Lights: Vautier vence com tranquilidade em Baltimore e assume liderança do campeonato

Tristan Vautier conquistou todos os pontos possíveis e ainda coroou o final de semana com a vitória. O resultado, mais a terceira colocação de Guerrieri, deixa o francês na liderança do campeonato faltando apenas uma corrida para o final da temporada

Tristan Vautier coroou o final de semana perfeito em Baltimore com a vitória na etapa que aconteceu neste domingo (2). Sem dar chance aos rivais ele, que largou na pole-position, controlou a corrida com extrema facilidade, venceu a quarta prova no ano, segunda consecutiva, e assumiu a liderança do campeonato faltando apenas uma prova para o final da temporada, que acontece em Fontana, em duas semanas.

O resultado foi ainda melhor para o francês por conta da terceira colocação de Esteban Guerrieri. Então líder, o argentino acabou a prova na terceira colocação, atrás também de Gustavo Yacamán. Agora ele tem uma desvantagem de 11 pontos para Vautier.

David Ostella, Peter Dempsey, Oliver Webb, Jorge Goncalvez e Adderly Fong completara os oito pilotos que encerraram a prova na mesma volta do líder. Postulante ao título até esta etapa, Sebastián Saavedra levou um toque, ficou muito tempo parados nos boxes, mas ele ainda voltou à prova para completar na décima colocação, cinco voltas atrás. O resultado elimina as chances de o piloto lutar pelo título, que vai ficar entre os dois pilotos da Sam Schmidt.

Com um problema em seu carro durante os treinos livres, o brasileiro Victor Carbone ficou de fora da etapa deste final de semana.

Tristan Vautier venceu pela quarta vez e assumiu a liderança do campeonato (Foto: IndyCar/LAT USA)

Confira como foi o GP de Baltimore

A largada foi às 13h em ponto do horário local e Tristan Vautier não teve muito trabalho para manter a primeira colocação, e se afastar de Esteban Guerrieri, o segundo colocado. Quem se deu bem logo na primeira volta foi Gustavo Yacamán, que subiu para terceiro e deixou Sebastián Saavedra em quarto.

Impondo bom ritmo de corrida, o francês da Sam Schmidt abriu quase 2s5 de vantagem e mantinha a primeira posição com tranquilidade. Duelando com Guerrieri pela segunda colocação, Yacamán perdeu um pedaço do carro, mas conseguiu se manter na pista.

No duelo por posições com Yacamán, Saavadra acabou batendo no muro e danificou a suspensão. Ele foi aos boxes para tentar voltar à pista, mas acabou perdendo muitas voltas e abandonou a luta pela vitória, que estava cada vez mais próxima de Vautier, líder com mais de 3s de vantagem para o segundo colocado.

Esteban Guerrieri perdeu a ponta do campeonato e tem 11 pontos a menos que Vautier (Foto: IndyCar/LAT USA)

Passando por um final de semana muito difícil, Emerson Newton-John, que sofreu um acidente feio no classificatório de sábado (1), acabou abandonando a corrida. Saavedra voltou à pista e ocupava a última posição entre os pilotos da prova, com seis voltas atrás do líder Vautier, que controlava a prova com extrema facilidade na 12ª volta.

Brigando pela terceira colocação, Guerrieri e Carlos Muñoz chegaram a ficar separados por apenas 0s2, mas o argentino, e líder do campeonato, conseguia segurar a posição e se manter no pódio. Mas o colombiano da Andretti manteve o ritmo e conseguiu a ultrapassagem para ficar pouco mais de 4s atrás de Yacamán, o segundo colocado.

Ao completar a 19ª volta na primeira colocação, Vautier garantiu mais dois pontos no campeonato. E ele ainda viu Muñoz ultrapassar Guerrieri e assumir a segunda colocação da prova. O argentino passava por maus bocados e acabou perdendo a terceira colocação para Yacamán.

Controlando a vantagem, o líder contou com a sorte e Muñoz, que vinha se aproximando, teve um problema em seu carro, saiu da pista e perdeu todas as posições que havia conquistado, caindo para nono. Com isso, francês estava mais de 11s à frente de Yacamán faltando quatro voltas para o final da prova.

A larga vantagem nas voltas finais foi mais do que suficiente para garantir a Vautier a vitória, a quarta da temporada e a segunda consecutiva. Yacamán e Guerrieri completaram o pódio da etapa.

Indy Lights, GP de Baltimore, Corrida, Final:

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube