busch, hoje com 35 anos, com a Andretti começou em maio do ano passado. No início do mês da Indy 500, o piloto participou de um teste com o time em Indianápolis, utilizando o carro de Ryan Hunter-Reay. Desde então, as conversas não cessaram. Na ocasião, ele completou o Programa de Orientação aos Novatos e inclusive cogitou disputar as 500 Milhas de Fontana, em outubro, como forma de preparação – o que não aconteceu.

Busch terminou aquele teste impressionado com a velocidade e disse que criou uma nova impressão do circuito, onde correra somente com carros de turismo até então. Sua velocidade média máxima foi de 349 km/h, pouco mais de 15 km/h abaixo da marca que deu a Ed Carpenter a pole-position em 2013.

Kurt Busch vai estrear com a Andretti nas 500 Milhas de Indianápolis (Foto: Andretti)

“Uma vez eu fui assistir as 500 com Roger Penske, quando assinei um contrato para correr com ele pela primeira vez. Sentir isso, experienciar isso… Eu vou precisar me lembrar daquilo para tentar bloquear a empolgação que ser parte da 500 Milhas gera”, disse o piloto natural de Las Vegas.

“Correr nela neste ano não se comparará a nada, nada pode me preparar ou me deixar pronto para quando a bandeira verde baixar e os 33 de nós correrem até a curva 1”, continuou Busch.

Um ponto positivo para Busch é que ele terá quatro companheiros de equipe que lutaram pela vitória na edição passada das 500 Milhas: Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe, Marco Andretti e Carlos Muñoz. “Tenho que seguir a liderança da Andretti. Temos um intenso programa de testes para estarmos o mais preparados possível para o mês de maio. Serei um novato, mas trago muita experiência em ovais e vamos ver como podemos aproveitar isso”, falou.

Indianápolis e Charlotte estão separadas por quase 700 km (Foto: Reprodução/Google Maps)

Os três outros pilotos que disputaram as duas provas mais longas da Indy e da Nascar no mesmo dia foram John Andretti (1994), Tony Stewart (1999 e 2001) e Robby Gordon (de 2002 a 2004). Stewart – que, coincidentemente, é seu chefe na Nascar em 2014 – foi o único a terminar ambas, sendo sexto em Indianápolis e terceiro em Charlotte. Foram 1760 km dentro dos cockpits.

“Quero perguntar a todos que fizeram essa dobradinha para aprender o máximo possível e poder antecipar os passos seguintes e riscar as coisas da minha lista para ficar mentalmente preparado. Tenho que agradecer à Stewart-Haas por me dar essa chance de perseguir este sonho, desafiar a mim mesmo no automobilismo e fazer algo tão especial neste dia e com esta idade”, finalizou Busch.

Kurt Busch anda no carro de Ryan Hunter-Reay em Indianápolis em maio de 2013 (Foto: Chris Owens/IndyCar)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.