Lights: Vautier se aproveita de problema de Dempsey para vencer em Trois-Rivières

Tristan Vautier dominou a etapa de Trois-Rivières da Indy Lights. O francês liderou todos os treinos e perdeu a primeira colocação por apenas algumas voltas depois que Peter Dempsey assumiu a liderança logo na largada

Depois de liderar todos os treinos, Tristan Vautier mostrou que é o rei de Trois-Rivières. Neste domingo (5), o francês venceu praticamente de ponta a ponta a etapa da Indy Lights e pôde subir no degrau mais alto do pódio pela terceira vez na temporada. A segunda colocação foi de Gustavo Yacaman, enquanto Carlos Muñoz terminou em terceiro.

O único desafiante de Vautier em todo o final de semana foi Peter Dempsey, que assumiu a liderança logo na largada. No entanto, um problema mecânico no carro da Belardi após oito voltas apenas significou fim de prova para o irlandês. Quem também não teve um bom final de semana foi o brasileiro Victor Carbone, que deixou a corrida quando ocupava a quinta colocação.

Confira como foi a etapa da Indy Lights em Trois-Rivières:

A corrida começou com a pista seca, mas com a temperatura bastante baixa por causa das chuvas que atingiram a cidade canadense durante a noite. Quem se deu melhor nessas condições foi Peter Dempsey, que fez uma excelente largada pulando da quarta colocação para a liderança. Vautier caiu para segundo, seguido por Gustavo Yacaman e Carlos Muñoz.

Só que sete voltas mais tarde, Dempsey foi obrigado a abandonar por causa de um problema mecânico, o que partiu o coração da torcida local. Assim, Vautier, que vinha em segundo, reassumiu a primeira colocação. Um pouco mais atrás, foi a vez de Sebastian Saavedra ganhar a quarta posição ao deixar Esteban Guerrieri para trás.

Mas não demorou muito tempo para que o piloto argentino recuperasse o segundo posto. Saavedra teve um problema na pressão do combustível e também foi obrigado a deixar a corrida. Com a desistência do colombiano, Victor Carbone também foi beneficiado, assumindo a quinta posição, mas o brasileiro segurava um fila de carros, que também contava com Oli Webb e Jorge Goncalvez.

Tristan Vautier comemorou a vitória em Trois-Rivières (Foto: Indy)

Enquanto isso, na briga pela ponta, Yacaman acertou uma sequência de voltas rápidas, se aproximando de Vautier. O problema é que o francês respondeu logo em seguida, mantendo uma diferença confortável de cerca de 3s entre os dois pilotos.

Na volta 29, quem não teve sorte foi Victor Carbone. O brasileiro foi obrigado a abrir mão da quinta colocação para se juntar a Dempsey e Saavedra entre os pilotos que abandonaram a disputa. Depois da desistência do paulista, a corrida acalmou e as posições permaneceram praticamente as mesmas até o final da prova.

A única alteração aconteceu no duelo pelo sexto posto. David Ostella acabou rodando na curva 6, permitindo que Jorge Goncalvez o ultrapassasse. O problema é que o venezuelano cometeu um erro idêntico no mesmo local, algumas voltas depois. Aí Ostella pôde recuperar a colocação.

Assim, sem maiores problemas, Tristan Vautier seguiu sem problemas para receber a bandeira quadriculada e vencer pela terceira vez na temporada 2012 da Indy Lights. Yacaman encerrou em segundo, seguido por Muñoz, Guerrieri e Oli Webb. Os outros dois pilotos a completarem a corrida foram David Ostella e Victor Carbone.

A próxima etapa da Indy Lights está marcada para o dia 1º de setembro, em Baltimore.

Indy Lights, Trois-Rivières, final:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.